Preenchimento do boletim de inscrição em exames nacionais

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

Catarinapbf09

Membro Caloiro
Matrícula
15 Setembro 2018
Como agora o preenchimento do boletim se dá on-line, e o seu preenchimento também é on-line. Na parte da assinatura o boletim terá de ser impresso e depois assinado ou pode ser assinatura on-line?

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Como agora o preenchimento do boletim se dá on-line, e o seu preenchimento também é on-line. Na parte da assinatura o boletim terá de ser impresso e depois assinado ou pode ser assinatura on-line?
Se a tua escola pede digitalmente, e não refere quer assinado., acho que basta escreveres lá o teu nome. Em, princípio, nem precisa. Mas podes fazer digitalmente.
Posteriormente, vais ter de entregar fisicamente um boletim, por isso, a escola vai obter a tua assinatura.

Kensington

Membro Veterano
Matrícula
22 Março 2016
Alguém sabe como alunos externos devem inscrever-se nos exames nacionais deste ano? Pelo que consegui ver, o boletim online só prevê casos de alunos internos.
Sabem se para formalizar a inscrição devemos, antes de mais, contactar a escola secundária?

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Alguém sabe como alunos externos devem inscrever-se nos exames nacionais deste ano? Pelo que consegui ver, o boletim online só prevê casos de alunos internos.
Sabem se para formalizar a inscrição devemos, antes de mais, contactar a escola secundária?
Os alunos externos além do boletim de inscrição, precisam de apresentar o certificado de habilitações do secundário e o boletim de vacinas, exceto se a inscrição for na escola onde terminaram, nesse caso, só precisam do boletim.
Os boletins contemplam ambos os casos, de interno e de externo.
Como és aluno externo, podes tentar contactar a escola, e depois, segues os passos que a escolas pedir.
O Boletim da Direção de Educação é em último recurso e, primeiro, deve-se seguir as orientações das escolas que devem estar no site delas. Apesar disso, contempla todos alunos, porque nem te pede a tua situação escolar.

• Like
Reactions: Kensington

winterbear

Membro
Matrícula
10 Janeiro 2020
Boa tarde! Neste momento encontro-me matriculada no Ensino Superior. Contudo, quero repetir os exames nacionais e candidatar-me a outro curso pelo Concurso Nacional. Estou a preencher o boletim de inscrição nos exames e quero confirmar algumas coisas:

• Sendo que já tenho o secundário concluído, eu coloco 'Não' nos campos 4.4, 4.5 e 4.6, correto?

• Em princípio só irei repetir o exame de Biologia e Geologia, mas também quero inscrever-me nos de Física e Química A e Matemática A caso eu, mais tarde, opte também por os repetir. Posso fazer isso sem compromisso, certo? Se eu faltar a algum destes exames não haverão consequências e serão apenas usadas as notas dos anos anteriores?

Última edição:

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
eu coloco 'Não' nos campos 4.4, 4.5 e 4.6, correto?
Certo.
Se eu faltar a algum destes exames não haverão consequências e serão apenas usadas as notas dos anos anteriores?
Exacto, desde que para o concurso nacional estejam ainda válidas; se for pela mudança de curso, não importa o ano lectivo de realização dos exames, desde que seja o mesmo código.

• Like
Reactions: winterbear

Joao Duarte

Membro
Matrícula
10 Março 2015
Boa noite.
Já conclui o secundário em 2015 em LH, mas pretendo fazer exames de outros cursos (Economia e Biologia). A minha dúvida é: no campo 3.2 deixo em branco ou preencho com o código do curso com que concluí o secundário?
E também no campo relativo ao encarregado de educação não preencho porque já sou maior, certo?
Obrigado desde já.

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa noite.
Já conclui o secundário em 2015 em LH, mas pretendo fazer exames de outros cursos (Economia e Biologia). A minha dúvida é: no campo 3.2 deixo em branco ou preencho com o código do curso com que concluí o secundário?
E também no campo relativo ao encarregado de educação não preencho porque já sou maior, certo?
Obrigado desde já.
No 3.2. metes o teu curso e no nome do encarregado de educação deixas em branco, preenchendo os restantes campos.

