Preferência Regional

Olá!
Eu sou de Braga e este ano vou me candidatar a enfermagem na UM q tem preferência regional. No ano passado a média do concurso regional foi de 142.5 e o concurso geral foi 141.0
Se eu tivesse uma média de 141.5( por exemplo), não entrava no concurso regional, mas a minha média seria superior à do concurso geral. Então oq me aconteceria era passar a concorrer para o concurso geral? E q benefício há neste caso ( e em 2018 também) em haver preferência regional se a média dos candidatos de Braga tem sido superior à geral? Parece mais benéfico para os que não são de Braga.
Estou um bocado confusa ahha
Sim, passas para o regime geral.
Não tem de haver benefício, é um regime à parte com candidatos à parte. A única vantagem é que esses candidatos que não entrarem com preferência regional, concorrem no geral com os restantes.

Olá, pretendo seguir fisioterapia e gostava de saber se na ESS no porto a preferência regional também abrange o Distrito de Viseu, e caso não, qual universidade poderá abranger.

Olá, pretendo seguir fisioterapia e gostava de saber se na ESS no porto a preferência regional também abrange o Distrito de Viseu, e caso não, qual universidade poderá abranger.

Não há preferência regional aqui.

EDIT: Após uma breve pesquisa vi que a ESS do IPS e a ESTeSC (Coimbra) oferecem preferência regional para Viseu.

Última edição:
  • Like
Reactions: Filipe Rocha
Boa noite, tenho uma dúvida em relação à preferência regional na universidade de Aveiro.
Pretendo candidatar-me na universidade de Aveiro no curso de administração pública e pretendia usar a preferência regional. Contudo, ouvi dizer que a preferência regional em Aveiro era só para os cursos dos politécnicos e não para os cursos no Campus. Alguém me pode explicar?

Olá @Ana Daniela Branco
Boa noite, tenho uma dúvida em relação à preferência regional na universidade de Aveiro.
Pretendo candidatar-me na universidade de Aveiro no curso de administração pública e pretendia usar a preferência regional. Contudo, ouvi dizer que a preferência regional em Aveiro era só para os cursos dos politécnicos e não para os cursos no Campus. Alguém me pode explicar?
A preferência só existe no ensino politécnico. Tendo isto em conta, há algumas unidades orgânicas politécnicas que estão integradas em universidades. Isso acontece nas universidades do Algarve, Évora, Açores, Aveiro, Madeira, Minho e UTAD no ensino público.

No caso da universidade de Aveiro só os cursos do ISCA, da ESTGA, da ESSUA e ESAN têm preferência regional.

Olá
reparei que no ano passado , na ESEP, o último colocado pela preferência regional tinha uma média superior ao último colocado pelo geral. Pedindo a preferencia regional podemos ser prejudicados por concorrer a uma instituição com preferência regional? Obrigada.

Olá
reparei que no ano passado , na ESEP, o último colocado pela preferência regional tinha uma média superior ao último colocado pelo geral. Pedindo a preferencia regional podemos ser prejudicados por concorrer a uma instituição com preferência regional? Obrigada.
Não, se não entrares pela preferência regional, concorres no contingente geral.

boa tarde
Tenho uma duvida ent em relação á preferência regional os requesitos para beneficiar dela são residir ou ter feito o secundário no mesmo distrito do politécnico que nos queremos candidatar certo?

boa tarde
Tenho uma duvida ent em relação á preferência regional os requesitos para beneficiar dela são residir ou ter feito o secundário no mesmo distrito do politécnico que nos queremos candidatar certo?

Olá como posso saber se determinado curso tem ou não preferência regional? Por exemplo bioquimica tem ? E se sim em que universidade?
Obrigado

boa tarde
Do local de residência, sim. Com algumas exceções, como podes ver no link em baixo.
Preferência Regional | Uniarea

N entendi muito bem por exemplo no meu caso gostaria de me candidatar á ESTeSL n resido no distrito de Lisboa mas fiz o meu secundário no distrito de Lisboa tenho direito á preferência regional?
Se durante o secundário não residiste no distrito de Lisboa, não.

Bom dia a todos! Tenho uma questão colocada com a máxima urgência: hoje quando fui fazer o pedido da ficha enes esqueci-me de pedir a preferência regional, liguei depois à minha escola a informar do sucedido e disseram-me que isso era automaticamente pedido com a senha da DGES, não sei se pela escola ou se é automático, a questão é: isto pode acontecer? Está correto o que me disseram?
Estou mesmo muito nervosa com o ocorrido, se alguém me pudesse esclarecer agradeceria

Bom dia a todos! Tenho uma questão colocada com a máxima urgência: hoje quando fui fazer o pedido da ficha enes esqueci-me de pedir a preferência regional, liguei depois à minha escola a informar do sucedido e disseram-me que isso era automaticamente pedido com a senha da DGES, não sei se pela escola ou se é automático, a questão é: isto pode acontecer? Está correto o que me disseram?
Estou mesmo muito nervosa com o ocorrido, se alguém me pudesse esclarecer agradeceria

Olá @Jéssica de Costa
Há escolas que adicionam sem o aluno pedir. Mas não é algo automático.

• Like
Reactions: Jéssica de Costa