Preciso estar inscrita numa escola para realizar exames nacionais?

i.carvalho

Membro Caloiro
Matrícula
30 Agosto 2021
Boa tarde,
Neste momento encontro-me no último ano de licenciatura, mas no ano 2022 vou candidatar-me a outro curso. Vou precisar de fazer novos exames nacionais para concorrer ao ensino superior. Para tal necessito de estar inscrita numa escola secundária? Ou há outra maneira de fazer os exames nacionais?

• Like
Reactions: helenarr
Solução
Boa tarde,
Neste momento encontro-me no último ano de licenciatura, mas no ano 2022 vou candidatar-me a outro curso. Vou precisar de fazer novos exames nacionais para concorrer ao ensino superior. Para tal necessito de estar inscrita numa escola secundária? Ou há outra maneira de fazer os exames nacionais?
Olá @i.carvalho
Basta que faças a inscrição nos exames nacionais na altura própria (fevereiro-março). Podes realizá-los em qualquer escola secundária, desde que a mesma aceite a tua inscrição (é raro não aceitarem).

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Boa tarde,
Olá @i.carvalho
Basta que faças a inscrição nos exames nacionais na altura própria (fevereiro-março). Podes realizá-los em qualquer escola secundária, desde que a mesma aceite a tua inscrição (é raro não aceitarem).

Solução

_Rodrigo_

Membro Veterano
Apoiante Uniarea
Matrícula
17 Outubro 2019
Curso
Engenharia Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Boa tarde,
Olaa, também te podes candidatar pelo concurso especial para licenciados ao invés de ires pelo CNAES.

• Like
Reactions: davis and tiagohpa

sara._silva29

Membro Caloiro
Matrícula
13 Janeiro 2021
Boa tarde,
boa tarde,
Nao necessitas de estar inscrito, apenas ires à escola e perguntares como é que funciona.

• Like
Reactions: tiagohpa

i.carvalho

Membro Caloiro
Matrícula
30 Agosto 2021
Olá @i.carvalho
Muito obrigada pela ajuda!
Post automatically merged:

boa tarde,
Nao necessitas de estar inscrito, apenas ires à escola e perguntares como é que funciona.
Obrigada!

Olaa, também te podes candidatar pelo concurso especial para licenciados ao invés de ires pelo CNAES.
Obrigada! Sabes-me dizer se me posso candidatar pelo concurso especial e pelo CNAES ao mesmo tempo?

Última edição:
  • Like
Reactions: davis

_Rodrigo_

Membro Veterano
Apoiante Uniarea
Matrícula
17 Outubro 2019
Curso
Engenharia Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Muito obrigada pela ajuda!

Obrigada!

Obrigada! Sabes-me dizer se me posso candidatar pelo concurso especial e pelo CNAES ao mesmo tempo?
Acho que sim, mas o @davis confirma. Também podes pelo concurso especial para maiores de 23, caso seja este o teu caso.

• Like
Reactions: davis

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Acho que sim, mas o @davis confirma. Também podes pelo concurso especial para maiores de 23, caso seja este o teu caso.
Podes, sim. Já o maiores de 23 e o concurso nacional é um pouco diferente, já que o aluno só pode concorrer via o concurso especial para maiores de 23 anos se não estiver habilitado a concorrer via exame nacional (secundário por concluir, ou exames nacionais não válidos, ou pré-requisitos não feitos).

• Like
Reactions: _Rodrigo_

i.carvalho

Membro Caloiro
Matrícula
30 Agosto 2021
Podes, sim. Já o maiores de 23 e o concurso nacional é um pouco diferente, já que o aluno só pode concorrer via o concurso especial para maiores de 23 anos se não estiver habilitado a concorrer via exame nacional (secundário por concluir, ou exames nacionais não válidos, ou pré-requisitos não feitos).
Muito obrigada ao dois, fiquei esclarecida!

• Like
Reactions: _Rodrigo_ and davis

Bárbaraim

Membro Caloiro
Matrícula
21 Junho 2019
Fiz o exame nacional de Biologia e Geologia este ano mas a nota apesar de positiva não foi o que esperava e usei exclusivamente essa nota como candidatura. Já terminei o secundário e vou fazer 24 anos. Então como tenho um exame válido não poderei inscrever-me nos maiores de 23 para o ano? Peço desculpa a confusão mas não percebi mesmo

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Fiz o exame nacional de Biologia e Geologia este ano mas a nota apesar de positiva não foi o que esperava e usei exclusivamente essa nota como candidatura. Já terminei o secundário e vou fazer 24 anos. Então como tenho um exame válido não poderei inscrever-me nos maiores de 23 para o ano? Peço desculpa a confusão mas não percebi mesmo
Se estás habilitada a concorrer via o concurso nacional de acesso (secundário concluído, provas de ingresso válidas e pré-requisitos feitos, se se aplicar), certo.

Bárbaraim

Membro Caloiro
Matrícula
21 Junho 2019
Se estás habilitada a concorrer via o concurso nacional de acesso (secundário concluído, provas de ingresso válidas e pré-requisitos feitos, se se aplicar), certo.
Mesmo não tendo uma boa nota? ou seja, só poderia concorrer através dos m23 daqui a 3 anos que é quando acaba a validade do suposto exame? será que vale a pena inscrever-me na mesma e esperar que possam deixar passar essa questão?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Mesmo não tendo uma boa nota?
Sim, mesmo que tenhas só os mínimos.
ou seja, só poderia concorrer através dos m23 daqui a 3 anos que é quando acaba a validade do suposto exame? será que vale a pena inscrever-me na mesma e esperar que possam deixar passar essa questão?
Podes sempre tentar, mas fica à tua responsabilidade. O nosso dever aqui é informar de como as coisas funcionam. 😅