Preciso de ajuda para completar o ensino obrigatório (tenho agora 21 anos)

Kyen

Membro Caloiro
Matrícula
25 Julho 2021
Olá! Boa tarde!

Concluí o 6º ano em 2014, encontrando-me agora com 21 anos. Gostaria de terminar os meus estudos, pois tive diversos problemas que me incapacitaram de os terminar. Pretendo concluir o 3º ciclo do ensino básico regular, contudo não sei se isso é possível nem sei a quem me dirigir sobre este assunto. Penso que completar o 12º ano seja mais fácil e existam mais informações, mas relativamente ao 3º ciclo não encontrei quase nada e gostaria muito de o terminar de acordo com os moldes de aprendizagem do ensino obrigatório regular.

Agradeço todas as opiniões e sugestões que me possam dar!

Diana Valença

Membro Veterano
Matrícula
9 Maio 2016
Curso
Ciências e Tecnologias
Olá! Boa tarde!

Concluí o 6º ano em 2014, encontrando-me agora com 21 anos. Gostaria de terminar os meus estudos, pois tive diversos problemas que me incapacitaram de os terminar. Pretendo concluir o 3º ciclo do ensino básico regular, contudo não sei se isso é possível nem sei a quem me dirigir sobre este assunto. Penso que completar o 12º ano seja mais fácil e existam mais informações, mas relativamente ao 3º ciclo não encontrei quase nada e gostaria muito de o terminar de acordo com os moldes de aprendizagem do ensino obrigatório regular.

Agradeço todas as opiniões e sugestões que me possam dar!
Só conheço os cursos EFA mas pelo aquilo que vi é para maiores de 23
Se entretanto ninguém conseguir ajudar-te sugiro que vejas num centro de emprego, eles tem várias formações e talvez possam ajudar

Teresa P.

👑 Membro Honorário
Apoiante Uniarea
Matrícula
14 Agosto 2019
Curso
Serviço Social
Existem cursos profissionais (tanto no IEFP como no privado) que dão equivalência ao 9º ano (geralmente têm duração de dois anos, mas varia). É uma questão de pesquisar.

redhotbonbon

Membro Veterano
Matrícula
12 Agosto 2015
Olá.
Dado que já tens 21 anos, consegues ingressar no ensino recorrente ou num curso profissional no IEFP.
O melhor que tens a fazer é mesmo dirigires-te ao IEFP e marcar uma sessão com uma assistente social.
Boa sorte ^^

Kyen

Membro Caloiro
Matrícula
25 Julho 2021
Olá.
Dado que já tens 21 anos, consegues ingressar no ensino recorrente ou num curso profissional no IEFP.
O melhor que tens a fazer é mesmo dirigires-te ao IEFP e marcar uma sessão com uma assistente social.
Boa sorte ^^
Obrigado pelas Informações, eu vou até ao IEFP me informar melhor sobre esse Curso profissional
Post automatically merged:

Existem cursos profissionais (tanto no IEFP como no privado) que dão equivalência ao 9º ano (geralmente têm duração de dois anos, mas varia). É uma questão de pesquisar.
Obrigado ^^

Só conheço os cursos EFA mas pelo aquilo que vi é para maiores de 23
Se entretanto ninguém conseguir ajudar-te sugiro que vejas num centro de emprego, eles tem várias formações e talvez possam ajudar
Obrigado pela ajuda

Acho que a partir dos 15 anos não se pode começar um ciclo no ensino básico regular.
Há ensino básico recorrente e os cursos EFA (idade 18+). Não sei se há mais alguma maneira de concluir o 3º ciclo.

Sugiro contactar a DGE: Contactos | Direção-Geral da Educação

E-mail: dge@dge.mec.pt
Tel: 213 934 500 | 213 895 100
Muito obrigado pela ajuda ^^ eu contactei a Dge eles ajudaram muito, obrigado por ter me indicado eles xD