Preso no 12° por geografia descritiva

Matrícula
16 Setembro 2020
Bom dia.
Eu estou aqui num dilema e espero que me consigam ajudar.
Eu terminei o 12° ano com positiva a tudo, mas tenho negativa no 10° ano a geometria descritiva, inscrevi me no exame de hca ( a que tirei positiva) a filosofia (a que tirei negativa mas terminei com média positiva) e a GD enquanto externo (a que tirei negativa).

O que é que eu posso fazer? É o 2° ano que tento fazer geometria e tiro 3 no exame, é-me extremamente difícil.
Queria terminar o 12° ano em um ano e seguir para o ensino superior, mas não encontro nenhuma escola pública em Lisboa que lecione GD em disciplina recorrente, alguém conhece? E que mais posso eu fazer?

Obrigado pela ajuda.

Bom dia.
Eu terminei o 12° ano com positiva a tudo, mas tenho negativa no 10° ano a geometria descritiva, inscrevi me no exame de hca ( a que tirei positiva) a filosofia (a que tirei negativa mas terminei com média positiva) e a GD enquanto externo (a que tirei negativa).

O que é que eu posso fazer? É o 2° ano que tento fazer geometria e tiro 3 no exame, é-me extremamente difícil.
Queria terminar o 12° ano em um ano e seguir para o ensino superior, mas não encontro nenhuma escola pública em Lisboa que lecione GD em disciplina recorrente, alguém conhece? E que mais posso eu fazer?

Obrigado pela ajuda.
Olá, Ricardo. Quanto a escolas que ofereçam GDA no ensino recorrente, terias de procurar junto das escolas da tua zona. Tens ainda outra opção: Suponho que sejas de Artes Visuais. As vossas opcionais, sendo que fizeste HCA, suponho que pudesses ter GDA ou Matemática B. Se Geometria está a ser uma dor de cabeça, podes sempre ponderar fazer a Matemática B. Vê se na tua escola essa disciplina é oferecida. Se for, pede para assistires às aulas de 10º e 11º e ficas este ano lectivo a estudar para esse exame, que vais como externo e terias de ter 9,5 ou mais para ficar com essa disciplina feita, em substituição de Geometria. Em paralelo, podes também estudar com recursos online e arranjares explicação da disciplina, que seria uma boa preparação para em 1 ano estudares para o exame que abrange conteúdos do 10º e 11º ano.

Portanto, as tuas opções, para fazeres o secundário em Artes Visuais seria:
1) Ensino recorrente.
2) A tal substituição de Geometria por Matemática B.

Podes ainda mudar de curso, sendo que terias fazer os exames desse mesmo curso. Por exemplo, mudando para Línguas e Humanidades, terias de fazer Ensino Recorrente ou exames a:
1) 2 disciplinas bienais de LH: Línguas estrangeiras, Geografia A, Literatura Portuguesa.
2) A trienal do curso, ou seja, História A.

Terias de fazer o mesmo com outros cursos, como Socioeconómicas ou CT.

Bom dia.

Obrigado pela ajuda.
Olá, @Ricardo22Santos!
Se optares por fazer gd sem algum apoio é um pouco complicado (mas não é impossível...), mas aconselho-te a ires ver alguns canais no YT de gda (tem alguns tugas) e depois se mesmo assim vires que não consegues arranja um explicador e pratica muito! Chegas a um ponto que é sempre a ''mesma coisa'', depois a dificuldade já passa a ser para fazer um plano ou marcar um ponto, etc.. Aqui vai um site que já deve ser teu conhecido: GD.
P.S.: Isto se ñ conseguires ir às aulas ou se estas não forem sufiecientes.

Boa sorte!

Podes, em princípio.
Terei de ir à secretaria da escola verificar certo? Será que me conseguem responder? Às vezes parece que nem eles sabem o que querem..
Post automatically merged:

Olá, @Ricardo22Santos!
Se optares por fazer gd sem algum apoio é um pouco complicado (mas não é impossível...), mas aconselho-te a ires ver alguns canais no YT de gda (tem alguns tugas) e depois se mesmo assim vires que não consegues arranja um explicador e pratica muito! Chegas a um ponto que é sempre a ''mesma coisa'', depois a dificuldade já passa a ser para fazer um plano ou marcar um ponto, etc.. Aqui vai um site que já deve ser teu conhecido: GD.
P.S.: Isto se ñ conseguires ir às aulas ou se estas não forem sufiecientes.

Boa sorte!

Eu consigo ir às aulas, mas éme muito complicado a disciplina, farto me de estudar e nada

Terei de ir à secretaria da escola verificar certo? Será que me conseguem responder? Às vezes parece que nem eles sabem o que querem..
Sim, telefona à escola e pergunta se abrem Matemática B no ensino recorrente.

A minha escola não tem ensino recorrente, só estou a perguntar é se posso efetivamente substituir a disciplina.
Há uma escola em campo grande que leciona.

Eu poderei fazer os 2 anos dessa disciplina em apenas 1 ano?

A minha escola não tem ensino recorrente, só estou a perguntar é se posso efetivamente substituir a disciplina.
Há uma escola em campo grande que leciona.

Eu poderei fazer os 2 anos dessa disciplina em apenas 1 ano?
Sim, podes substituir a disciplina por outra do teu plano de estudos, neste caso, Matemática B.

Sim, o ensino recorrente serve precisamente para completares disciplinas bienais e trienais num ano lectivo. Funciona de maneira diferente do regular, é por módulos e fazes testes por cada módulo para completar a disciplina.

Sim, podes substituir a disciplina por outra do teu plano de estudos, neste caso, Matemática B.

Sim, o ensino recorrente serve precisamente para completares disciplinas bienais e trienais num ano lectivo. Funciona de maneira diferente do regular, é por módulos e fazes testes por cada módulo para completar a disciplina.
Mesmo que eu tenha colocado GD para prosseguir estudos? E conseguirei aderir ao ensino superior com Macs?

Mesmo que eu tenha colocado GD para prosseguir estudos? E conseguirei aderir ao ensino superior com Macs?
Como colocaste GD A para prosseguimento de estudos? Deve ter sido alguma confusão.
Podes substituir a disciplina por outra bienal específica, sem problema, e, após a concluíres, ingressar no ensino superior.

Como colocaste GD A para prosseguimento de estudos? Deve ter sido alguma confusão.
Podes substituir a disciplina por outra bienal específica, sem problema, e, após a concluíres, ingressar no ensino superior.
Digam me uma coisa, há escolas públicas para isso, ou é tudo pago?

Não encontro nenhuma pública em Lisboa, se poderem recomendar me algumas.

Digam me uma coisa, há escolas públicas para isso, ou é tudo pago?

Não encontro nenhuma pública em Lisboa, se poderem recomendar me algumas.
Há escolas públicas para isso. Atenção que não é MACS, MACS é a disciplina de Humanidades. A tua disciplina deve ser Matemática B.

Continuo sem encontrar escolas que lecionem essa disciplina em Lisboa xD
Tens de procurar junto das escolas da tua área de residência. Sendo a oferta tão vasta, acho muito dúbio que nenhuma escola em Lisboa lecciona Mat B.