Prescrição

Boa Tarde,
A minha matricula prescreveu este ano e tenho interesse em, depois de passarem os 2 semestres em que estou prescrito, pedir transferência para outra universidade. A minha pergunta é se depois de entrar na nova universidade o número de inscrições começa do inicio ou se é afetado de alguma forma pelas inscrições na universidade antiga

Olá @LFerreira
A minha matricula prescreveu este ano e tenho interesse em, depois de passarem os 2 semestres em que estou prescrito, pedir transferência para outra universidade. A minha pergunta é se depois de entrar na nova universidade o número de inscrições começa do inicio ou se é afetado de alguma forma pelas inscrições na universidade antiga
Começa sempre do zero, quer voltes ao mesmo curso ou mudes para outro.

Olá @LFerreira

Começa sempre do zero, quer voltes ao mesmo curso ou mudes para outro.

Isso quer dizer que depois de reingressar, mesmo sendo para o mesmo curso e mesma universidade o número de inscrições volta a zero?
Caso contrário é suposto ao voltar chegar aos 120 créditos no ano de reingresso?

Isso quer dizer que depois de reingressar, mesmo sendo para o mesmo curso e mesma universidade o número de inscrições volta a zero?
Caso contrário é suposto ao voltar chegar aos 120 créditos no ano de reingresso?
A contagem começa do zero nos 2 casos. Era impossível fazeres 120 ECTS apenas num ano.

Olá!
Estou a tirar um curso no ISCTE, depois de ter feito transferência do ISCSP.
Estive 3 anos no ISCSP e 2 no ISCTE, e ao todo só consegui 94 créditos (44 de equivalência no ISCSP e 50 já no ISCTE).
Ou seja, em 5 anos, 94 créditos.
A minha dúvida é se para a prescrição contam as matrículas já feitas em qualquer universidade (neste caso 3 matrículas no ISCSP + 2 no ISCTE) ou só na universidade em que se está (neste caso 2 no ISCTE).
Por fim, se de facto prescrever, tenho como recorrer? Porque tenho atestado médico.
Muito obrigada!

Olá!
Vou entrar em prescrição no próximo ano letivo, mas a minha ideia era mudar de curso. Quais seriam as minhas hipóteses?
Seria possível inscrever-me pelo concurso nacional estando prescrito?
Obrigado.

Posso usar os mesmos exames que usei da primeira vez ou existe uma data de validade para os exames?

Os exames nacionais podem ser utilizados como provas de ingresso no ano da sua realização, bem como nos dois anos subsequentes. Exemplo: se o aluno realizou o exame em 2018, poderá utilizá-lo até 2020 que será o último ano de validade daquele exame.

Alguém me sabe dizer se para pedir transferencia preciso de uma ficha ENES deste ano ou se a do ano passado serve?

• Like
Reactions: MariaSM00
Boa tarde, vou mudar de universidade mediante mudança par/instituição curso e queria saber se o documento comprovativo de nao estar prescrita pode ser atraves do mail ou ligar aos serviços academicos ou tenho de ir mesmo á universidade?

Olá @catarinaswift_
Boa tarde, vou mudar de universidade mediante mudança par/instituição curso e queria saber se o documento comprovativo de nao estar prescrita pode ser atraves do mail ou ligar aos serviços academicos ou tenho de ir mesmo á universidade?
Isso depende da tua universidade, mas a maioria das instituições que conheço só fornece esses documentos presencialmente.

Bom dia eu tenho um problema eu estou em risco de prescrição neste momento no meu curso , preciso de garantir 24 etcs para não prescrever contudo acho que nao vou conseguir porque os exames estão a correr me mal .. o meu objetivo não é continuar neste curso mas sim mudar através dos exames nacionais e mudar de universidade também mas deparo me com o cenário horrivel de nao poder matricular me noutra uni caso eu fique prescrita neste ano .. portanto para evitar a prescricao este ano eu queria saber se é possivel desistir , congelar idk a minha matricula neste preciso momento .. antes do ano escolar fechar e das notas saírem eu sei que é meio louco mas estou mesmo desesperada porque obviamente quero evitar a prescrição este ano .. se me puderem ajudar agradecia

A minha situação e bem parecida!

Será que eu se me candidatar pelo concurso nacional de acesso (outra universidadel) consigo escapar a prescricao??

Boa tarde,

Sou aluna de uma universidade pública e prescrevi este ano. Sendo que estava quase a concluir o curso (e prescrevi apenas por causa de uma cadeira), queria saber se há hipótese de me inscrever em outra universidade, no mesmo curso, e fazendo creditações das cadeiras que já conclui nesta universidade, para que não tenha de estar um ano parada.
Se isso for possível como funciona essa transferência de universidades? Fico sujeita a concurso? Alguém já esteve nesta situação? Desde já agradeço por qualquer informação que me possam dar sobre o assunto.

Olá!
Conseguiste entrar pelo concurso nacional de acesso?
Deixaram te?

Olá @CatarinaR8
quando prescrevemos recebemos uma carta em casa?
Não necessariamente. Dependerá do que são os meios oficiais de comunicação previstos no regulamento da faculdade. Muitas devem só afixar fisicamente/online e possivelmente enviar um aviso via e-mail.

• Like
Reactions: CatarinaR8
Boa noite,
Eu estou numa situação complicada. Entrei na universidade em 2019 e desde o meu segundo ano que estou a tentar mudar de curso internamente, sempre sem resultado. No entanto, eu queria-me inscrever nos exames nacionais deste ano de matemática A outra vez de maneira a me candidatar pelo concurso nacional mas estou em risco de prescrever no próximo ano e no site na minha universidade diz que não me irei poder candidatar a outro "curso/estabelecimento de ensino".
Como tal, queria saber se se eu voltar a fazer os exames irei ser proibido de me candidatar a qualquer outro ensino (público/privado) devido à prescrição. Eu não tencionava pedir equivalências e fazer as Unidades Curriculares Isoladas não é opção para mim?
Tenho mesmo de ficar parado 1 ano ou posso me candidatar através do concurso nacional?

Obrigado desde já!

Olá @beltaquadrada
Boa noite,
Eu estou numa situação complicada. Entrei na universidade em 2019 e desde o meu segundo ano que estou a tentar mudar de curso internamente, sempre sem resultado. No entanto, eu queria-me inscrever nos exames nacionais deste ano de matemática A outra vez de maneira a me candidatar pelo concurso nacional mas estou em risco de prescrever no próximo ano e no site na minha universidade diz que não me irei poder candidatar a outro "curso/estabelecimento de ensino".
Como tal, queria saber se se eu voltar a fazer os exames irei ser proibido de me candidatar a qualquer outro ensino (público/privado) devido à prescrição. Eu não tencionava pedir equivalências e fazer as Unidades Curriculares Isoladas não é opção para mim?
Tenho mesmo de ficar parado 1 ano ou posso me candidatar através do concurso nacional?

Obrigado desde já!
Se prescreveres não poderás renovar essa inscrição durante 1 ano, nem poderás fazer mudança de curso/instituição.

No entanto, se entrares via concurso nacional, estás a fazer uma nova matrícula, independente da anterior, pelo que por aí consegues contornar a prescrição. Vais conseguir fazer a matrícula e que eu saiba podes inclusive pedir as equivalências. A outra matrícula, que é paralela e independente, é que ficará durante um ano prescrita (desde 2008 que os alunos podem estar matriculados em 2 cursos ao mesmo tempo).

• Like
Reactions: beltaquadrada