Última edição:

Neusa gonçallo

Membro Caloiro
Matrícula
24 Março 2020
Bom dia, gostava de saber se ja ha informacao sobre os regimes especias,eu fiz um curso profissional,terminei em 2015,e gostava de me candidatar este ano.
e tambm gostava de saber se para fazer a candidatura e preciso pedir a senha,eu tenho residencia e no preenchimento so pede cartao de cidadao, como faco para pedir.
ontem liguei a escola ca na minha area de residencia e disseram me q teria q fazer online.

desde ja obrigada

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Bom dia, gostava de saber se ja ha informacao sobre os regimes especias,eu fiz um curso profissional,terminei em 2015,e gostava de me candidatar este ano.
e tambm gostava de saber se para fazer a candidatura e preciso pedir a senha,eu tenho residencia e no preenchimento so pede cartao de cidadao, como faco para pedir.
ontem liguei a escola ca na minha area de residencia e disseram me q teria q fazer online.

desde ja obrigada
Os regimes especiais é na altura das candidaturas que tens de pedir, ou quando fores pedir a ficha ENES à escola, no caso da preferência regional.
A entrega do pedido da senha na escola e do boletim para a emissão da ficha ENES, atualmente é online. Visita o site da escola que deve estar lá explicado como preencher, se digitalmente ou à mão e digitalizado, e o e-mail para onde mandar, o boletim, o pedido da senha e o comprovativo de residência, se não for na escola onde terminaste o secundário.

CatarinaBP12

Membro Caloiro
Matrícula
7 Março 2020
Olá a todos!!
Preciso que me ajudem no assunto de inscrições aos exames nacionais, pois já estou um pouco desactualizada dentro deste assunto.
Eu sou aluna de curso profissional técnico de turismo e após acabar o secundário, realizei um curso CTESP e agora pretendo ingressar à licenciatura, neste caso o curso Gestão de Recursos Humanos.
Conforme a nova modalidade de acesso para alunos provenientes de cursos profissionais, irei concorrer dentro desse método de ingresso, porém irei realizar na mesma o exame nacional para ingressar no curso (por segurança de não conseguir com o novo método).

O exame nacional pedido como ingresso para a Licenciatura de GRH é o de economia (entre outros)... A minha dúvida é: no boletim de inscrição posso inscrever-me só ao exame de Economia? Ou sou "obrigada" a inscrever-me em algum outro, como por exemplo, exame de Português?
Tenho esta duvida pois já me disseram tanto que só preciso de me inscrever ao exame a que vou precisar como prova de ingresso ao curso, como já também me disseram que é obrigatório estar inscrita a dois exames.
Desde já, o meu obrigada :)

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá a todos!!
Preciso que me ajudem no assunto de inscrições aos exames nacionais, pois já estou um pouco desactualizada dentro deste assunto.
Eu sou aluna de curso profissional técnico de turismo e após acabar o secundário, realizei um curso CTESP e agora pretendo ingressar à licenciatura, neste caso o curso Gestão de Recursos Humanos.
Conforme a nova modalidade de acesso para alunos provenientes de cursos profissionais, irei concorrer dentro desse método de ingresso, porém irei realizar na mesma o exame nacional para ingressar no curso (por segurança de não conseguir com o novo método).

O exame nacional pedido como ingresso para a Licenciatura de GRH é o de economia (entre outros)... A minha dúvida é: no boletim de inscrição posso inscrever-me só ao exame de Economia? Ou sou "obrigada" a inscrever-me em algum outro, como por exemplo, exame de Português?
Tenho esta duvida pois já me disseram tanto que só preciso de me inscrever ao exame a que vou precisar como prova de ingresso ao curso, como já também me disseram que é obrigatório estar inscrita a dois exames.
Desde já, o meu obrigada :)
Se acabaste o secundário, até ao ano letivo de 2011/2012, basta fazeres o exame que precisas. Se acabaste em anos letivo seguintes, tens de fazer dois exames, em que um deles tem de ser Português.

Matrícula
6 Maio 2017
Olá,
A minha dúvida prende-se com a falta de resposta que obtive da minha escola após envio do e-mail para a inscrição. Já todos sabemos que ninguém deve sair de casa nem as escolas estão sequer abertas, portanto vinha perguntar se alguém já recebeu e-mail a confirmar a receção da inscrição por parte da escola... É a escola onde eu terminei o secundário, preenchi tudo e enviei, mas já se passou 1 semana e nada... devo ficar à espera de confirmação?

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá,
A minha dúvida prende-se com a falta de resposta que obtive da minha escola após envio do e-mail para a inscrição. Já todos sabemos que ninguém deve sair de casa nem as escolas estão sequer abertas, portanto vinha perguntar se alguém já recebeu e-mail a confirmar a receção da inscrição por parte da escola... É a escola onde eu terminei o secundário, preenchi tudo e enviei, mas já se passou 1 semana e nada... devo ficar à espera de confirmação?
Podes esperar mais um pouco, mas aconselho a mais perto do fim das inscrições (3 de abril) tentares contactar a escola, podes mandar outro( o primeiro e-mail pode ser um lapso, ou assim) ou telefonar.

