Preciso de um conselho

   

açoriano

Membro Caloiro
Matrícula
5 Março 2026
Mensagens
1
Olá malta! Estou no 11º ano em socioeconómicas e ando um bocado perdido no meu percurso. Primeiro de tudo, gostaria de vos dar um background para perceberem melhor a minha situação.

Eu estava entre CT e este curso, acabei por escolher socioeconómicas, pelo simples facto de que não me via (e ainda não me vejo) a ser médico ou engenheiro, etc. Os únicos cursos para o futuro em que eu realmente tinha interesse eram de Engenharia Informática e Matemática, que não me obrigam a ir para CT, por isso escolhi socioeconómicas já que me dá oportunidade nesses cursos e também dá-me opções mais para a área financeira, de economia e de gestão, caso eu queira seguir essa rota. No entanto, os dois cursos superiores que mencionei, são os que eu mais tenho interesse para o futuro. Até aqui, tudo bem.

O problema é que, estando cada vez mais tempo neste curso, eu pergunto-me se acabarei por ter algum futuro. Os meus professores acabam por falar muito bem principalmente de engenheiros, mas mesmo muito bem. A minha professora de Geografia, por exemplo, fala bem dos engenheiros quase todas as aulas. Eu realmente não percebo porque a mulher não foi engenheira, fala em TODAS as aulas sobre eles e fala como a física é uma disciplina tão bonita...

Pronto, isto pode parecer bem estúpido mas todas estas conversas dos professores sobre os engenheiros e a importância deles no país e no mundo... Fazem-me pensar. Demais. Eu tenho pesquisado e pesquisado, e acabo só por me afundar mais. Eu nem sou um gajo que é interessado em engenharia nem nada do tipo, apesar de mexer com hardware e fazer projetos de robótica, eletrônica e tal no meu tempo livre, eu reconheço que eu gosto disso só como hobby e nunca ia gostar de fazer isso para o resto da minha vida (eu sei muito bem que engenharia não é só eletrônica e tal).

Os dois cursos em que eu mais tenho interesse envolvem muita matemática e pouca física (isso se envolverem), e eu sou bom a matemática. Mas com estas conversas todas eu começo a pensar que a minha futura vida profissional não vai ser boa por não ir para uma área onde se aplica muita física, sendo que a maioria das áreas em que gostaria de me especializar nem se quer envolvem física. Eu reconheço a absurdidade disto mas não consigo tirar isto da minha cabeça.

Eu não sei se isto foi mais um desabafo ou o quê que isto foi..

Então, eu quero seguir mais para uma área de tecnologia, dados, fintech, finanças... Mas acho que vou ter dificuldade no futuro por simplesmente não ir para áreas que envolvam física. Tenho-me stressado demasiado com isto e tinha que dizer isto a alguém.
 
Olá.
acho que vou ter dificuldade no futuro por simplesmente não ir para áreas que envolvam física
Apesar desta aparente obsessão da tua tal professora, as coisas não funcionam assim. Por exemplo, a Universidade de Lisboa publica dados sobre os salários dos seus alumni por área científica (entre outros). Em 2024, Informática é o que tem a melhor remuneração, seguido de Matemática e Estatística, seguido de Direito, e só depois das Engenharias (excepto Eng. Informática). A área de Economia e Gestão surge mais abaixo em termos de salário bruto mas é a que tem os complementos remuneratórios mais altos, o que acaba por compensar, sendo a soma aproximadamente igual à de Direito, ou à das Engenharias. Isto quanto às licenciaturas. Segundo estes dados, as áreas em que dizes ter interesse têm remuneração superior ou aproximadamente igual à das Engenharias. Claro que a realidade dos alumni da UL especificamente pode não se traduzir para o território todo, ou a amostra pode ser pequena e/ou enviesada, mas certamente ilustra que não é por ires para uma área que não a Engenharia que automaticamente ficas impedido de ter sucesso. Quase todas as profissões têm a sua "importância no mundo", à sua maneira. Acho que não vale a pena meteres-te numa área da qual não gostas.
 
Última edição:
  • Like
Reactions: davis and açoriano
Então, eu quero seguir mais para uma área de tecnologia, dados, fintech, finanças... Mas acho que vou ter dificuldade no futuro por simplesmente não ir para áreas que envolvam física. Tenho-me stressado demasiado com isto e tinha que dizer isto a alguém.
Com uma formação nessa base podes ir parar numa consultora tecnológica que te irá pagar mais que a larga maioria das saídas das outras engenharias, não tens de te preocupar com isso.
 
  • Like
Reactions: sigis