Isso depende de cada curso. Não vale a pena ficar "escandalizado" com quem pensa que as médias vão descer, porque aqui ninguém sabe se vão subir, manter ou descer. A maioria está a viver esta fase pela primeira vez e é um cocktail de emoções e pensamentos. Expressá-los pode até servir como alívio para a ansiedade. Dito isto, gostava de referir que, na minha opinião, não me surpreendia se as médias mantivessem ou baixassem em certas engenharias, principalmente aquelas que pedem Matemática e FQ. O exame de FQ é (em princípio) o de 2020 e o de Matemática de 2021, o que pode equilibrar as coisas. Não esquecer que o ano passado houve um grupo de alunos que aproveitaram o benefício e decidiram repetir os exames do 11º, o que também ajudou a subir as médias (pois entraram com 2 exames inflacionados). Ainda me referindo a engenharias com Matemática e FQ, este ano, a maioria dos alunos certamente candidata-se ou com um exame de 2020 e outro de 2021 ou ambos de 2021. Penso que estes sejam fatores que não deixam colocar de parte a possibilidade de uma descida das médias.
Já em cursos que peçam só exames de 2020, pois, aí acredito que se mantenham ou, quem sabe, subam.
Não tenhas uma atitude assim tão negativa, só te desgastas. É aguentar um mesito e um dia e teremos as respostas que tanto queremos.
Boa sorte!