CatarinaBP12

Membro Caloiro
Matrícula
7 Março 2020
Se acabaste o secundário, até ao ano letivo de 2011/2012, basta fazeres o exame que precisas. Se acabaste em anos letivo seguintes, tens de fazer dois exames, em que um deles tem de ser Português.
E preciso de ter positiva no exame de Português? Ou apenas no exame que vou usar como prova de ingresso (exame de economia)??

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
E preciso de ter positiva no exame de Português? Ou apenas no exame que vou usar como prova de ingresso (exame de economia)??
Apenas no que for prova de ingresso. Só a CFCEPE é que tem que ser, pelo menos, 9,5.

CatarinaBP12

Membro Caloiro
Matrícula
7 Março 2020
Mas mesmo que tenha negativa no exame de Português e positiva no de economia, e dê mais do que 9,5 no meu CFCEPE, não me prejudica, correto?

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
A Preenchimento da candidatura a faculdade Concurso Nacional e Locais - Público 1
B Preenchimento dos exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
C Duvidas no preenchimento da candidatura para a 2ª fase Concurso Nacional e Locais - Público 11
M Preenchimento da ficha de inscrição dos exames nacionais 2 fase Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
P Calculadora [Preenchimento] Arquivo 2
Emanuel Marecos Dúvida bolsa: não recebi nenhum e-mail com o boletim Bolsas e Residências 8
L Erro Boletim de Inscrição para exame Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
M Provas de ingresso escolhidas no boletim de inscrição Exames Nacionais e Provas de Ingresso 11
H Formulário ou boletim de inscrição? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
A Inscrição com boletim "físico" nos Exames Nacionais ainda é válida ? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
Joao Loureiro Boletim de Inscrição - Item 3.3 e 4.5 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
J Boletim de Vacinas Concurso Nacional e Locais - Público 7
João_Melo332 Boletim de vacinas para a matricula? Candidatos 2019/2020 8
J Perda do recibo Boletim de Inscrição nos Exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
mariamatos Código de curso no boletim de inscrição para os exames de 12º Ensino Secundário 4
M Boletim de Inscrição dos Exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
A FMUP Inscrição na fmup Universidade do Porto 0
M Ao mudar de curso na segunda fase, tenho que voltar a pagar inscrição? Concurso Nacional e Locais - Público 3
L FPUL Inscrição em Psicologia Universidade de Lisboa 1
F Penalizações por não inscrição na colocação da 1º fase Concurso Nacional e Locais - Público 2
C Ordem de inscrição Concurso Nacional e Locais - Público 2
M Os Pré-Requisitos são entregues na candidatura ou na inscrição? Pré-Requisitos 2
NeiaJ Taxas de candidatura e inscrição na faculdade Ensino Superior 6
M Dúvidas sobre inscrição Exames Nacionais e Provas de Ingresso 10
2 Inscrição a mestrado Ensino Superior 3
João Resendez Alteração de inscrição Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
K Inscrição nos exames - aluno externo Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
A Inscrição na 2º fase do ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 8
Ines88 2020 inscrição para ª fase Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
T (resolvido) Inscrição nas faculdades Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
tiagomartinez01 Inscrição dos exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 15
F Inscrição nos exames nacionais (novamente) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
D Inscrição de exame Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
C Pré-Requisitos: datas para inscrição Pré-Requisitos 7
anagds2 mudança de curso, inscrição nos exames nacionais Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
Sandra Cristina Tendo feito a inscrição é necessário renova-la? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
B Covid-19: Inscrição nos Exames Nacionais Exames Nacionais e Provas de Ingresso 307
andreia.frndsss Haverá 2ª inscrição para atualizar os exames a que nos propomos? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
T É possivel alterar inscrição de exames? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 8
MarcoAfonso Inscrição nos exames nacionais fora do prazo Exames Nacionais e Provas de Ingresso 19
M Alterar inscrição dos exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
D Inscrição para os exames nacionais com cartão de residência on-line Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
A Anular inscrição nos exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
R Fecho das escolas e inscrição nos exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 64
raquelb Inscrição para os exames em escolas diferentes Exames Nacionais e Provas de Ingresso 9
Yuut Titular de Curso Secundário Francês - Inscrição FMUL ano letivo 2020-2021 Concursos e Regimes Especiais 4
Sara_Silva_Pereira_Psi Inscrição em exames nacionais para segunda licenciatura Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
P Bolsa DGES - Inscrição a menos de 30ECTS Bolsas e Residências 1
B ISCTE Inscrição nas unidades facultativas ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 1
T Inscrição nos Exames Nacionais sem Cartão do Cidadão e sem NIF Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0