Preso no 12º por causa de Matemática

O ensino recorrente é outra forma de fazeres e acabares o secundário, ou seja, ou estás no regular ou no recorrente. Para te poderes candidatar ao ensino superior, terias de fazer ou já ter feito o exame de matemática à mesma. Podias ter trocado de curso do secundário à vontade. Se a tua escola não oferece flexibilidade curricular, não podes trocar matemática por outra disciplina de outro curso para conclusão do secundário.
O que me disseram quando pedi para mudar, foi "dava muito trabalho administrativo" e eu reclamei e eles disseram que ia tentar mas obviamente nada fizeram. Mas obrigada, fiquei mais esclarecida.

• Like
Reactions: Edgar H
Boa tarde. Até quando me poderei inscrever no ensino recorrente em matemática? E poderei fazê-lo se já me tiver matrículado em matemática no secundário?

Boa tarde. Até quando me poderei inscrever no ensino recorrente em matemática? E poderei fazê-lo se já me tiver matrículado em matemática no secundário?
Ainda podes. Tinhas de tratar com as escolas para não ficares inscritos em dois sítios ao mesmo tempo.

• Like
Reactions: Nuno Bernardo
Desculpe ser tão chato e insistente. Podia dar-me algum contacto de alguma escola que esse tipo de ensino?
Tens de pesquisar na tua área de residência. Não tenho contacto de nenhuma, desculpa.

Estou no 12° com matemática de 11° em atraso. O meu plano inicial era fazer exame de história A no lugar de matemática e fazer os de geografia e literatura no lugar de físico quimica e biologia. Ou seja fazer exames às específicas de humanidades para trocar com as notas das disciplinas de ciências e evitar o exame de matemática. Recentemente deram me a ideia de ir para o recorrente depois do 12° e fazer matemática por módulos. Tive a ler também por aqui e a impressão que fiquei foi que no recorrente não se faz exame Nacional e assim não se pode ter acesso à faculdade. O meu curso não pede matemática, teria que ter o exame Nacional feito à mesma para concorrer?
Obrigada!

Estou no 12° com matemática de 11° em atraso. O meu plano inicial era fazer exame de história A no lugar de matemática e fazer os de geografia e literatura no lugar de físico quimica e biologia. Ou seja fazer exames às específicas de humanidades para trocar com as notas das disciplinas de ciências e evitar o exame de matemática. Recentemente deram me a ideia de ir para o recorrente depois do 12° e fazer matemática por módulos. Tive a ler também por aqui e a impressão que fiquei foi que no recorrente não se faz exame Nacional e assim não se pode ter acesso à faculdade. O meu curso não pede matemática, teria que ter o exame Nacional feito à mesma para concorrer?
Obrigada!
Podes concorrer ao ensino superior. Para concluir a disciplina não precisas de fazer exame, mas para concorrer ao ensino superior precisas de fazer 4 exames do teu curso, dois de 11º e dois de 12º. 30% da tua "média do secundário"(no recorrente chamada de CFCEPE) vai ser a média dos 4 exames. Os restantes 70% vai ser a média do recorrente de todas as disciplinas, sem interferência de exames nacionais, da disciplina de educação física e de uma anual de 12ºano. Os que já fizeste e os que vais fazer no final deste ano podem ser usados na parte dos 30%.

Outra alternativa para concluíres matemática era fazeres o exame como autoproposta no final deste ano letivo.

Fazer o exame como autoproposta para mim está excluido. Não há mesmo maneira de passar assim.
Em relação aos 4 exames. O ano passado fiz o de filosofia e o de biologia, este ano vou fazer de português. Para ter os 4 exames tenho que fazer a matemática certo? Ou haverá outra forma?

Fazer o exame como autoproposta para mim está excluido. Não há mesmo maneira de passar assim.
Em relação aos 4 exames. O ano passado fiz o de filosofia e o de biologia, este ano vou fazer de português. Para ter os 4 exames tenho que fazer a matemática certo? Ou haverá outra forma?
A sugestão de autoproposta era só porque não tinhas nada a perder e, caso não concluas, já o tens feito para o calculo da CFCEPE. E com isto, sim, tens de fazer mesmo o exame de matemática A.

Qual será a melhor opção? Fazer matemática como externa e ao não concluir acabar no recorrente ou fazer os exames às específicas de humanidades como externa? Só para garantir e não restem dúvidas, as duas opções permitem-me candidatar à faculdade, certo?

Qual será a melhor opção? Fazer matemática como externa e ao não concluir acabar no recorrente ou fazer os exames às específicas de humanidades como externa? Só para garantir e não restem dúvidas, as duas opções permitem-me candidatar à faculdade, certo?
Sim, as duas permitem te candidatares ao ensino superior.
A melhor alternativa, para mim, é tentares acabar matemática A. Simplesmente, porque nunca tiveste as específicas de Humanidades e terias de fazer os exames das 3 especificas e, de pelo menos, uma anual(isto, se uma das anuais que tu tens é transversal aos dois cursos).

Acho que vou optar por tentar concluir matemática e caso não consiga tento no recorrente. Uma última questão. Caso vá fazer matemática no ensino recorrente não irei fazer o exame Nacional. Disseram -me que para a faculdade preciso de 4 exames nacionais feitos. Têm que ser obrigatoriamente ser 4 do meu curso? É que só vou ter 3 (filosofia,biologia e português). O quarto exame tem que ser de matemática Ou pode por exemplo ser geografia ou outro exame que vá como autoproposta?

Acho que vou optar por tentar concluir matemática e caso não consiga tento no recorrente. Uma última questão. Caso vá fazer matemática no ensino recorrente não irei fazer o exame Nacional. Disseram -me que para a faculdade preciso de 4 exames nacionais feitos. Têm que ser obrigatoriamente ser 4 do meu curso? É que só vou ter 3 (filosofia,biologia e português). O quarto exame tem que ser de matemática Ou pode por exemplo ser geografia ou outro exame que vá como autoproposta?
O outro exame teria de ser mesmo matemática. Tem de entrar o exame da trienal do curso, o de português e os outros 2 são exames de qualquer bienal ou filosofia.

E se eu não conseguir passar no exame de matemática? Se for para o recorrente mesmo com negativa o exame conta mais tarde quando quiser ir para a faculdade? (Estou no 12° e a repetir matemática de 11°)

E se eu não conseguir passar no exame de matemática? Se for para o recorrente mesmo com negativa o exame conta mais tarde quando quiser ir para a faculdade? (Estou no 12° e a repetir matemática de 11°)
Sim, podes o usar na CFCEPE. Só como prova de ingresso é que não.

Na minha média para a faculdade entra a nota do recorrente ou a nota do exame Nacional?
Post automatically merged:

Na minha média para a faculdade entra a nota do recorrente ou a nota do exame Nacional?

Última edição: