Preso no 12° por geografia descritiva

Matrícula
16 Setembro 2020
Bom dia.
Eu estou aqui num dilema e espero que me consigam ajudar.
Eu terminei o 12° ano com positiva a tudo, mas tenho negativa no 10° ano a geometria descritiva, inscrevi me no exame de hca ( a que tirei positiva) a filosofia (a que tirei negativa mas terminei com média positiva) e a GD enquanto externo (a que tirei negativa).

O que é que eu posso fazer? É o 2° ano que tento fazer geometria e tiro 3 no exame, é-me extremamente difícil.
Queria terminar o 12° ano em um ano e seguir para o ensino superior, mas não encontro nenhuma escola pública em Lisboa que lecione GD em disciplina recorrente, alguém conhece? E que mais posso eu fazer?

Obrigado pela ajuda.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Bom dia.
Eu terminei o 12° ano com positiva a tudo, mas tenho negativa no 10° ano a geometria descritiva, inscrevi me no exame de hca ( a que tirei positiva) a filosofia (a que tirei negativa mas terminei com média positiva) e a GD enquanto externo (a que tirei negativa).

O que é que eu posso fazer? É o 2° ano que tento fazer geometria e tiro 3 no exame, é-me extremamente difícil.
Queria terminar o 12° ano em um ano e seguir para o ensino superior, mas não encontro nenhuma escola pública em Lisboa que lecione GD em disciplina recorrente, alguém conhece? E que mais posso eu fazer?

Obrigado pela ajuda.
Olá, Ricardo. Quanto a escolas que ofereçam GDA no ensino recorrente, terias de procurar junto das escolas da tua zona. Tens ainda outra opção: Suponho que sejas de Artes Visuais. As vossas opcionais, sendo que fizeste HCA, suponho que pudesses ter GDA ou Matemática B. Se Geometria está a ser uma dor de cabeça, podes sempre ponderar fazer a Matemática B. Vê se na tua escola essa disciplina é oferecida. Se for, pede para assistires às aulas de 10º e 11º e ficas este ano lectivo a estudar para esse exame, que vais como externo e terias de ter 9,5 ou mais para ficar com essa disciplina feita, em substituição de Geometria. Em paralelo, podes também estudar com recursos online e arranjares explicação da disciplina, que seria uma boa preparação para em 1 ano estudares para o exame que abrange conteúdos do 10º e 11º ano.

Portanto, as tuas opções, para fazeres o secundário em Artes Visuais seria:
1) Ensino recorrente.
2) A tal substituição de Geometria por Matemática B.

Podes ainda mudar de curso, sendo que terias fazer os exames desse mesmo curso. Por exemplo, mudando para Línguas e Humanidades, terias de fazer Ensino Recorrente ou exames a:
1) 2 disciplinas bienais de LH: Línguas estrangeiras, Geografia A, Literatura Portuguesa.
2) A trienal do curso, ou seja, História A.

Terias de fazer o mesmo com outros cursos, como Socioeconómicas ou CT.

Pedro2870

Membro
Matrícula
27 Dezembro 2018
Curso
Engenharia Informática
Instituição
FEUP
Bom dia.

Obrigado pela ajuda.
Olá, @Ricardo22Santos!
Se optares por fazer gd sem algum apoio é um pouco complicado (mas não é impossível...), mas aconselho-te a ires ver alguns canais no YT de gda (tem alguns tugas) e depois se mesmo assim vires que não consegues arranja um explicador e pratica muito! Chegas a um ponto que é sempre a ''mesma coisa'', depois a dificuldade já passa a ser para fazer um plano ou marcar um ponto, etc.. Aqui vai um site que já deve ser teu conhecido: GD.
P.S.: Isto se ñ conseguires ir às aulas ou se estas não forem sufiecientes.

Boa sorte!

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Matrícula
16 Setembro 2020
Podes, em princípio.
Terei de ir à secretaria da escola verificar certo? Será que me conseguem responder? Às vezes parece que nem eles sabem o que querem..
Post automatically merged:

Olá, @Ricardo22Santos!
Se optares por fazer gd sem algum apoio é um pouco complicado (mas não é impossível...), mas aconselho-te a ires ver alguns canais no YT de gda (tem alguns tugas) e depois se mesmo assim vires que não consegues arranja um explicador e pratica muito! Chegas a um ponto que é sempre a ''mesma coisa'', depois a dificuldade já passa a ser para fazer um plano ou marcar um ponto, etc.. Aqui vai um site que já deve ser teu conhecido: GD.
P.S.: Isto se ñ conseguires ir às aulas ou se estas não forem sufiecientes.

Boa sorte!

Eu consigo ir às aulas, mas éme muito complicado a disciplina, farto me de estudar e nada

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Terei de ir à secretaria da escola verificar certo? Será que me conseguem responder? Às vezes parece que nem eles sabem o que querem..
Sim, telefona à escola e pergunta se abrem Matemática B no ensino recorrente.

Matrícula
16 Setembro 2020
A minha escola não tem ensino recorrente, só estou a perguntar é se posso efetivamente substituir a disciplina.
Há uma escola em campo grande que leciona.

Eu poderei fazer os 2 anos dessa disciplina em apenas 1 ano?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
A minha escola não tem ensino recorrente, só estou a perguntar é se posso efetivamente substituir a disciplina.
Há uma escola em campo grande que leciona.

Eu poderei fazer os 2 anos dessa disciplina em apenas 1 ano?
Sim, podes substituir a disciplina por outra do teu plano de estudos, neste caso, Matemática B.

Sim, o ensino recorrente serve precisamente para completares disciplinas bienais e trienais num ano lectivo. Funciona de maneira diferente do regular, é por módulos e fazes testes por cada módulo para completar a disciplina.

Matrícula
16 Setembro 2020
Sim, podes substituir a disciplina por outra do teu plano de estudos, neste caso, Matemática B.

Sim, o ensino recorrente serve precisamente para completares disciplinas bienais e trienais num ano lectivo. Funciona de maneira diferente do regular, é por módulos e fazes testes por cada módulo para completar a disciplina.
Mesmo que eu tenha colocado GD para prosseguir estudos? E conseguirei aderir ao ensino superior com Macs?

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Mesmo que eu tenha colocado GD para prosseguir estudos? E conseguirei aderir ao ensino superior com Macs?
Como colocaste GD A para prosseguimento de estudos? Deve ter sido alguma confusão.
Podes substituir a disciplina por outra bienal específica, sem problema, e, após a concluíres, ingressar no ensino superior.

Matrícula
16 Setembro 2020
Como colocaste GD A para prosseguimento de estudos? Deve ter sido alguma confusão.
Podes substituir a disciplina por outra bienal específica, sem problema, e, após a concluíres, ingressar no ensino superior.
Digam me uma coisa, há escolas públicas para isso, ou é tudo pago?

Não encontro nenhuma pública em Lisboa, se poderem recomendar me algumas.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Digam me uma coisa, há escolas públicas para isso, ou é tudo pago?

Não encontro nenhuma pública em Lisboa, se poderem recomendar me algumas.
Há escolas públicas para isso. Atenção que não é MACS, MACS é a disciplina de Humanidades. A tua disciplina deve ser Matemática B.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Continuo sem encontrar escolas que lecionem essa disciplina em Lisboa xD
Tens de procurar junto das escolas da tua área de residência. Sendo a oferta tão vasta, acho muito dúbio que nenhuma escola em Lisboa lecciona Mat B.