Previsão das médias 2021/2022

De forma geral, acho que as médias vão:

• Subir

Votes: 57 11.5%
  • Manter

Votes: 183 37.0%
  • Descer

Votes: 255 51.5%

• Total voters
    495

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Por acaso hoje tinha-me passado pela cabeça fazer o exame de Filosofia. Eu não sou muito boa, no 10º ano tinha uma professora que puxava mais pelo fazer-nos pensar e no 11º tive outra que puxava mais pela matéria e foi um choque grande, mas isso também já foi em 2015/2016.
Eu já fiz muitos exames de Português, foram uns 4 ou 5, então não sei até que ponto consigo um nota maior e se dizem que vão dificultar pior ainda.
Não sabia que dava para fazer o recorrente em LH tendo em conta que acabei o ano passado. Mesmo assim agora não é uma possibilidade, já perdi muito tempo no secundário, o que devia fazer em 3 anos fiz em 6, para mim já chega de secundário.
Essa é uma das minhas possibilidades e estou aberta a isso, mas não consigo de me preocupar. O ano passado só tinha de terminar matemática que fiz por exame, na 1ª fase tive negativa, na 2ª fase tive 11,5. Estava certa que entrava na faculdade nem que fosse em Estudos Africanos que na 1ª fase teve 11,95. Quando fui abrir o e-mail a pergunta era "Onde fiquei colocada?" acontece que as notas subiram tanto que o meu 13,3 não deu para entrar em lado nenhum. O bom é que desta vez vou ter chances na 1ª fase, onde as notas tendem a ser mais baixas mas o receio de ficar de fora de novo, é real
Experimenta ir fazer esse exame, se tiveres tempo para estudar. Tens é de ter em conta que o programa mudou um bocadinho, mas as matérias são praticamente as mesmas. Eu fiz o exame em 2017 e não o achei muito difícil e, por exemplo, o de 2020 não achei que fosse um bicho de sete cabeças (mesmo que este ano possa ser um bocadinho mais complicado, pelo menos a estrutura deve ser parecida).

Acho que o exame de Português será daqueles cuja dificuldade deverá manter-se, honestamente, porque foi o único exame cujas notas mantiveram-se semelhantes a anos anteriores. Mas se já estás um pouco "farta" dos exames de Português, talvez seja boa ideia pegares no de Filosofia!

Boa sorte 🤗

• Like
Reactions: Diana Valença
Matrícula
20 Maio 2019
Eu também acho que as médias deverão manter-se. A única coisa que me deixa com o pé atrás é o facto de Educação física contar para média interna... Pode ser um fator para que as médias até aumentem umas décimas: todos conhecemos as notas altas desta disciplina.
Alguem me pode esclarecer uma dúvida? eu acabei o secundário o ano passado ou seja candidatei-me sem EF fazer parte da média! este ano EF volta a nao fazer parte da minha média interna ou este ano ja entra na média?

Mariana Serrasqueiro

Membro Caloiro
Matrícula
9 Outubro 2020
Olá
Estou a acabar agora o 12º ano e adorava entrar no curso de Bioquímica da FCT.
Sendo que para entrar são necessários apenas um dos exames realizados no 11º ano (2020), acham que as notas de candidatura vão subir muito mais do que o ano passado??

boass

Membro Veterano
Matrícula
3 Agosto 2020
Olá
Estou a acabar agora o 12º ano e adorava entrar no curso de Bioquímica da FCT.
Sendo que para entrar são necessários apenas um dos exames realizados no 11º ano (2020), acham que as notas de candidatura vão subir muito mais do que o ano passado??
Olá! Duvido imenso que subam tanto como no ano passado. São capazes de subir mas não tanto como no ano passado. Honestamente acho mesmo impossível fazer qualquer previsão coerente, quando estão tantos fatores em causa: educação física vai contar para quem acaba o secundário neste ano; volta a haver melhorias de nota interna; nos cursos que só pedem FQ ou BG, pode haver uma subida maior, porque não têm de fazer o exame de MAT este ano; os exames não são obrigatórios; a estrutura dos exames vai mudar outra vez; etc.
Será melhor focares-te em ter a melhor nota de entrada possível e esquece-se a previsão de notas, por enquanto.

