Preso no 12º por causa de Matemática

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Post automatically merged:

obrigado pela resposta. e por outra forma como seria ?
Podes tentar concluir, outra vez, pelo regular ou, se fores maior, por um curso EFA, este último é para concluir o secundário, não a disciplina de matemática especificamente.

francisco salazar

Membro Caloiro
Matrícula
22 Julho 2019
Podes tentar concluir, outra vez, pelo regular ou, se fores maior, por um curso EFA, este último é para concluir o secundário, não a disciplina de matemática especificamente.
nao existe tambem a possibilidade de mudar de curso e trocar certas disciplinas por matematica ?

nao existe tambem a possibilidade de mudar de curso e trocar certas disciplinas por matematica ?
e tambem se me poder explicar o que e um curso EFA ficava agradecido

Última edição:

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018

e tambem se me poder explicar o que e um curso EFA ficava agradecido
Sim, dá para mudares de curso de secundário, tanto no regular como no recorrente, e terás de fazer as disciplinas que não são comuns entre o teu curso atual e aquele para qual vais mudar. Podes fazer as disciplinas não comuns através de exames nacionais ou provas de equivalência à frequência, nas disciplinas sem exame nacional associado.
Os cursos EFA são cursos feito para adultos concluírem o seu percurso educativo. Não tem relação com as disciplinas do secundário. Eu não tenho um conhecimento muito profundo sobre assunto. Por isso, vou-te deixar aqui um link sobre os cursos EFA e outro para o nosso fórum onde se fala dos Cursos. Além deste tópico que eu selecionei, temos outros basta procurares Cursos EFA na barra de pesquisa ou Cursos EFA Uniarea no Google. Fica à vontade se quiseres perguntar mais alguma coisa sobre o regular ou o recorrente.

francisco salazar

Membro Caloiro
Matrícula
22 Julho 2019
Sim, dá para mudares de curso de secundário, tanto no regular como no recorrente, e terás de fazer as disciplinas que não são comuns entre o teu curso atual e aquele para qual vais mudar. Podes fazer as disciplinas não comuns através de exames nacionais ou provas de equivalência à frequência, nas disciplinas sem exame nacional associado.
Os cursos EFA são cursos feito para adultos concluírem o seu percurso educativo. Não tem relação com as disciplinas do secundário. Eu não tenho um conhecimento muito profundo sobre assunto. Por isso, vou-te deixar aqui um link sobre os cursos EFA e outro para o nosso fórum onde se fala dos Cursos. Além deste tópico que eu selecionei, temos outros basta procurares Cursos EFA na barra de pesquisa ou Cursos EFA Uniarea no Google. Fica à vontade se quiseres perguntar mais alguma coisa sobre o regular ou o recorrente

Então, e o curso de EFA da acesso ao ensino superior ?

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018

SofiaCabral

Membro
Matrícula
4 Abril 2017
Boa Tarde, alguém me sabe dizer se e possível repetir as disciplinas de exame no regime noturno, mesmo já estando concluídas pelo regime diurno?

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa Tarde, alguém me sabe dizer se e possível repetir as disciplinas de exame no regime noturno, mesmo já estando concluídas pelo regime diurno?
Podes fazer o ensino recorrente mesmo já tendo acabado o ensino regular. Passas a ser para efeitos de candidatura ao ensino recorrente, aluno desta modalidade, o que faz com que a tua "média do secundário" seja calculada de maneira diferente.

SofiaCabral

Membro
Matrícula
4 Abril 2017
Podes fazer o ensino recorrente mesmo já tendo acabado o ensino regular. Passas a ser para efeitos de candidatura ao ensino recorrente, aluno desta modalidade, o que faz com que a tua "média do secundário" seja calculada de maneira diferente.

Ou seja, seria como se tivesse a fazer melhoria?

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
ah ok, eu tenho de fazer a matemática de 11ano no ensino recorrente e pensei que poderia repetir as outras disciplinas para melhoria de nota.
Ah ok, desculpa, não tinha percebido a tua situação, pensava que já tinhas tudo concluído, mas, ao passares para o recorrente, para concluires matemática, ficas na mesma a frequentar o teu curso e dão-te logo equivalência às outras disciplinas. Melhoria só mesmo por exame nacional.

SofiaCabral

Membro
Matrícula
4 Abril 2017
Ah ok, desculpa não tinha percebido a tua situação, pensava que já tinhas tudo concluído, mas, ao passares para o recorrente, para concluires matemática, ficas na mesma a frequentar o teu curso e dão-te logo equivalência às outras disciplinas. Melhoria só mesmo por exame nacional.

Então não poderei mesmo de forma alguma inscrever-me nas outras só mesmo em matemática... Obrigada :)

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Então não poderei mesmo de forma alguma inscrever-me nas outras só mesmo em matemática... Obrigada :)
Não, se já as concluíste, não te podes matricular para melhoria.

• Like
Reactions: SofiaCabral

Morcego98

Membro
Matrícula
19 Julho 2018
Boas
Anulei a disciplina de Matemática A Logo fui a exame como aluno externo .
Nao consegui ter , pelo menos , 9,5 no exame ď Matematica A.
Ouvi falar do ensiño recorrente (crisfal) mas tenho algumas dúvidas:
É diurño?
Dao aulas ou só fazemos testes?
Tenho que fazer o 10ano em x meses , o 11ano noutros x meses e o 12 ano tbm ñoutros x meses ou basta fazer só o 12 ano ?
Para quem quer entrar ña universidade mas não precise do exame de Mat.A para se candidatar ao curso da univ. q pretende frequentar tem que o fazer á mesma?
Para efeitos de candidatura como funcioña ( diploma , fičha eñes...)?
Depois de concluir a Mat.A pelo ensiño recorreñte eles dao algum documento em que comprove que conclui a Mat.A e que tenho o ssecuñdario completo ?
As aulas sao todos os ďias?

