Preciso de ajuda a entrar em medicina

luvleybia

Membro Caloiro
Matrícula
13 Março 2025
Olá, nos últimos meses estive em pânico, e precisava de uma ajudinha.
No 9 ano, acabei com basicamente apenas 4 e 5.
Mas na passagem do 9 para o 10, e de uma escola para a outra, as minhas notas acabaram por desandar.
No primeiro semestre, comecei mal, e por fim acabei por melhorar, e tive uma média de 15,1. Agora estou no segundo semestre, quase a acabar, e estou a descer novamente nas fichas. Sinto que vou descer a média, apesar de não ter certeza.
Quero entrar em medicina, e não posso acabar este ano com uma média menor que 15, e não tenho certeza que no próximo consiga uma média melhor (vi muitos comentários, enquanto estava a pesquisar neste site, que aconselharam estudar muito e ter 20s e 19s no 11 ano, e para mim, sinto que é impossível…) Mesmo que acabe com uma média de, por exemplo, 17, que talvez seja o meu máximo, não ia conseguir.
Não sei oque fazer. Sinto que estou num beco sem saida e constantemente em stress. Escolhi ciências principalmente para entrar em medicina, e não vejo muitas opções, e não desejo repetir o 10 ano. Se alguém me pudesse aconselhar, sem desmotivação, agradecia imenso.

Olá! Primeiro, não desesperes, com calma tudo se faz. Segundo, quais são as disciplinas em que tens maior dificuldade? Talvez assim seja mais fácil ajudar. Em terceiro lugar, acho que te deves perguntar porque queres medicina, há tantos cursos relacionados com a saúde que às vezes podes encontrar algo que gostes mais. Mas, se medicina é mesmo o teu sonho, diria que és capaz, tens é de te organizar e definir prioridades, identificar as tuas dificuldades e trabalhar nelas.

• Like
Reactions: davis
Olá.
O ideal era teres notas melhores, sem dúvida, mas há outras opções.
Para entrar em Medicina, terás de ter boas notas nos exames de qualquer modo, e podes aproveitar também os exames para subir a classificação final da disciplina, através de melhoria.
Podes também tentar usar um contingente especial a que tenhas acesso, ao invés do contingente geral do CNAES, para entrar no curso de Medicina. Um contingente especial ao qual é possível passar a ter acesso é o para militares. 1 ano no Exército em RV dá direito a usar o contingente, o que praticamente garante a entrada em qualquer curso (devido à escassez de candidatos face ao número de vagas do contingente), desde que cumpridas as notas mínimas.
Qualquer questão, dispõe

• Like
Reactions: davis