TheNemo

Membro Caloiro
Matrícula
19 Junho 2021
Boas, vou concorrer ao ensino superior este ano para tentar entrar no curso de engenharia informática na ubi. No ano passado apesar de ter media necessária para entrar no curso não pude concorrer. Agora com as alterações que o Iave fez nos exames deste ano (+ obrigatórias, -opcionais), será que as medias vão voltar a aumentar ainda mais?

_Franciscasantiago_

Membro Caloiro
Matrícula
6 Julho 2021
Olá, vou entrar este ano para a universidade e surgiu me uma duvida em relação as medias, o seguinte as médias este ano vão possivelmente descer devido ao nível de dificuldade dos exames nacionais e portanto gostaria de saber se a minha entrada na faculdade é feita mediante as médias (elevadíssimas) de 2020 ou mediante as novas médias que irão surgir com quando terminarem os exames.
Não sei se é uma pergunta estúpida ou confusa mas espero obter uma resposta.
Obrigada

leonardormoreirad

Membro Veterano
Matrícula
23 Abril 2020
Curso
Direito
Instituição
Universidade Católica - Porto
Olá.
Penso que a tendência poderá ser de descida, mas não te esqueças que quem fez exames de 11º o ano passado (já com as novas medidas) vai se candidatar este ano, logo em determinados cursos poderá não existir uma mudança tão significativa.
A tua entrada na faculdade é feita mediante as médias deste ano.
Espero ter ajudado.

SilvCarol

Membro Caloiro
Matrícula
16 Julho 2021
Olá :)
Acabei o 12 ano e vou candidatar-me este ano ao ensino superior.
Gostaria de seguir medicina veterinária em Lisboa, mas receio que a minha média não seja suficiente. Estou a pensar candidatar-me também a Évora.
Com os exames do ano passado (BG e FQ), a minha média de ingresso está nos 168,3 e duvido que consiga obter classificações superiores no exames que repeti este ano. A média de 2020 em veterinária em Lisboa foi 170 e subiu mais de um valor, relativamente a 2019.
Qual a vossa opinião em relação as médias de este ano? Acham que irão subir, manter-se ou descer?

• Like
Reactions: Duarte Dourado

mariacarapito

Membro Veterano
Matrícula
8 Junho 2021
Boa tarde malta,

Tendo em conta os exames nacionais de 2021, acham que as médias de medicina descem, mantêm-se ou aumentam?
Olá! Bem, não nos podemos esquecer que há gente que vai usar exames feitos no ano passado. Eu duvido que subam, mas se subirem acho que não subirão tanto como no ano passado. Depois também depende de curso para curso, que provas de ingresso pedem…
Será o que tiver de ser.

Matrícula
25 Abril 2019
Boa tarde, acabei este ano o Secundário e gostaria de saber se as medias este ano vão subir ou descer. Como no ano passado subiram abruptamente, talvez este ano se pudessem manter ou descer um bocado, ja vi alguns topicos a dizer que tambem pode depender do curso, e a minha questão é se em Secretariado de Direção e Administração no ISCAC vai subir, manter ou descer.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Bshhshsjs
Tendo em conta os exames nacionais de 2021, acham que as médias de medicina descem, mantêm-se ou aumentam?
@davis o que achas?
Mantenho o que referi noutro tópico:
Só olhando para os exames deste ano a tendência será de descida.

