Preparação para o Exame de Biologia e Geologia 2021

woodsfox

Membro Caloiro
Matrícula
22 Janeiro 2021
Olá a todos! Este ano queria fazer o exame de Biologia e Geologia como aluna externa, pois de momento estou num curso que não gosto e vou sair. No secundário apenas tive um ano em Ciências e Tecnologias, sendo que depois troquei para Ciências Socioeconómicas, o que foi uma decisão péssima para mim. No entanto como fiz esta escolha de fazer o exame de biologia este ano recentemente, acho que posso estar um pouco "em cima da hora". Acham que ainda é possível conseguir preparar-me a tempo para o exame? Relativamente aos materiais de estudo, devo adquirir o novo livro da porto editora de 2021 e os livros do 10º e 11º ano (já agora estes têm que ser os mais recentes ou podem ser uns do ano passado, ou de anos anteriores ao ano passado)?

Muito obrigada desde já! :)

CarolMira

Membro
Matrícula
20 Maio 2020
Curso
Biologia
Instituição
ULisboa - FCUL
Olá a todos! Este ano queria fazer o exame de Biologia e Geologia como aluna externa, pois de momento estou num curso que não gosto e vou sair. No secundário apenas tive um ano em Ciências e Tecnologias, sendo que depois troquei para Ciências Socioeconómicas, o que foi uma decisão péssima para mim. No entanto como fiz esta escolha de fazer o exame de biologia este ano recentemente, acho que posso estar um pouco "em cima da hora". Acham que ainda é possível conseguir preparar-me a tempo para o exame? Relativamente aos materiais de estudo, devo adquirir o novo livro da porto editora de 2021 e os livros do 10º e 11º ano (já agora estes têm que ser os mais recentes ou podem ser uns do ano passado, ou de anos anteriores ao ano passado)?

Muito obrigada desde já! :)

Olá!
Eu aconselho vivamente o livro da porto editora, é na minha opinião um dos melhores livros de preparação para exame pois é muito rico em exercícios tipo exame. Os manuais vão te ajudar a estudar a matéria pois os resumos do livro não são suficientes. Não é preciso serem manuais recentes pois o programa de bio e geo não foi alterado.

Tendo em conta a minha experiência ainda vais a tempo para te preparares para o exame (No ano passado comecei também por esta altura). Exige muito trabalho e disciplina pois são 2 anos de matéria em apenas alguns meses e por isso aconselho-te a organizar muito bem o teu estudo.

Espero ter ajudado! Boa sorte✨

• Like
Reactions: woodsfox

margaridax2x

Membro Veterano
Matrícula
18 Junho 2017
Olá!
Eu aconselho vivamente o livro da porto editora, é na minha opinião um dos melhores livros de preparação para exame pois é muito rico em exercícios tipo exame. Os manuais vão te ajudar a estudar a matéria pois os resumos do livro não são suficientes. Não é preciso serem manuais recentes pois o programa de bio e geo não foi alterado.

Tendo em conta a minha experiência ainda vais a tempo para te preparares para o exame (No ano passado comecei também por esta altura). Exige muito trabalho e disciplina pois são 2 anos de matéria em apenas alguns meses e por isso aconselho-te a organizar muito bem o teu estudo.

Olá! Achas mesmo necessário ter os manuais de 11ano? Os de 10 tenho... já agora, consideras o site do colégio vasco da gama uma boa fonte para estudar para o exame?

CarolMira

Membro
Matrícula
20 Maio 2020
Curso
Biologia
Instituição
ULisboa - FCUL
Olá! Achas mesmo necessário ter os manuais de 11ano? Os de 10 tenho... já agora, consideras o site do colégio vasco da gama uma boa fonte para estudar para o exame?

Eu acho que os manuais de 11o poderão ser úteis pois explicam a matéria, algo que no livro da Porto Editora não encontras. Existem vários sites e vídeos com a matéria, mas acho que não há nenhum tão completo como os manuais. Se conheceres alguém que esteve em ciências talvez te empreste os livros ou então procura no olx e marketplace do Facebook. Como não tem de ser livros novos talvez encontres alguém a dar!