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boas
Anulei a disciplina de Matemática A Logo fui a exame como aluno externo .
Nao consegui ter , pelo menos , 9,5 no exame ď Matematica A.
Ouvi falar do ensiño recorrente (crisfal) mas tenho algumas dúvidas:
É diurño?
Dao aulas ou só fazemos testes?
Tenho que fazer o 10ano em x meses , o 11ano noutros x meses e o 12 ano tbm ñoutros x meses ou basta fazer só o 12 ano ?
Para quem quer entrar ña universidade mas não precise do exame de Mat.A para se candidatar ao curso da univ. q pretende frequentar tem que o fazer á mesma?
Para efeitos de candidatura como funcioña ( diploma , fičha eñes...)?
Depois de concluir a Mat.A pelo ensiño recorreñte eles dao algum documento em que comprove que conclui a Mat.A e que tenho o ssecuñdario completo ?
As aulas sao todos os ďias?
No ensino recorrente, tens o regime presencial, em que tens de ir nos dias em que tens a disciplina, ou não presencial, em que só fazes testes em datas específicas. Se só te falta Matemática A, só fazes essa disciplina, nas restantes tens equivalência. Para te candidatares à universidade, precisas de concluir todas as disciplinas. Se pedires, no fim, tens um certificado de conclusão do secundário. A candidatura à universidade é igual. A tua "média do secundário", no recorrente chamada de CFCEPE, é composta por 70% da média do ensino recorrente e 30% os 4 exames obrigatórios. Para concluires a disciplina não precisas de fazer o exame, só para te candidatares ao ensino superior. Dirije-te às escolas da tua área de residência para saberes se têm essa modalidade e os regimes existentes, e mais algumas informações.

• Like
Reactions: Morcego98
Matrícula
13 Julho 2019
Boa noite, frequento o curso de ciências e tecnologias e passei agora para o 12° mas reprovei a matemática A. Disseram-me que seria possível trocar de curso por exames. Ou seja, sendo que as disciplinas gerais do curso de ciências e do curso de humanidades são iguais faria exames às disciplinas específicas como geografia,macs e história (substituindo biologia-geologia e físico-química por geografia e Macs e matematica por história A). Iria como externa aos exames de humanidades e a nota que teria seria a nota final das disciplinas. É possível fazer isto? Caso não seja que soluções posso ter para substituir matemática A? Estou um bocado aflita porque acho que não vou conseguir passar...(acho que a minha escola não tem ensino recorrente então isso está excluído).
Obrigada.

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa noite, frequento o curso de ciências e tecnologias e passei agora para o 12° mas reprovei a matemática A. Disseram-me que seria possível trocar de curso por exames. Ou seja, sendo que as disciplinas gerais do curso de ciências e do curso de humanidades são iguais faria exames às disciplinas específicas como geografia,macs e história (substituindo biologia-geologia e físico-química por geografia e Macs e matematica por história A). Iria como externa aos exames de humanidades e a nota que teria seria a nota final das disciplinas. É possível fazer isto? Caso não seja que soluções posso ter para substituir matemática A? Estou um bocado aflita porque acho que não vou conseguir passar...(acho que a minha escola não tem ensino recorrente então isso está excluído).
Obrigada.
É possível, sim.

D

Deleted member 63637

Guest
Eu estou no 12 ano e estou reprovada a matemática. Nunca ouvi falar na minha escola sobre isso do ensino recorrente mas penso que existe, aqui é que não informam os alunos. Quanto a esse ensino recorrente.. Pode ser frequentando enquanto eu faço o 12 ano normalmente ou terei primeiro de concluir todas as disciplinas e só depois fazer matemática? E como não se faz a exame a matemática então só contam 3 exames na média?
Outra questão quanto a isso de mudar de curso.. Quis mudar no ano passado e não me deixaram, disseram que não era possíve, então fiz exame a filosofia no ano passado para não arriscar baixar a nota de fq. Visto que acho que não é possível mudar para humanidades no 12 ano (penso eu, devido às disciplinas que ficaram pra trás) Existe alguma forma de substituir o exame de matemática por uma disciplina de humanidades visto que eu pretendo ir para a uni com português ou filosofia como prova de ingresso?

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Eu estou no 12 ano e estou reprovada a matemática. Nunca ouvi falar na minha escola sobre isso do ensino recorrente mas penso que existe, aqui é que não informam os alunos. Quanto a esse ensino recorrente.. Pode ser frequentando enquanto eu faço o 12 ano normalmente ou terei primeiro de concluir todas as disciplinas e só depois fazer matemática? E como não se faz a exame a matemática então só contam 3 exames na média?
Outra questão quanto a isso de mudar de curso.. Quis mudar no ano passado e não me deixaram, disseram que não era possíve, então fiz exame a filosofia no ano passado para não arriscar baixar a nota de fq. Visto que acho que não é possível mudar para humanidades no 12 ano (penso eu, devido às disciplinas que ficaram pra trás) Existe alguma forma de substituir o exame de matemática por uma disciplina de humanidades visto que eu pretendo ir para a uni com português ou filosofia como prova de ingresso?
O ensino recorrente é outra forma de fazeres e acabares o secundário, ou seja, ou estás no regular ou no recorrente. Para te poderes candidatar ao ensino superior, terias de fazer ou já ter feito o exame de matemática à mesma. Podias ter trocado de curso do secundário à vontade. Se a tua escola não oferece flexibilidade curricular, não podes trocar matemática por outra disciplina de outro curso para conclusão do secundário.