Há só um fator que pode levar a uma manutenção/subida, que seria um aumento do número de candidatos relativamente ao ano anterior. Para isso teríamos de ter:
1) Menos alunos a ficar retidos no secundário do que o normal, como aconteceu no ano passado. O que pode acontecer porque: 1) Os exames nacionais estão um pouco mais "desafiantes" do que no ano passado, mas mais acessíveis que em 2019 e 2) Por causa das medidas excepcionais da pandemia os alunos já não chumbam às disciplinas com os exames nacionais.
2) Notas nos exames nacionais que, mesmo não chegando aos níveis de 2020, sejam mais elevadas do que o costume (p.e. comparado com 2019). Notas mais elevadas = mais alunos com positiva nos exames = mais potenciais candidatos ao ensino superior = maior pressão para subida/manuteção das médias.

• Like
Reactions: bsofiag

Diana Valença

Membro Veterano
Matrícula
9 Maio 2016
Curso
Ciências e Tecnologias
Ninguém sabe isso. O que chamamos a média de entrada do curso é a nota da última pessoa que entrou no curso o ano passado. Explico melhor neste post Médias e Universidades
Quando se fala que depende do curso tem a ver com o número de interessados no curso dessa faculdade e com os exames de provas de ingresso.
Mas pelo que vi, esse curso não tem tido um aumento de procura nem a média subiu tanto assim, então diria nos meus *achismos* que se deve manter entre os 13,0-13,5

Matrícula
25 Abril 2019
Ninguém sabe isso. O que chamamos a média de entrada do curso é a nota da última pessoa que entrou no curso o ano passado. Explico melhor neste post Médias e Universidades
Quando se fala que depende do curso tem a ver com o número de interessados no curso dessa faculdade e com os exames de provas de ingresso.
Mas pelo que vi, esse curso não tem tido um aumento de procura nem a média subiu tanto assim, então diria nos meus *achismos* que se deve manter entre os 13,0-13,5
Ah okay, obrigado

• Like

bruhmoment1

Membro
Matrícula
16 Julho 2021
Bom dia a todos,

Estou a pensar entrar em Economia na FEP, no entanto a minha média, já a contar com a nota que deverei ter no exame, está bastante próxima da nota do último colocado do ano passado (devo ficar assim com uma média de 18.0).

Gostava de saber a vossa opinião sobre o que acham que poderá acontecer este ano. Na minha opinião, como aproximadamente metade das pessoas que entram neste curso são de Ciências e Tecnologias, segundo os dados da DGES dos últimos três anos, e como 50% da nota é a nota do exame e o exame de matemática foi bastante mais difícil do que o do ano passado, neste aspeto devem descer.
Os outros 50% são quase todos de economia e como também há a opção de escolher o exame de economia de 11º ano, para além de matemática, no máximo, 25% da nota de metade dos alunos que ingressam neste curso é influenciada por economia (50% CIF - 25% Mat - 25% Economia), mas como economia só subiu 0.6 valores, comparado com matemática que subiu 1.8 valores no ano passado, não terá tanto impacto e acredito que este ano a média de matemática desça pelo menos 0.6 valores. Tendo isto em conta, a nota de economia deverá ter um peso de 12.5% , o exame de matemática 37.5% e o CIF 50% da nota de candidatura de todos os candidatos no total, supondo que todos os alunos de economia usarão o exame de economia para entrada e nenhum aluno de ciências usa o exame de economia. Quanto ao CIF, que é o que pesa mais, como no ano passado até desceu uma décima em economia e nos outros cursos de média alta no porto, pelo que vi, no máximo só variou duas décimas, penso que não seja um grande problema a ter em conta. Passando ao número de vagas, no ano passado, pelo que o site da DGES apresenta, era suposto abrirem 208 vagas e abriram 250, mas como este ano já confirmaram que planeavam subir de novo, acho que também não será motivo de preocupação.

Dados: Guia das Provas de Ingresso 2021 - Detalhe de Curso
https://www.dges.gov.pt/guias/pdfs/statce/col20f1/ec20_11049081.pdf

Penso que estou a ter tudo em conta, mas se tiverem outra opinião gostaria de sabê-la!