O site do colégio vasco da gama é ótimo!! Foi feito por um professor do colégio por isso podes confiar na informação que lá encontras. Embora seja um site muito completo acho que serve mais como complemento dos manuais para os temas em que surgem mais dúvidas.

woodsfox

Membro Caloiro
Matrícula
22 Janeiro 2021
Olá!

Olá Carol, muito obrigada pela tua resposta! eu arranjei os livros de 10º e 11º ano do ano passado bem como o livro de preparação para os exames da porto editora de 2020, o que me poupou bastante dinheiro, porque com os mais recentes teria que gastar o triplo do dinheiro! por acaso também fizeste o exame como aluna externa? :)

CarolMira

Membro
Matrícula
20 Maio 2020
Curso
Biologia
Instituição
ULisboa - FCUL
Olá Carol, muito obrigada pela tua resposta! eu arranjei os livros de 10º e 11º ano do ano passado bem como o livro de preparação para os exames da porto editora de 2020, o que me poupou bastante dinheiro, porque com os mais recentes teria que gastar o triplo do dinheiro! por acaso também fizeste o exame como aluna externa? :)
Olá! Sim, eu fiz o exame como aluna externa. Conclui o secundário num curso profissional em 2019 e fiz um gap year em que me preparei para o exame!

Matrícula
26 Agosto 2020
Olá. Eu estou exatamente na mesma situação e posso te dizer que o Manual da Porto Editora ajuda bastante. Outro conselho que também posso dar é o de usares as aulas divulgadas pela RTP, por ensino à distância, ajudam imenso a perceber a matéria. Se precisares de mais ajuda, basta dizeres.

Scarygul

Membro Caloiro
Matrícula
17 Junho 2020
Olá a todos! No ano passado fiz o exame de filosofia e estava num grupo do whatsapp que era apenas constituído por pessoas que iam também fazer o exame. No fundo é muito bom porque todos nós que estávamos nesse grupo íamos fazer o exame e qualquer dúvida que surgia esclareciamos lá uns com os outros. Este ano acho que seria boa ideia criar um outro grupo mas desta vez para biologia!

AnaBeatrizRosa

Membro Caloiro
Matrícula
21 Novembro 2020
Olá, estive a estudar os conteúdos programáticos de Biologia de 10º ano e reparei que a Unidade 4 - Regulação nos seres vivos já não faz parte das aprendizagens essenciais (nem aparece no livro da Porto Editora de preparação para o exame de 2021).
Esta unidade já não saí no exame de 2021?

Obrigada :)

JoaoSoure23

Membro
Matrícula
7 Novembro 2020
Olá, estive a estudar os conteúdos programáticos de Biologia de 10º ano e reparei que a Unidade 4 - Regulação nos seres vivos já não faz parte das aprendizagens essenciais (nem aparece no livro da Porto Editora de preparação para o exame de 2021).
Esta unidade já não saí no exame de 2021?

Obrigada :)
Da unidade 4 é necessário saber relacionar o transporte ativo com a manutenção de um potencial de repouso no neurónio. Com isso saber também relacionar o papel importante das bombas de sódio e potássio na construção desse potencial.

• Like
Reactions: Tete0014

AnaBeatrizRosa

Membro Caloiro
Matrícula
21 Novembro 2020
Boa tarde,
Estive a estudar a parte de Geologia de 10º ano, e tentei fazer os exercícios do livro do IAVE de 2017 (versão que está disponível online) mas no tema II - A Terra um planeta muito especial, os primeiros exercícios são sobre planetas, hipótese nebular, densidade de planetas, entre outros. Não me lembro de dar essa matéria, e não faz parte das aprendizagens essenciais... Saí no exame de Biologia e Geologia de 2021? Obrigada!

