Preso no 12º

José_Oliveira

Membro Caloiro
Matrícula
26 Fevereiro 2018
Boa tarde malta! Sou novo aqui no fórum :blush:
Estive a ler alguns tópicos com os quais me relacionei, mas que não se enquadram bem na minha situação...

Ora, ano passado não finalizei o curso de Ciências e Tecnologias porque me faltam as disciplinas de Física e Química e Matemática A.
Este ano estou a tentar acabar as mesmas, para isso pensei na seguinte estratégia: aluno externo em Matemática (onde vou assistindo as aulas, e posteriormente farei o exame nacional) e interno em FQ (onde estou a ser avaliado, e irei também fazer o exame).
No entanto acho que não foi a melhor estratégia, isto porque, estou a sentir sérias dificuldades com matemática, não consigo arranjar concentração para estudar, quando tento vejo muita matéria pela frente, e acho que não vou conseguir aprovação no exame.
Quanto a FQ, também não está a correr muito bem mas ainda tenho algumas "esperanças" que consiga aprovação, quer em exame, quer à disciplina.

Um colega falou-me no ensino recorrente, em externatos, onde posso acabar as disciplinas que me faltam (FQ e Mat.), que o nível de exigência não tem comparação e nem é necessário realizar o exame para obter aprovação à disciplina!
A minha questão é se é realmente como se fala, se obtendo aprovação a essas duas disciplinas (no ensino recorrente) posso realmente acabar o secundário no próximo ano lectivo e ingressar no ensino superior com o exame de Português (único exame, até agora, ao qual consegui aprovação em 2017).

Gostaria imenso de ingressar em engenharia informática, mas sem o exame de matemática será impossível, o que me levou a considerar outras opções como marketing...

Acham que este será o melhor caminho a seguir?

Última edição:
Olá @José_Oliveira
A minha questão é se é realmente como se fala, se obtendo aprovação a essas duas disciplinas (no ensino recorrente) posso realmente acabar o secundário no próximo ano lectivo e ingressar no ensino superior com o exame de Português (único exame, até agora, ao qual consegui aprovação em 2017).
Em traços gerais é isso, sim. Precisas na mesma de ter 4 exames nacionais realizados, mas só precisas de ter positiva na média chamada CFCEPE, não em cada um deles:
Média - Ensino Recorrente

• CFC – classificação final do curso do ensino recorrente, calculada até às décimas, subsequentemente convertida na escala de 0 a 200
Mas eu só vou lá fazer 3 disciplinas

• CFC – classificação final do curso do ensino recorrente, calculada até às décimas, subsequentemente convertida na escala de 0 a 200
Mas eu só vou lá fazer 3 disciplinas
As outras disciplinas são convertidas para o recorrente.

Malta, eu este ano terminei o 11º ano em Línguas e Humanidade e para já com nenhuma disciplina em atraso... mas estou com medo para o ano a História A porque eu estou com nota final de 10º e 11º ano de 10 em cada ano... se eu para o ano tiver 10 no exame tenho que tirar 8.5 o que vai ser impossível porque eu nunca gostei de história apenas 'fugi à Matemática A' será que não há outra forma de concluir a disciplina sem ser por exame nacional?

Malta, eu este ano terminei o 11º ano em Línguas e Humanidade e para já com nenhuma disciplina em atraso... mas estou com medo para o ano a História A porque eu estou com nota final de 10º e 11º ano de 10 em cada ano... se eu para o ano tiver 10 no exame tenho que tirar 8.5 o que vai ser impossível porque eu nunca gostei de história apenas 'fugi à Matemática A' será que não há outra forma de concluir a disciplina sem ser por exame nacional?
Podes concluir pelo ensino recorrente, mas se quiseres te candidatar ao ensino superior terás de fazer o exame à mesma.

tens o ensino recorrente e o curso EFA, mas se formos a falar a sério…….estuda xD é matéria para decorar e nao matemática. Começa a estudar com antecedência. Se fores a pensar sempre assim estas lixado na universidade pois vais ter cadeiras que nao vao ser do teu agrado

tens o ensino recorrente e o curso EFA, mas se formos a falar a sério…….estuda xD é matéria para decorar e nao matemática. Começa a estudar com antecedência. Se fores a pensar sempre assim estas lixado na universidade pois vais ter cadeiras que nao vao ser do teu agrado

E ainda assim História A tem tido média de exames igual ou pior a Matemática A, isso já quer dizer algo xD

E ainda assim História A tem tido média de exames igual ou pior a Matemática A, isso já quer dizer algo xD
quer dizer que ambos os exames sao difíceis so isso.
eu chumbei a matemática no exame e no entanto estou num curso que requer matemática e estou a safar-me bem,
Uma amiga minha nao tem matemática desde o 11º ano (anulou) e pelas contas dela vai ter um 14/15 no exame e sem explicações….Como acabaste de referir "isso ja quer dizer algo".
Nao ha almoços grátis. O rapaz esta a passar para o 11ºano e ainda tem muitoooo tempo para estudar e colocar a materia em dia :) temos que acreditar em nos mesmos e dar o melhor

eu chumbei a matemática no exame e no entanto estou num curso que requer matemática e estou a safar-me bem,
Uma amiga minha nao tem matemática desde o 11º ano (anulou) e pelas contas dela vai ter um 14/15 no exame e sem explicações….Como acabaste de referir "isso ja quer dizer algo".
Nao ha almoços grátis. O rapaz esta a passar para o 11ºano e ainda tem muitoooo tempo para estudar e colocar a materia em dia :) temos que acreditar em nos mesmos e dar o melhor

Exatamente, eu só disse aquilo por causa do "é matéria para decorar e não matemática" deu-me a ideia que estavas a querer insinuar que seria mais fácil.

PS: Se pareceu que te estava a atacar sorry 😅 Não era intenção.

Exatamente, eu só disse aquilo por causa do "é matéria para decorar e não matemática" deu-me a ideia que estavas a querer insinuar que seria mais fácil.

Na minha opinião, testes e exames com matéria "de decorar" são muito, muito mais chatos do que os de Matemática. Pelo menos quando tinha Psicologia no secundário ficava com vontade de me atirar de uma ponte de cada vez que tinha de estudar 😅

ahah nada é facil infelizmente :(
nao ter preocupes com isso nao levo a mal :P
Post automatically merged:

Na minha opinião, testes e exames com matéria "de decorar" são muito, muito mais chatos do que os de Matemática. Pelo menos quando tinha Psicologia no secundário ficava com vontade de me atirar de uma ponte de cada vez que tinha de estudar 😅
ahah temos opinioes diferentes entao pois eu por muito que tente depois acabo por ter brancas ou entao começo a escrever e nunca mais paro e no final nem tenho a cotação toda xD

Muito same, era um horror estudar para aqueles testes (apesar de até gostar bastante da matéria). 😒

Eu estou a passar para o 12º haha e não tive mais que 10 nos anos anteriores