Certamente que vão subir, sem dúvida o mais provável, continuo sem compreender como é que a maioria considera que as médias vão descer, é olhar pros números :/ é só pensar que no ano passado só pq o exame de matemática foi mais acessível as médias disparam, então este ano que vão concorrer pessoas com não um mas dois exames mais acessiveis, bg e fq, as médias só podem subir, não muito certamente, mas sobem e já eram tao altas :/ daí que eu queria ter um pensamento positivo mas olhando pros números e estatísticas é difícil te-lo vamos ter que aguardar, mas não compreendo como tanta gente é da mm opinião de que as médias descem, quem me dera q estivessem certos
Em 2022/2023 as médias vão descer para os valores que estavam antes desta palhaçada toda que se deu no ensino. Os alunos que tiveram as notas dos exames inflacionadas (os do ano passado) o mais provavel é que já estarão todos na universidade, só ficam de fora aqueles mais fraquinhos, e se foram "fraquinhos" com aqueles exames dados então na verdade eles não são só fraquinhossim, não discordo, manter sim mas descer como muitos dizem nas eng e med não! infelizmente... já agora qual a tua opinao quanto as medias em 2022/2023?
Post automatically merged:
se a unica prova de ingresso for matematica certamente que sim... mas nenhum dos cursos com média mais elevada pede somente matematica, como é o meu interesse é o meu campo de visão, daí não me referir a esses que so pedem mat
Post automatically merged:
As melhorias permitiram uma subida generosa o ano passado, este ano os exames, apesar de eu considerar extremamente acessíveis, não tem comparação possível com os exames do ano passado e por isso acredito que não tenha havido grande melhoria de nota este ano exceto para aqueles que realmente estudam e merecem melhores notas, mas sim, vai influenciar as notas de entrada este ano também, e há que ter em consideração que maior parte daqueles que o ano passado fizeram o exame de fq e de biologia/geologia são os que estão este ano a concorrer para as universidades por isso eu acredito que as médias dos cursos que dependem um bocado dessas disciplinas vão sim subir. Quanto aos cursos onde o exame de matemática tem um grande peso, eu diria que este ano já vão estabilizar porque todos aqueles que fizeram o exame de matemática (facilitado), a grande maioria neste momento já entrou na universidade e por isso as notas do exame de matemática do ano passado já não vão influenciarNão se esqueçam que as melhorias permitiram uma subida generosa para alguns na média interna, que é outro factor a considerar, embora seja impossível determinar a sua abrangência e impacto final. Se partirmos só pelas provas de ingresso vamos cair em generalização apressada. Existem muitos alunos que fizeram exame só para melhoria e nem usam como prova de ingresso, sendo que possivelmente terão uma nota "normal" na prova de ingresso. Tendo em conta a miríade de situações, é um pouco absurdo estimar o que deve acontecer com elevada certeza, especialmente tendo em conta outros factores como o número de provas feitas, distribuição aprovados/reprovados nas provas, etc.
Esperemos pelos resultados e aí saberemos tudo. Acho que a este caminho vamos todos trabalhar no INE com a quantidade de estimativas e estatísticas analisadas neste tópico.