Preparação de horário

João_Melo332

Membro
Matrícula
9 Agosto 2019
Curso
História
Instituição
Faculdade de Letras da UL
Boa noite. Foi-me recomendado por um amigo fazer um esboço de um horário com as cadeiras dos cursos aos quais me candidatei. Num link que ele me enviou, com as cadeiras todas o que quer dizer a coluna do Turno? Anexada segue uma screenshot para terem uma ideia do que falo. Captura de Ecrã (5).pngComo me candidatei ao curso de História, existem algumas cadeiras que coincidem com cadeiras de Arqueologia (estão indicadas no site como, por exemplo, "Génese e Evolução da Humanidade (Arqueologia)), escolho os horários e cadeiras que não contenham este indicativo à frente? E que horário deveria escolher para determinada cadeira (usando esta mencionada como exemplo):

Métodos em História (TP1), das 10h às 12h
Métodos em História (TP2), das 12 às 14h

Qual destas devo selecionar? A minha dúvida não é relativamente às horas, mas sim aos indicativos Turno e TP. E há cadeiras especificas para o primeiro ano deste curso na FLUL? É que no link que recebi (https://www.letras.ulisboa.pt/pt/documentos/cursos/licenciaturas/27--10/file), não há nenhum método de classificação das cadeiras por anos. Logo, eu posso fazer uma cadeira no primeiro ano, que um outro colega meu faça no 3º ano?
Desde já agradeço :)

Alexandra S.

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Mestrado CCTI
Instituição
ISCTE-IUL
Boa noite. Foi-me recomendado por um amigo fazer um esboço de um horário com as cadeiras dos cursos aos quais me candidatei. Num link que ele me enviou, com as cadeiras todas o que quer dizer a coluna do Turno? Anexada segue uma screenshot para terem uma ideia do que falo. Ver anexo 9271Como me candidatei ao curso de História, existem algumas cadeiras que coincidem com cadeiras de Arqueologia (estão indicadas no site como, por exemplo, "Génese e Evolução da Humanidade (Arqueologia)), escolho os horários e cadeiras que não contenham este indicativo à frente? E que horário deveria escolher para determinada cadeira (usando esta mencionada como exemplo):

Métodos em História (TP1), das 10h às 12h
Métodos em História (TP2), das 12 às 14h

Qual destas devo selecionar? A minha dúvida não é relativamente às horas, mas sim aos indicativos Turno e TP. E há cadeiras especificas para o primeiro ano deste curso na FLUL? É que no link que recebi (https://www.letras.ulisboa.pt/pt/documentos/cursos/licenciaturas/27--10/file), não há nenhum método de classificação das cadeiras por anos. Logo, eu posso fazer uma cadeira no primeiro ano, que um outro colega meu faça no 3º ano?
Desde já agradeço :)
Olá, João. O turno não é mais do que a turma. Não sei como funciona em História, mas em LLC éramos aconselhados a fazer as obrigatórias no primeiro ano porque estas serviam como base. Já viste se na página do curso de História tem alguma cadeira que eles indiquem para o primeiro ano?
Em todo o caso, podes perfeitamente fazer cadeiras no primeiro ano que colegas teus façam no segundo ou terceiro. Tudo vai depender do teu conhecimento, esforço e vontade.
Em relação a essas cadeiras indicadas como (Arqueologia), isso significa que são mais indicadas para o curso de Arqueologia, uma vez que devem fazer abordagens de temas mais próximos a esse curso. Se quiseres julgar pelo seguro, escolhe cadeiras que não tenham essa indicação - mas, mais uma vez, é perfeitamente possível fazeres, mesmo que seja para Arqueologia.
Se quiseres saber mais, aconselho-te a seguires o grupo FLUL - Social no Facebook. Boa sorte e, se tiveres mais alguma dúvida, farei os possíveis para te esclarecer.

João_Melo332

Membro
Matrícula
9 Agosto 2019
Curso
História
Instituição
Faculdade de Letras da UL
Olá, João. O turno não é mais do que a turma. Não sei como funciona em História, mas em LLC éramos aconselhados a fazer as obrigatórias no primeiro ano porque estas serviam como base. Já viste se na página do curso de História tem alguma cadeira que eles indiquem para o primeiro ano?
Em todo o caso, podes perfeitamente fazer cadeiras no primeiro ano que colegas teus façam no segundo ou terceiro. Tudo vai depender do teu conhecimento, esforço e vontade.
Em relação a essas cadeiras indicadas como (Arqueologia), isso significa que são mais indicadas para o curso de Arqueologia, uma vez que devem fazer abordagens de temas mais próximos a esse curso. Se quiseres julgar pelo seguro, escolhe cadeiras que não tenham essa indicação - mas, mais uma vez, é perfeitamente possível fazeres, mesmo que seja para Arqueologia.
Se quiseres saber mais, aconselho-te a seguires o grupo FLUL - Social no Facebook. Boa sorte e, se tiveres mais alguma dúvida, farei os possíveis para te esclarecer.
Muito obrigado :). E não há problema de eu escolher uma cadeira TP1, e ter no horário seguinte uma TP2/TP3?

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Muito obrigado :). E não há problema de eu escolher uma cadeira TP1, e ter no horário seguinte uma TP2/TP3?
Como assim? Há cadeiras que são por turnos. Recomendam fazeres um "horário" previamente para teres noção e não deixares cadeiras sobrepostas. Quando fizeres a matrícula só poderás inscrever-te nas cadeiras e turnos que tenham vaga. Podes ter cadeiras em que sejas TP1 e outras cadeiras em que sejas TP15.