CarolMira

Membro
Matrícula
20 Maio 2020
Curso
Biologia
Instituição
ULisboa - FCUL
Boa tarde,
Estive a estudar a parte de Geologia de 10º ano, e tentei fazer os exercícios do livro do IAVE de 2017 (versão que está disponível online) mas no tema II - A Terra um planeta muito especial, os primeiros exercícios são sobre planetas, hipótese nebular, densidade de planetas, entre outros. Não me lembro de dar essa matéria, e não faz parte das aprendizagens essenciais... Saí no exame de Biologia e Geologia de 2021? Obrigada!
Olá! Se não faz parte das aprendizagens essenciais não sai no exame.

• Like
Reactions: AnaBeatrizRosa

Luisa Stark

Membro Caloiro
Matrícula
21 Abril 2021
Olá, tambem decidi agora fazer o exame de biologia apesar de nunca ter tido aulas, acham que os manuais bastam ou era melhor arranjar um explicador?

Tete0014

Membro
Matrícula
19 Junho 2018
Olá, tambem decidi agora fazer o exame de biologia apesar de nunca ter tido aulas, acham que os manuais bastam ou era melhor arranjar um explicador?
Se nunca tiveste aulas aconselho te a teres explicações, há várias matérias que na minha opinião são bastante difíceis de perceber sozinha eu tive aulas e mm assim ainda tenho algumas dificuldades.Na rtp tens aulas de bg 10 e 11 ano disponíveis...ajudam um bcd com o estudo.

• Like
Reactions: Luisa Stark

FabioCastro18

Membro Caloiro
Matrícula
28 Junho 2020
Só uma pergunta, então temos de saber praticamente tudo para o exame ou ainda a matriz do exame ainda está imcompleta?

Tete0014

Membro
Matrícula
19 Junho 2018
Boa tarde alguém consegue dizer a matéria de 10 ano que não sai no exame? Obrigado.

Podes ver no link o que sai no exame de BG 2021,vê pelos temas dos livros que ajuda, e vê quais é que estão ou não estão nas aprendizagem essenciais.Eu sei mais ou menos o que não sai mas de qualquer maneira é melhor dares uma vista de olhos ao link que adicionei .Em biologia de 10 o capítulo regulação nos seres vivos não sai mas tens de saber a parte da regulação nervosa aquilo da transmissão de mensagem etc.Na geologia de 10 sei que não sai o capítulo “A terra um planeta especial “ mas tens de saber a parte sobre a face da terra continentes e fundos oceânicos, que é aquilo da planície abissal e plataformas estáveis etc.Em geologia de 11 não sai o capítulo “geologia problemas e materiais do quotidiano” que no meu livro “terra,universo de vida “ é logo o primeiro capítulo.
Acho que é isto mas se faltar algo ou tiver algo mal pf digam.

Post automatically merged:

Podes ver no link o que sai no exame de BG 2021,vê pelos temas dos livros que ajuda, e vê quais é que estão ou não estão nas aprendizagem essenciais.Eu sei mais ou menos o que não sai mas de qualquer maneira é melhor dares uma vista de olhos ao link que adicionei .Em biologia de 10 o capítulo regulação nos seres vivos não sai mas tens de saber a parte da regulação nervosa aquilo da transmissão de mensagem etc.Na geologia de 10 sei que não sai o capítulo “A terra um planeta especial “ mas tens de saber a parte sobre a face da terra continentes e fundos oceânicos, que é aquilo da planície abissal e plataformas estáveis etc.Em geologia de 11 não sai o capítulo “geologia problemas e materiais do quotidiano” que no meu livro “terra,universo de vida “ é logo o primeiro capítulo.

Neste link tens a azul 10° e 11° que é a matéria de 10 e 11 que sai.

FabioCastro18

Membro Caloiro
Matrícula
28 Junho 2020

Neste link tens a azul 10° e 11° que é a matéria de 10 e 11 que sai.
Obrigado pela a ajuda, mas nas aprendizagens essenciais se encontra a regulação nervosa?

Obrigado pela a ajuda, mas nas aprendizagens essenciais se encontra a regulação nervosa?
Onde*