Previsão das médias 2021/2022

De forma geral, acho que as médias vão:

• Subir

Votes: 72 12.9%
  • Manter

Votes: 196 35.2%
  • Descer

Votes: 289 51.9%

• Total voters
    557
Certamente que vão subir, sem dúvida o mais provável, continuo sem compreender como é que a maioria considera que as médias vão descer, é olhar pros números :/ é só pensar que no ano passado só pq o exame de matemática foi mais acessível as médias disparam, então este ano que vão concorrer pessoas com não um mas dois exames mais acessiveis, bg e fq, as médias só podem subir, não muito certamente, mas sobem e já eram tao altas :/ daí que eu queria ter um pensamento positivo mas olhando pros números e estatísticas é difícil te-lo 😔vamos ter que aguardar, mas não compreendo como tanta gente é da mm opinião de que as médias descem, quem me dera q estivessem certos😅🙏
sim, não discordo, manter sim mas descer como muitos dizem nas eng e med não! infelizmente... já agora qual a tua opinao quanto as medias em 2022/2023?
Post automatically merged:

se a unica prova de ingresso for matematica certamente que sim... mas nenhum dos cursos com média mais elevada pede somente matematica, como é o meu interesse é o meu campo de visão, daí não me referir a esses que so pedem mat
Em 2022/2023 as médias vão descer para os valores que estavam antes desta palhaçada toda que se deu no ensino. Os alunos que tiveram as notas dos exames inflacionadas (os do ano passado) o mais provavel é que já estarão todos na universidade, só ficam de fora aqueles mais fraquinhos, e se foram "fraquinhos" com aqueles exames dados então na verdade eles não são só fraquinhos

Não se esqueçam que as melhorias permitiram uma subida generosa para alguns na média interna, que é outro factor a considerar, embora seja impossível determinar a sua abrangência e impacto final. Se partirmos só pelas provas de ingresso vamos cair em generalização apressada. Existem muitos alunos que fizeram exame só para melhoria e nem usam como prova de ingresso, sendo que possivelmente terão uma nota "normal" na prova de ingresso. Tendo em conta a miríade de situações, é um pouco absurdo estimar o que deve acontecer com elevada certeza, especialmente tendo em conta outros factores como o número de provas feitas, distribuição aprovados/reprovados nas provas, etc.

Esperemos pelos resultados e aí saberemos tudo. Acho que a este caminho vamos todos trabalhar no INE com a quantidade de estimativas e estatísticas analisadas neste tópico. 😅
As melhorias permitiram uma subida generosa o ano passado, este ano os exames, apesar de eu considerar extremamente acessíveis, não tem comparação possível com os exames do ano passado e por isso acredito que não tenha havido grande melhoria de nota este ano exceto para aqueles que realmente estudam e merecem melhores notas, mas sim, vai influenciar as notas de entrada este ano também, e há que ter em consideração que maior parte daqueles que o ano passado fizeram o exame de fq e de biologia/geologia são os que estão este ano a concorrer para as universidades por isso eu acredito que as médias dos cursos que dependem um bocado dessas disciplinas vão sim subir. Quanto aos cursos onde o exame de matemática tem um grande peso, eu diria que este ano já vão estabilizar porque todos aqueles que fizeram o exame de matemática (facilitado), a grande maioria neste momento já entrou na universidade e por isso as notas do exame de matemática do ano passado já não vão influenciar

olá, eu tenho média de 134.2 e a média do ultimo colocado do meu curso é de 128.0. As provas de ingresso são matemática ou matemática e biologia, acham que tenho possibilidades de entrar?
Em 2019 a média foi de 120.7

Quase de certeza que é isso que vai acontecer, felizmente/infelizmente para muitos, mas é como tudo, só se sabe quando se lá estiver.

Por curiosidade, o que achas que vai acontecer com cursos que peçam 3 exames (tipo medicina)?
como 2 são do 11º e um do 12º é provável que desça, mas uma descida não tão significativa com se tivesse só exames de 12º (cerca de 33% dessa descida se as coisas fossem lineares)

olá, eu tenho média de 134.2 e a média do ultimo colocado do meu curso é de 128.0. As provas de ingresso são matemática ou matemática e biologia, acham que tenho possibilidades de entrar?
Em 2019 a média foi de 120.7
sim, é muito provável que entres.

• Like
Reactions: bbarbosa7
Quase de certeza que é isso que vai acontecer, felizmente/infelizmente para muitos, mas é como tudo, só se sabe quando se lá estiver.

Por curiosidade, o que achas que vai acontecer com cursos que peçam 3 exames (tipo medicina)?
Provavelmente vai descer um pouco visto que o exame de math correu mal à maioria mas nao desce mais do que 1 valor!!

• Like
Reactions: LeoSF
Provavelmente vai descer um pouco visto que o exame de math correu mal à maioria mas nao desce mais do que 1 valor

Sim, se acabar por descer, não estou com esperanças de que desça mais do que meio valor sequer.

A minha intuição diz-me que se calhar vão se manter mais ou menos pelos mesmo valores, talvez ligeiramente acima por causa dos exames do ano passado (unfortunately :/ ), mas não sou adivinha, daqui a umas semanas logo se vê ahah

• Like
Reactions: nfty and Diego Só
Para a 2.ª e 3.ª fases do concurso de 2021, a classificação que vai ser considerada, de forma automática, para cada uma das suas provas de ingresso é a melhor das classificações do exame final nacional correspondente à prova obtidas na 1.ª ou na 2.ª fase dos exames de 2019, 2020 e 2021, podendo misturar exames das várias fases.

Vi esta noticia
Não sei se é verdade nem sei se aplica a todos.
Porque sei que as pessoa que tiveram covid na 1 fase podem concorrer com notas da segunda fase à primeira fase.
Não sei se isto se estava a referir a essas pessoas ou a qualquer um...

Também não faço ideia o que é a terceira fase

Para a 2.ª e 3.ª fases do concurso de 2021, a classificação que vai ser considerada, de forma automática, para cada uma das suas provas de ingresso é a melhor das classificações do exame final nacional correspondente à prova obtidas na 1.ª ou na 2.ª fase dos exames de 2019, 2020 e 2021, podendo misturar exames das várias fases.

Vi esta noticia
Não sei se é verdade nem sei se aplica a todos.
Olá @Fireheart
É verdade, sim, e aplica-se a todos os alunos.
Porque sei que as pessoa que tiveram covid na 1 fase podem concorrer com notas da segunda fase à primeira fase.
Não sei se isto se estava a referir a essas pessoas ou a qualquer um...
Isso é uma coisa diferente. É a possibilidade, em situações excepcionais, de usar exames da 2ª fase de exames na 1ª fase de candidaturas.
Também não faço ideia o que é a terceira fase
A 3ª fase de candidaturas é similar à 2ª fase de candidaturas, no sentido que é feita com a sobra de vagas da fase anterior. A diferença é que a 3ª fase de candidaturas é opcional, cada faculdade decide se a quer ou não abrir.

Boas, queria entrar em engenharia informática e multimédia porém a minha média é apenas 12,95 e a média do último colocado do ano passado foi cerca de 14. Acham que sou capaz de entrar considerando a descida significativa do exame de matemática que é a prova de ingresso deste curso?
Podem ver as médias dos anos anteriores neste print:
Screenshot_10.png

Última edição:
Olá @Fireheart
É verdade, sim, e aplica-se a todos os alunos.

Isso é uma coisa diferente. É a possibilidade, em situações excepcionais, de usar exames da 2ª fase de exames na 1ª fase de candidaturas.

A 3ª fase de candidaturas é similar à 2ª fase de candidaturas, no sentido que é feita com a sobra de vagas da fase anterior. A diferença é que a 3ª fase de candidaturas é opcional, cada faculdade decide se a quer ou não abrir.
Mas então é automatico no sistema aparecer a melhor nota?

Eu vou a 2 fase de 2021 como é que acontece? Se tiver melhor nota a matemática o sistema muda? Tenho que fazer nova candidatura?

Mas então é automatico no sistema aparecer a melhor nota?
O sistema escolhe automaticamente, sim.
Eu vou a 2 fase de 2021 como é que acontece? Se tiver melhor nota a matemática o sistema muda? Tenho que fazer nova candidatura?
Se não estás abrangida pelas situações excepcionais as notas só contarão para a segunda e terceira fases de candidaturas, como explicado.

A minha nota de candidatura para Linguas Literaturas E Culturas na Faculdade Letras de Lisboa é de 148, sendo que o ano passado a nota do ultimo colocado foi 150.

Acham que há chances de entrar?

como 2 são do 11º e um do 12º é provável que desça, mas uma descida não tão significativa com se tivesse só exames de 12º (cerca de 33% dessa descida se as coisas fossem lineares)

sim, é muito provável que entres.
Olá! Candidatei-me a CF na FFUP com 16,65. A nota do último colocado em 2020 foi 16,1. Tenho medo que as médias acabem por subir muito por causa dos exames de BG e FQ de 2020. O que achas em relação a isso?

Olá! Candidatei-me a CF na FFUP com 16,65. A nota do último colocado em 2020 foi 16,1. Tenho medo que as médias acabem por subir muito por causa dos exames de BG e FQ de 2020. O que achas em relação a isso?
Bem, temos de ter em conta que a esmagadora maioria dos candidatos a ciências farmaceuticas usarão como provas de ingresso apenas exames relacionados em 2020, ano este em que as médias do exames subiram bastante. Contudo, acredito que muitos estudantes candidatos no ano passado tenham aproveitado a oportunidade e tenham repetido um ou os dois exames em 2020. Visto isto, acho que é possível e provável que a média suba, embora não veja razão para subir para valores muito maiores que 2020. Acho que estás numa situação em que podes ter algum otimismo, mas tudo pode acontecer. Boa sorte!

Boa tarde,
Vou me candidatar a engenharia e desenvolvimento de jogos digitais no ipca. A minha nota de ingresso é de 132, 9 sendo que a nota do ultimo colocado o ano passado foi de 134, 3 e nos anos anteriores rondava os 125,4. As provas de ingresso são matemática ou matemática + fq ou matemática + geometria descritiva.
Sei que é tudo muito imprevisível neste momento mas acham que sou capaz de entrar ou na vossa opinião, será complicado?

Boa Tarde
Este ano vou para o 12º e já recebi as duas notas do exame de Físico-Química da 1ºFase e 2ºFase, onde, respetivamente, tive 8 e 7. Gostaria de saber como posso fazer para o ano em relação ao exame de Físico-Química, uma vez que sei que não posso concorrer com negativa no exame. A minha média de 11º é de 16,2 mas ainda faltam as notas de Português, Matemática e das duas disciplinas opcionais. Será que tenho alguma chance de subir para o ano a Fisico-Quimica ou se vou ter de concorrer apenas com Matemática e esperar que esse exame me corra bem.
Obrigado,