Precisam-se DICAS para a construção de APONTAMENTOS - EXAME

Mr. Gomes

Membro Veterano
Matrícula
22 Setembro 2018
Curso
Física
Instituição
FCUL
Olá
Se tiraste um licenciatura com mestrado integrados em Apontamentos para estudo, peço que me ajudes com as tuas skills. Ando á procura de novas técnicas para a elaboração de apontamentos, pois as minhas já não se enquadram no tempo histórico do presente (um pouco antiquadas). Gostava de receber algumas dicas vossas para como posso organizar os meus apontamentos.

Olá
Se tiraste um licenciatura com mestrado integrados em Apontamentos para estudo, peço que me ajudes com as tuas skills. Ando á procura de novas técnicas para a elaboração de apontamentos, pois as minhas já não se enquadram no tempo histórico do presente (um pouco antiquadas). Gostava de receber algumas dicas vossas para como posso organizar os meus apontamentos.
Para que disciplina? Há muitas técnicas diferentes, depende da disciplina a que os apontamentos se destinam e o que funciona melhor para ti (esquemas, desenhos, texto, etc).

Para que disciplina? Há muitas técnicas diferentes, depende da disciplina a que os apontamentos se destinam e o que funciona melhor para ti (esquemas, desenhos, texto, etc).
Olá
Antes de mais agradeço a tua resposta. Queria por exemplo que me partilhasses o vosso método de estudo de filosofia e como fazes para estudar a parte teórica de Física e Química

Para filosofia o que eu fazia era ler o manual e sublinhar a informação mais relevante. Quando acabava, relia tudo e, nessa segunda leitura, sempre que terminava de ler um tópico, parava e tentava explicá-lo por palavras minhas para ver se tinha percebido o que tinha lido, e escrevia esse pequeno resumo ao lado da matéria (super conciso, só palavras chave que me permitissem desenvolver o tema se quisesse explicá-lo). Para os resumos, usava testes de anos passados e o manual para recolher perguntas que poderiam sair no teste, respondia numa folha e decorava as respostas. Acho que esse método funciona porque 1º as perguntas nunca são nada de extraordinário, geralmente as que o teu professor usou em testes de anos anteriores e as perguntas do manual cobrem tudo o que poderá sair no teste e assim que as vires lembras-te facilmente da resposta, 2º elaborares tu as tuas respostas, em vez de copiares parágrafos do livro, obriga-te a perceber a matéria, que é o que muitas vezes falha nessa disciplina.
FQ é fazer todos os exercícios que puderes. Faz uma leitura rápida da matéria e mantém uma folha ao teu lado para escreveres fórmulas ou conceitos que vás precisar quando fores resolver exercícios. Quando fores resolvê-los, mantém a folha ao teu lado para referência e sempre que surgir algum exercício que te peça algo (fórmula, conceito, definição, etc) que não esteja na folha, escreve-o. Também quando reparares num determinado raciocínio que se repete no mesmo tipo de exercícios, podes apontar. Ou seja, se vires que um tipo de exercício se repete muito e que a única coisa que muda são as variáveis, escreve o que tens de fazer para resolvê-lo (por exemplo, pede-te x e para chegares lá tens de calcular y e z primeiro, anota o método de resolução para se te aparecer no teste não teres de perder tempo a pensar em como é que vais chegar a x). FQ não se estuda a ver teoria, de todo. Toda a teoria que precisares está nos exercícios portanto os teus resumos serão essa folha, nada de textos a explicar a matéria. Podes usar o formulário de exame, que é o que vai sair no teste (em princípio, geralmente os professores fazem isso) e vais acrescentando o que não estiver lá. Assim também consegues ver quais são as coisas que tens de saber de cor e o que já vem no formulário.
Espero ter ajudado, se precisares de mais alguma dica, diz :^)

FQ não se estuda a ver teoria, de todo.
Não acho que seja bem assim... Sem dúvida que fazer muitos exercícios é necessário para esta disciplina, mas a teoria também não pode ser descuidada. É muito importante ter bases teóricas e compreender a matéria. :)

Não acho que seja bem assim... Sem dúvida que fazer muitos exercícios é necessário para esta disciplina, mas a teoria também não pode ser descuidada. É muito importante ter bases teóricas e compreender a matéria. :)
Concordo totalmente!

Creio que é tão importante saber a teoria como saber fazer os exercícios. Foi também isso que me faltou quando estudei FQ pela primeira vez. Depois de se entender BEM a teoria fica tudo 1000x mais fácil (a sério!).
Para além disso o IAVE anda a dar cada vez mais importância a exercícios onde explicas o porquê das coisas e não propriamente a exercícios mecanizados, que consegues acertar sem entender só a decorar processos.

Concordo totalmente!

Creio que é tão importante saber a teoria como saber fazer os exercícios. Foi também isso que me faltou quando estudei FQ pela primeira vez. Depois de se entender BEM a teoria fica tudo 1000x mais fácil (a sério!).
Para além disso o IAVE anda a dar cada vez mais importância a exercícios onde explicas o porquê das coisas e não propriamente a exercícios mecanizados, que consegues acertar sem entender só a decorar processos.
Se contextualizarem, o que disse é que não se estuda a ver a teoria apenas.

True, não achei piada nenhuma mas pronto... 😂

• Like
Reactions: MedDreamer
Obrigado pela ajuda!
Post automatically merged:

Eu não disse que só estudava a teoria para Física e Química. Ataco as duas partes (prática e teórica). Queria era melhorar o meu estudo da teórica e, portanto, pedi que me partilhassem os vossos métodos. Mais uma vez obrigada!

• Like
Reactions: Bremer Pereira
Para filosofia, disciplina à qual fiz exame no ano passado e tive 19, o que eu fazia era:
-Separar mais ou menos a matéria em tópicos (por exemplo, John Rawls: posição inicial, véu de ignorância, críticas, etc);
-Ler o que o manual tinha sobre um tópico, sublinhando o mais importante;
-Ver o que a internet tinha sobre o mesmo tópico, sublinhando (com uma extensão de browser chamada Web Paint) o mais importante;
-Ver o que o livro de exames (usei o da Porto Editora, que apesar de ser terrível para FQ era fantástico para filosofia) tinha sobre isso, sublinhando o mais importante;
-Escrever um pequeno texto, por palavras minhas, se possível, sobre tudo o que tinha encontrado.
-Seguir para o tópico seguinte e repetir, mas não muita informação de cada vez;
-Resolver exercícios de exame, principalmente as escolhas múltiplas, que eram muito diferentes das do manual e dos testes.
Este método funcionou para mim principalmente porque envolve a síntese das ideias e a escrita, que são componentes importantes nos testes de filosofia.

Para FQ, nunca soube bem o que fazer. Era uma autentica confusão, mas, mal comecei a ver o panorama para o exame, apercebi me que não tinha feito exercícios suficientes. Mas olha que, tal como disseram, no ano passado havia várias perguntas teóricas.
Agora, no 12.º, tenho Física e o meu método tem sido ver uns vídeos no youtube de um canal que se chama The Organic Chemistry Tutor e que explica como se fazem os exercícios mas a um ritmo mais lento do que o raio do professor que acha que é tudo fácil e trivial (está em inglês), e depois fazer os exercícios das fichas do manual que estão para aqui na secção dos apontamentos.