Preparar o Exame Matemática A [GUIA COMPLETO!]

Ricardo A. Ferreira

Membro Veterano
Matrícula
16 Novembro 2020
Curso
Matemática
Instituição
Warwick University
ATUALIZAÇÃO: todas as dicas abaixo (e muitas mais) já se encontram nos meus videos e website:
- O meu site (todos os recursos e dicas de estudo que possas precisar): Secundário | Ricardo Ferreira - Arrasa na Matemática!
- O meu YouTube (explicações da matéria e dicas): https://www.youtube.com/channel/UCkRcdeyQ50TWFmk7vyuzf_g
- O meu Discord (esclarece dúvidas): Join the Ricardo Ferreira - Comunidade Matemática Discord Server!
- O meu livro de Exame de Matemática A (que te ensina toda a matéria do zero através de exercícios): Arrasa no Exame: Matemática A — Loja | Ricardo Ferreira

Um ótimo começo é definires o teu plano de estudo, vendo o meu vídeo "como preparar para os testes e exames 2023":

Agora, mãos a obra! Vê os links acima e já sabes: eu estarei cá para o que precisares! 😁🔥

----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Oi oi! O exame está a chegar e, por isso, está na hora de pormos mãos à obra! 😄🔥

A ideia é simples: juntar num só sítio toda a informação que precisas para arrasares no Exame de Matemática A 2021 (quer seja websites, resumos, apontamentos, informações oficiais, dicas de estudo, e muito mais!). E para isso, preciso da tua ajuda: Se tens alguma dica ou recurso que te ajudou ou está a ajudar a preparar o exame, então partilha!!! (Eu irei atualizando este post diariamente, e incluirei o nome dos contribuidores!).

Agradeço que mantenhas o tema de conversa o mais relevante possível para me ser mais fácil organizar toda a informação. Mas acima de tudo, obrigado pela tua ajuda!

Se for caso disso, desejo-te a melhor das sortes para o exame! Toca a esmigalhar! 💪😁 💯

😍 CONTRIBUIDORES: (o teu nome ficará aqui!) 😍
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
🔵 QUANDO É O EXAME?
1ª fase: 13 de julho, às 9.30
2ª fase: 6 de setembro, às 9.30

🔵 QUAL É A DURAÇÃO DO EXAME?
3 horas (2.30 com 30 minutos de tolerância)

🔵 O QUE SAI NO EXAME?
Está tudo nas Aprendizagens Essenciais de 10º, 11º e 12º. (Só nos temas de Geometria, Funções, Probabilidades e Cálculo Combinatório, Números complexos)

🔵 OUTRAS INFORMAÇÕES (links)
Calculadoras permitidas
Informação-prova

🔴 COMO ESTUDAR PARA O EXAME?
Um simples plano de estudo é:
1. Rever a matéria
2. Fazer exercícios
3. Fazer exames anteriores
(Se não tiveres tempo, então ignora os passos 1 e 2 e faz só exames anteriores)

A maneira mais rápida e conveniente de rever toda a matéria é a minha playlist no YouTube (11 vídeos):

O mais importante é resolveres os exercícios que ainda não percebes. Por exemplo, se lês um exercício e sabes logo todos os passos que tens de fazer, então provavelmente já percebes esse género de exercícios - é melhor passar à frente. Ou seja, faz só um ou dois exercícios fáceis para ganhar confiança e depois aventura-te nos mais complicados, porque é nesses que aprendes!

O teu manual já inclui muitos exercícios, por isso só precisas disso. Mas se quiseres, existem vários websites com uma infinidade de exercícios:

A melhor maneira de fazer exames anteriores é simular a situação de exame. Assim, das 9.30 às 12.30 tentas resolver um exame anterior inteiro como se estivesses a fazer o exame real (liga o cronómetro!). Depois, vais corrigir o teu exame e analisar atentamente onde erraste e porquê. Deste modo, habituas-te à pressão e vais aprender a gerir o teu tempo para que quando o exame real chegar, tenhas tudo para arrasar!
MAIS ALÉM: podes ser mais radical e simular a situação de exame ainda mais (por exemplo, vestindo a mesma roupa que a do dia de exame, fazendo um "ritual" pré-exame, etc, etc - quanto mais parecido com o dia de exame, melhor!)
LINKS:
Todos os exames anteriores (Prova e Critérios)

