Preso por causa de matemática

DiogoFerreira23

Membro Caloiro
Matrícula
7 Setembro 2021
Olá, eu fiz ontem a segunda fase do exame de matemática porque precisava de pelo menos 9.5 para acabar a disciplina (pois não passei na matemática de 11 logo também não passei na de 12) agora como não sei bem oque fazer visto que não tenho acesso ao ensino superior vim aqui ver se alguém me podia ajudar a saber que opções tinha. Eu não queria nada ter que repetir os exames para o ano e queria concluir matemática de outra maneira, o meu curso é de ciências e tecnologias e só tenho mesmo matemática em atraso. Gostava se era possível concluir a matemática de 11 e 12 de alguma forma durante o próximo ano letivo, se não houver, tem alguma forma de trocar por outra disciplina? Também gostava de saber se há maneira de fazer um curso técnico mesmo sem ensino secundário concluído. Desculpem tantas questões é que queria mesmo concluir algum tipo de ensino superior, seja técnico ou na faculdade.

• Like
Reactions: Rita S Sousa
Solução
Olá, eu fiz ontem a segunda fase do exame de matemática porque precisava de pelo menos 9.5 para acabar a disciplina (pois não passei na matemática de 11 logo também não passei na de 12) agora como não sei bem oque fazer visto que não tenho acesso ao ensino superior vim aqui ver se alguém me podia ajudar a saber que opções tinha. Eu não queria nada ter que repetir os exames para o ano e queria concluir matemática de outra maneira, o meu curso é de ciências e tecnologias e só tenho mesmo matemática em atraso. Gostava se era possível concluir a matemática de 11 e 12 de alguma forma durante o próximo ano letivo, se não houver, tem alguma forma de trocar por outra disciplina? Também gostava de saber se há maneira de fazer um curso...
Olá, eu fiz ontem a segunda fase do exame de matemática porque precisava de pelo menos 9.5 para acabar a disciplina (pois não passei na matemática de 11 logo também não passei na de 12) agora como não sei bem oque fazer visto que não tenho acesso ao ensino superior vim aqui ver se alguém me podia ajudar a saber que opções tinha. Eu não queria nada ter que repetir os exames para o ano e queria concluir matemática de outra maneira, o meu curso é de ciências e tecnologias e só tenho mesmo matemática em atraso. Gostava se era possível concluir a matemática de 11 e 12 de alguma forma durante o próximo ano letivo, se não houver, tem alguma forma de trocar por outra disciplina? Também gostava de saber se há maneira de fazer um curso técnico mesmo sem ensino secundário concluído. Desculpem tantas questões é que queria mesmo concluir algum tipo de ensino superior, seja técnico ou na faculdade.
Olá @DiogoFerreira23
As tuas alternativas são:
1) Acabar a disciplina novamente como aluno interno.
2) Acabar a disciplina no ensino recorrente, por módulos, de uma forma mais acessível e sem ser necessário o exame nacional para a concluir. Precisas dos exames depois para acesso na mesma.
3) Mudar de curso do secundário, o que pode implicar fazer outras disciplinas bienais.
4) Completares o secundário em vias alternativas como os cursos EFA.

Podes pedir mais informações sobre estas possibilidades nas escolas secundárias da tua área de residência.

Solução
Olá @DiogoFerreira23
As tuas alternativas são:
1) Acabar a disciplina novamente como aluno interno.
2) Acabar a disciplina no ensino recorrente, por módulos, de uma forma mais acessível e sem ser necessário o exame nacional para a concluir. Precisas dos exames depois para acesso na mesma.
3) Mudar de curso do secundário, o que pode implicar fazer outras disciplinas bienais.
4) Completares o secundário em vias alternativas como os cursos EFA.

Podes pedir mais informações sobre estas possibilidades nas escolas secundárias da tua área de residência.
Obrigado pela resposta, só tenho um duvida, há alguma forma de completar o ensino secundário (ou seja matemática de 11 e de 12) só num ano? ou seja no próximo ano letivo (2021/2022), sem ser por exame nacional.

Obrigado pela resposta, só tenho um duvida, há alguma forma de completar o ensino secundário (ou seja matemática de 11 e de 12) só num ano? ou seja no próximo ano letivo (2021/2022), sem ser por exame nacional.
Sim, quer através do recorrente, quer através do curso EFA.

Ah ok eu estava interessado em fazer o ensino recorrente mas nunca tinha ouvido falar no curso EFA podes explicar no que consiste de uma forma básica?
Tens aqui mais informação:

Tens aqui mais informação:
Já estive a ver e pretendo ir para o ensino recorrente, só tenho algumas questões, eu só vou precisar de ter aulas de matemática certo? e também li que precisava fazer 4 exames, não entendi muito bem esta parte. Para concluir a matemática no ensino recorrente preciso fazer 4 exames? Se sim é preciso um deles ser de matemática?

Já estive a ver e pretendo ir para o ensino recorrente, só tenho algumas questões, eu só vou precisar de ter aulas de matemática certo?
Certo.
e também li que precisava fazer 4 exames, não entendi muito bem esta parte. Para concluir a matemática no ensino recorrente preciso fazer 4 exames? Se sim é preciso um deles ser de matemática?
Os exames não contam para concluir as disciplinas. Mas precisas dos 4 exames se quiseres concorrer ao ensino superior, sendo calculada a tua média com esta fórmula:

Certo.

Os exames não contam para concluir as disciplinas. Mas precisas dos 4 exames se quiseres concorrer ao ensino superior, sendo calculada a tua média com esta fórmula:
Ah ok mas caso queira me candidatar a um curso técnico profissional em vez de na faculdade não preciso desses tais 4 exames certo?

Olá. Eu estou no décimo ano e já estive no curso de humanidades com as disciplinas Economia A e Geografia. Mudei para ciências socioeconómicas de facto, mas arrependi-me e vou ficar pendurado por matemática. Eu gostava de saber se eu podia fazer o exame de História A para concluir o ensino secundário ao invés de ter de repetir Matemática A ou ao invés fazer o exame de matemática mais tarde para concluir a disciplina.
Há alguma maneira de concluir o secundário com matemática por fazer, fazendo o exame de outra trianual, neste caso, de história? Não quero mesmo ficar 1 ano para trás por uma disciplina.
Obrigado.