Preferência Regional

Olá @Pedro Gonçalo Teixeira
Boa tarde Davis! Não pedi preferência regional mas aparece na minha ficha ENES. Pretendo concorrer a uma faculdade fora da minha zona de residência, há algum problema em aparecer na ficha? Ou é só opcional a sua utilização?
Não há problema. Se a opção não tem preferência regional o sistema ignora.

Boa tarde! Gostaria de tirar uma dúvida em relação à preferencia regional. Esta é aplicada a universidades como a UA, por exemplo, ou apenas a institutos politécnicos?

Olá @franciscalmeida02
Boa tarde! Gostaria de tirar uma dúvida em relação à preferencia regional. Esta é aplicada a universidades como a UA, por exemplo, ou apenas a institutos politécnicos?
Apenas existe em cursos do ensino politécnico, pelo que na UA apenas existe nas escolas politécnicas associadas.

Boa tarde
A preferencia regional pode ser utilizada nas 3 fases ou só na primeira? Em alguma circunstância utilizar a preferência regional pode prejudicar o candidato? É que já vi situações do último candidato colocado pela preferência regional ter melhor nota que o último colocado pelo contingente geral ( mesmo concurso, claro) Obrigada.

Olá @Maria Ramos Ramos
A preferencia regional pode ser utilizada nas 3 fases ou só na primeira?
Só existe na 1ª fase de candidaturas.
Em alguma circunstância utilizar a preferência regional pode prejudicar o candidato?
Não.
É que já vi situações do último candidato colocado pela preferência regional ter melhor nota que o último colocado pelo contingente geral ( mesmo concurso, claro)
Nesse caso os restantes candidatos transitaram para as vagas do regime geral.

• Like
Reactions: Maria Ramos Ramos
Eu soube ontem a minha nota de exame e na escola disseram para ir pedir logo a ficha enes porque no dia a seguir ia estar muita gente lá, então quando cheguei a secretaria pedi informações sobre o que tinha que fazer e informei para onde queria ir (ou seja uma faculdade relativamente perto da minha casa)
A funcionária explicou me tudo o que tinha que fazer, mas não me mencionou da preferência regional, então não meti nada
Só um dia mais tarde é que me mencionaram disso
Agora não tendo preferência regional na ficha enes, existe algum forma de poder alterar a Ficha enes para ter preferência?
A preferência regional dava-me uma grande vantagem e fazia-me mais descansado
Para referência, ainda n fui levantar a ficha, tratei do assunto segunda e disseram me para ir levantar quarta feira

• Like
Reactions: Simpósio
Então eu tenho uma dúvida então eu sei que a média tem um impacto na candidatura mas a preferência regional também, no meu caso eu quero e tenho como minha 1ª opção uma universidade sem preferência regional e a minha 2ª opção é uma universidade que não estou muito inclinada mas tem preferência regional, a minha questão é sendo uma aluna da R.A. da Madeira com uma média de candidatura de 16, sabendo ainda que nas estatísticas da DGES a minha primeira opção costuma ter 2 candidatos e apenas 1 ou 0 são aceites, devo aproveitar a preferência regional da minha 2ª opção e se entrar aplicar para as candidaturas de novo ou simplesmente colocar a que quero como 1ª opção?

Eu soube ontem a minha nota de exame e na escola disseram para ir pedir logo a ficha enes porque no dia a seguir ia estar muita gente lá, então quando cheguei a secretaria pedi informações sobre o que tinha que fazer e informei para onde queria ir (ou seja uma faculdade relativamente perto da minha casa)
A funcionária explicou me tudo o que tinha que fazer, mas não me mencionou da preferência regional, então não meti nada
Agora não tendo preferência regional na ficha enes, existe algum forma de poder alterar a Ficha enes para ter preferência?
Para referência, ainda n fui levantar a ficha, tratei do assunto segunda e disseram me para ir levantar quarta feira
Não tenho bem a certeza, mas acho que podes pedir novamente a ficha ENES, mas desta vez com preferência regional.

Olá @André filipe matos martin
Tens de pedir outra ficha com preferência regional, se não tiver.

Olá @JJS_
Então eu tenho uma dúvida então eu sei que a média tem um impacto na candidatura mas a preferência regional também, no meu caso eu quero e tenho como minha 1ª opção uma universidade sem preferência regional e a minha 2ª opção é uma universidade que não estou muito inclinada mas tem preferência regional, a minha questão é sendo uma aluna da R.A. da Madeira com uma média de candidatura de 16, sabendo ainda que nas estatísticas da DGES a minha primeira opção costuma ter 2 candidatos e apenas 1 ou 0 são aceites, devo aproveitar a preferência regional da minha 2ª opção e se entrar aplicar para as candidaturas de novo ou simplesmente colocar a que quero como 1ª opção?
Isso só tu podes decidir. Ao colocares a opção com preferência regional em primeiro está a aumentar as possibilidades de ficar nessa.

Olá! Se na candidatura indicar a preferência regional e não tiver lugar, passo a concorrer automaticamente pela geral?

Boa tarde.
Como vivo no distrito de Braga, não tenho direito a preferência regional no caso de concorrer a qualquer uma das engenharias da Universidade do Minho?

Então, sendo assim, ao querer colocar um curso de um instituto politécnico em 2º ou 3º opção, não se escolhe preferência regional, certo?
Se não colocares opções com preferência regional nas primeiras opções, nas seguintes essa vantagem é anulada.
Post automatically merged:

Boa tarde.
Como vivo no distrito de Braga, não tenho direito a preferência regional no caso de concorrer a qualquer uma das engenharias da Universidade do Minho?
Só existe em cursos do ensino politécnico.

Boa tarde.
Tenho uma dúvida relativamente à preferência regional, eu sei que os candidatos que optam por colocar a preferência regional ganham a vantagem de algumas vagas serem restritas a si, mesmo que a nota de candidatura seja um pouco baixa. A minha dúvida é se eu tiver, por exemplo, média mais baixa relativamente aos alunos que colocaram preferência regional posso não entrar na minha opção só porque tenho nota inferior aos outros alunos na preferência regional ou sou mudada para o regime geral?
Obrigada

Boa tarde.
Tenho uma dúvida relativamente à preferência regional, eu sei que os candidatos que optam por colocar a preferência regional ganham a vantagem de algumas vagas serem restritas a si, mesmo que a nota de candidatura seja um pouco baixa. A minha dúvida é se eu tiver, por exemplo, média mais baixa relativamente aos alunos que colocaram preferência regional posso não entrar na minha opção só porque tenho nota inferior aos outros alunos na preferência regional ou sou mudada para o regime geral?
Obrigada
Se não entrares com a preferência regional, vais concorrer no regime geral, sim.

• Like
Reactions: Marianaalvesbg
Bom dia

Caso um aluno concorra com preferência regional e não entre por falta de vagas, mantém-se a candidatura pelo concurso normal ou fica excluída a candidatura para essa instituição?

Agradeço ajuda.