🔴 OUTRAS DICAS PARA ARRASAR NO EXAME
Ganha uma rotina de exame
Este é o grande segredo para arrasares no exame. Primeiro, pensa como será o teu dia de exame - a partir de agora, tu vais criar uma rotina diária que seja o mais parecida possível com o teu dia de exame (o mais importante é acordar e estudar à mesma hora que no dia de exame).
EXEMPLO: o exame de Matemática A será às 9.30 da manhã (até às 12.30). Nesse dia, a que horas tens de acordar? 8. Assim, a partir de agora, começas a acordar todos os dias às 8 e estudas das 9.30 às 12.30 (a hora de estudo é àquela em que estarias a fazer o exame)
PORQUÊ? É má ideia habituares-te a deitar à 1 da manhã e a acordar às 11, se depois no dia do exame terás de acordar cedíssimo (é a receita perfeita para ficares desconcentrada e esquecida durante o exame - lá se foi metade do estudo!!!). Por isso, é melhor habituares-te a esse horário a partir de agora. Ao estudares sempre à hora do exame, vais reparar numa coisa estranha: exatamente por volta dessa hora, vais estar automaticamente mais concentrada (apenas por força do hábito).
MAIS ALÉM: O mais importante é acordar e estudar, mas podes aplicar esta ideia de "criar uma rotina de exame" com qualquer hábito - o que comes, quando comes, o que vestes para estudar, quando exercitas, etc, etc (quanto mais parecida for a tua rotina ao dia de exame, mais o cérebro associa as 9.30 da manhã ao "tenho que estar concentrado"!)

1. Relê o enunciado (na maioria das vezes apenas leste mal o enunciado, ou esqueces-te de ler um pormenor importante)
2. Procura rapidamente por erros parvos (muitas vezes os nossos erros complicam os exercícios - se conseguires rapidamente encontrar e corrigir o erro, ótimo!)
3. Passa à frente e tenta mais tarde (no caso de um exame, podes voltar a esse exercício no fim de teres tentado todos os exercícios uma vez.)

Última edição:
Otimo! Quanto tempo por dia as pessoas costumam estudar para o exame, muito obrigado.
(Não tenho o símbolo de perguntas no meu teclado)

Este ano vamos poder utilizar a calculadora durante o exame todo, como no ano passado?
Em principio.
Post automatically merged:

Otimo! Quanto tempo por dia as pessoas costumam estudar para o exame, muito obrigado.
(Não tenho o símbolo de perguntas no meu teclado)
Boa pergunta. Também gostava de saber a quantidade de estudo que as pessoas costumam fazer por dia para preparar para o exame.

Em principio.
Post automatically merged:

Boa pergunta. Também gostava de saber a quantidade de estudo que as pessoas costumam fazer por dia para preparar para o exame.
Tenho estudado, em média, umas 6 horas por dia. Mas isto não significa nada porque depende muito do ritmo de estudo e da forma como estudas e distribuis o teu tempo.

Acho que o mais importante é tentar adequar isso, vendo aquilo que precisas de rever até ao dia do exame e fazendo um pequeno planeamento. Desta forma, garantes que consegues passar pela matéria toda sem andares atrapalhado perto do dia da prova. Esses dias já são, por si só, um pouco stressantes, e ter matéria em atraso ou estar ansioso porque não tiveste tempo de ver tudo como gostarias só piora a situação.

• Like
Reactions: Pedro D. Jesus
Tenho estudado, em média, umas 6 horas por dia. Mas isto não significa nada porque depende muito do ritmo de estudo e da forma como estudas e distribuis o teu tempo.

Acho que o mais importante é tentar adequar isso, vendo aquilo que precisas de rever até ao dia do exame e fazendo um pequeno planeamento. Desta forma, garantes que consegues passar pela matéria toda sem andares atrapalhado perto do dia da prova. Esses dias já são, por si só, um pouco stressantes, e ter matéria em atraso ou estar ansioso porque não tiveste tempo de ver tudo como gostarias só piora a situação.
penso que também estudo por volta de 6horas por dia, não sei se é muito ou pouco, na verdade queria ter o melhor resultado possível, sempre a apontar aos 200. Será que é insuficiente?

• Like

Estudas de manhã e à tarde?

penso que também estudo por volta de 6horas por dia, não sei se é muito ou pouco, na verdade queria ter o melhor resultado possível, sempre a apontar aos 200. Será que é insuficiente?
Isso é algo que tu próprio terás de aferir. Estudando 6 horas por dia, como te sentes? Sentes-te cansado ou, pelo contrário, até nem te importarias de estudar mais um pouco?

Eu, por exemplo, já me sinto suficientemente cansado com 6h por dia. Não creio que aumentar ainda mais o meu tempo de estudo seja benéfico para mim porque simplesmente não estaria focado como deveria estar. Acho que é importante haver um equilíbrio. Tal como tu, também tenho a fasquia bastante elevada mas não é a "matar-me" a estudar, horas e horas, que vou alcançar o resultado pretendido. 🙂

Estudas de manhã e à tarde?
Divido pelas duas partes do dia. Geralmente acordo por volta das 10 horas da manhã e estudo até às 13h. Depois, retomo o estudo das 15h às 18h. Por vezes, quando me apetece e estou a meio de alguma coisa, fico mais algum tempo. Mas só o faço quando vejo que não estou cansado e me sinto motivado para isso. :)

• Love
Isso é algo que tu próprio terás de aferir. Estudando 6 horas por dia, como te sentes? Sentes-te cansado ou, pelo contrário, até nem te importarias de estudar mais um pouco?

