Preciso de ajuda para completar o ensino obrigatório (tenho agora 21 anos)

Kyen

Membro Caloiro
Matrícula
25 Julho 2021
Olá! Boa tarde!

Concluí o 6º ano em 2014, encontrando-me agora com 21 anos. Gostaria de terminar os meus estudos, pois tive diversos problemas que me incapacitaram de os terminar. Pretendo concluir o 3º ciclo do ensino básico regular, contudo não sei se isso é possível nem sei a quem me dirigir sobre este assunto. Penso que completar o 12º ano seja mais fácil e existam mais informações, mas relativamente ao 3º ciclo não encontrei quase nada e gostaria muito de o terminar de acordo com os moldes de aprendizagem do ensino obrigatório regular.

Agradeço todas as opiniões e sugestões que me possam dar!

Olá! Boa tarde!

Concluí o 6º ano em 2014, encontrando-me agora com 21 anos. Gostaria de terminar os meus estudos, pois tive diversos problemas que me incapacitaram de os terminar. Pretendo concluir o 3º ciclo do ensino básico regular, contudo não sei se isso é possível nem sei a quem me dirigir sobre este assunto. Penso que completar o 12º ano seja mais fácil e existam mais informações, mas relativamente ao 3º ciclo não encontrei quase nada e gostaria muito de o terminar de acordo com os moldes de aprendizagem do ensino obrigatório regular.

Agradeço todas as opiniões e sugestões que me possam dar!
Só conheço os cursos EFA mas pelo aquilo que vi é para maiores de 23
Se entretanto ninguém conseguir ajudar-te sugiro que vejas num centro de emprego, eles tem várias formações e talvez possam ajudar

Existem cursos profissionais (tanto no IEFP como no privado) que dão equivalência ao 9º ano (geralmente têm duração de dois anos, mas varia). É uma questão de pesquisar.

Olá.
Dado que já tens 21 anos, consegues ingressar no ensino recorrente ou num curso profissional no IEFP.
O melhor que tens a fazer é mesmo dirigires-te ao IEFP e marcar uma sessão com uma assistente social.
Boa sorte ^^

Olá.
Dado que já tens 21 anos, consegues ingressar no ensino recorrente ou num curso profissional no IEFP.
O melhor que tens a fazer é mesmo dirigires-te ao IEFP e marcar uma sessão com uma assistente social.
Boa sorte ^^
Obrigado pelas Informações, eu vou até ao IEFP me informar melhor sobre esse Curso profissional
Post automatically merged:

Existem cursos profissionais (tanto no IEFP como no privado) que dão equivalência ao 9º ano (geralmente têm duração de dois anos, mas varia). É uma questão de pesquisar.
Obrigado ^^

Só conheço os cursos EFA mas pelo aquilo que vi é para maiores de 23
Se entretanto ninguém conseguir ajudar-te sugiro que vejas num centro de emprego, eles tem várias formações e talvez possam ajudar
Obrigado pela ajuda

Acho que a partir dos 15 anos não se pode começar um ciclo no ensino básico regular.
Há ensino básico recorrente e os cursos EFA (idade 18+). Não sei se há mais alguma maneira de concluir o 3º ciclo.

Sugiro contactar a DGE: Contactos | Direção-Geral da Educação

E-mail: dge@dge.mec.pt
Tel: 213 934 500 | 213 895 100
Muito obrigado pela ajuda ^^ eu contactei a Dge eles ajudaram muito, obrigado por ter me indicado eles xD