Eu, por exemplo, já me sinto suficientemente cansado com 6h por dia. Não creio que aumentar ainda mais o meu tempo de estudo seja benéfico para mim porque simplesmente não estaria focado como deveria estar. Acho que é importante haver um equilíbrio. Tal como tu, também tenho a fasquia bastante elevada mas não é a "matar-me" a estudar, horas e horas, que vou alcançar o resultado pretendido. 🙂
pois.. passei 2 dias seguidos em que estudei mais de 6h e fiquei tao desgastado que nos 3 dias seguintes já não consegui estudar as 6h. Vou tentar manter o equilibrio

Às vezes também estudo um pouco à noite, mas pontualmente. Não sei se vos acontece, mas às vezes não estou a conseguir dormir e dá-me uma vontade súbita de resolver exercícios de matemática ou responder a dúvidas aqui no fórum... 😅

Divido pelas duas partes do dia. Geralmente acordo por volta das 10 horas da manhã e estudo até às 13h. Depois, retomo o estudo das 15h às 18h. Por vezes, quando me apetece e estou a meio de alguma coisa, fico mais algum tempo. Mas só o faço quando vejo que não estou cansado e me sinto motivado para isso. :)
Não tem mal em descansar pelo menos um dia por semana, não é? Eu hoje ainda não estudei e não planeio estudar 😂 Não estou assim tão para trás da matéria. Sei praticamente quase toda a matéria e quase todos os exercícios que faço do livro da IAVE faço bem.

Não tem mal em descansar pelo menos um dia por semana, não é? Eu hoje ainda não estudei e não planeio estudar 😂 Não estou assim tão para trás da matéria. Sei praticamente quase toda a matéria e quase todos os exercícios que faço do livro da IAVE faço bem.
Já agora.. tenho sempre curiosidade em saber isto.. mas, qual é a matéria que menos gostas, ou que sentes mais dificuldades?

Já agora.. tenho sempre curiosidade em saber isto.. mas, qual é a matéria que menos gostas, ou que sentes mais dificuldades?
Não te sei dizer. Talvez analise combinatória e probabilidade. Mas ontem, tive a fazer os exercícios dessa matéria do livro da iave, as de escolha múltipla, e tive tudo certo! É bom saber que estou evoluindo aos poucos 🥰

Desde que isso não aconteça todos os dias... 😂 Mas sim, eu também faria isso caso não estivesse com paciência nenhuma para estudar ... Não adianta massacrarmo-nos quando sabemos que não estamos a "absorver" nada... Inevitavelmente, no dia seguinte teremos de estudar isso novamente ou então ficamos simplesmente sem saber!
Cálculo combinatório e Probabilidades. Não é uma unidade difícil mas é muito fácil cair nas "armadilhas"... Depois temos, por vezes, alguns limites mais "traiçoeiros" de resolver, mas com alguma calma normalmente chego lá!

Para além disso, não adoro progressões (sucessões) e números complexos. Não é que sejam propriamente difíceis, porque nem é o caso, mas são as matérias de que menos gostei durante estes 3 anos.

Mesmo assim, posso dizer que gostei bastante da disciplina e não há nenhum conteúdo que eu não goste mesmo... 😅 É só mesmo uma questão de preferência!

Desde que isso não aconteça todos os dias... 😂 Mas sim, eu também faria isso caso não estivesse com paciência nenhuma para estudar ... Não adianta massacrarmo-nos quando sabemos que não estamos a "absorver" nada... Inevitavelmente, no dia seguinte teremos de estudar isso novamente ou então ficamos simplesmente sem saber!

Cálculo combinatório e Probabilidades. Não é uma unidade difícil mas é muito fácil cair nas "armadilhas"... Depois temos, por vezes, alguns limites mais "traiçoeiros" de resolver, mas com alguma calma normalmente chego lá!

Para além disso, não adoro progressões (sucessões) e números complexos. Não é que sejam propriamente difíceis, porque nem é o caso, mas são as matérias de que menos gostei durante estes 3 anos.

Mesmo assim, posso dizer que gostei bastante da disciplina e não há nenhum conteúdo que eu não goste mesmo... 😅 É só mesmo uma questão de preferência!
Nesta aqui estou como tu, não é que nao goste de probabilidades, mas existem alguns problemas que se nao vamos pela linha de pensamento correta logo de inicio, é mais dificil dar a volta. Para alem disso tem uma abrangente diversidade de problemas o que torna dificil estudar todos os casos.
Mas se for a escolher as que menos gosto sao Numeros complexos, talvez porque tenha dado a correr na escola e nao estudei tudo direitinho ainda, e sucessoes, que quando sai assim problemas mais elaborados é uma dor de cabeça

Sucessões até que é bom, já que é ridiculamente fácil. Os números complexos são por vezes uma dor de cabeça. Já houve alguns exercícios que não consegui fazer.