• Like
Reactions: matildeasimao

Diana Valença

Membro Veterano
Matrícula
9 Maio 2016
Curso
Ciências e Tecnologias
Bom dia a todos,

Estou a pensar entrar em Economia na FEP, no entanto a minha média, já a contar com a nota que deverei ter no exame, está bastante próxima da nota do último colocado do ano passado (devo ficar assim com uma média de 18.0).

Gostava de saber a vossa opinião sobre o que acham que poderá acontecer este ano. Na minha opinião, como aproximadamente metade das pessoas que entram neste curso são de Ciências e Tecnologias, segundo os dados da DGES dos últimos três anos, e como 50% da nota é a nota do exame e o exame de matemática foi bastante mais difícil do que o do ano passado, neste aspeto devem descer.
Os outros 50% são quase todos de economia e como também há a opção de escolher o exame de economia de 11º ano, para além de matemática, no máximo, 25% da nota de metade dos alunos que ingressam neste curso é influenciada por economia (50% CIF - 25% Mat - 25% Economia), mas como economia só subiu 0.6 valores, comparado com matemática que subiu 1.8 valores no ano passado, não terá tanto impacto e acredito que este ano a média de matemática desça pelo menos 0.6 valores. Tendo isto em conta, a nota de economia deverá ter um peso de 12.5% , o exame de matemática 37.5% e o CIF 50% da nota de candidatura de todos os candidatos no total, supondo que todos os alunos de economia usarão o exame de economia para entrada e nenhum aluno de ciências usa o exame de economia. Quanto ao CIF, que é o que pesa mais, como no ano passado até desceu uma décima em economia e nos outros cursos de média alta no porto, pelo que vi, no máximo só variou duas décimas, penso que não seja um grande problema a ter em conta. Passando ao número de vagas, no ano passado, pelo que o site da DGES apresenta, era suposto abrirem 208 vagas e abriram 250, mas como este ano já confirmaram que planeavam subir de novo, acho que também não será motivo de preocupação.

Dados: Guia das Provas de Ingresso 2021 - Detalhe de Curso
https://www.dges.gov.pt/guias/pdfs/statce/col20f1/ec20_11049081.pdf

Penso que estou a ter tudo em conta, mas se tiverem outra opinião gostaria de sabê-la!
A média que tiveste foi a esperada?
Acho que tens boas hipóteses mas estás a olhar só para exames e a esquecer da nota do secundário. Para alguns a nota de EF vai contar, este ano dá para fazer melhoria, quem não entrou o ano passado talvez tente este ano de novo pelo CNAES, em principio não vão abrir as vagas dos +23 e o número de candidatos.

vascolptt

Membro
Matrícula
27 Setembro 2020
Gestão na Uma

Ano passado- 14,39

Exames que pedem: Economia A ou Matemática A ou Matemática aplicada às ciências

Tenho média de 14,7 acham que entro?

bruhmoment1

Membro
Matrícula
16 Julho 2021
A média que tiveste foi a esperada?
Acho que tens boas hipóteses mas estás a olhar só para exames e a esquecer da nota do secundário. Para alguns a nota de EF vai contar, este ano dá para fazer melhoria, quem não entrou o ano passado talvez tente este ano de novo pelo CNAES, em principio não vão abrir as vagas dos +23 e o número de candidatos.

Olá,

Agora que já temos mais dados, acho que já é mais fácil de ter uma ideia sobre a/o possível descida/aumento das médias. Fiquei com 17.85 de média.
Quanto aos exames, acho que estes vão descer ainda mais as médias do que o que esperava, comparativamente com o ano passado, visto que a média de matemática está quase igual à de 2018. A de economia, tal como no ano passado, oscilou muito menos comparado com matemática (no ano passado aumentou 0.6 e este ano desceu 0.3, acho eu.

Quanto às vagas, estava à espera de pelo menos 250, mas ficaram apenas 208. No entanto, como o número de vagas de gestão na FEP acabou por ser igual à do ano passado e como uma boa parte das pessoas que tentam entrar em economia tentam em primeiro lugar gestão, já não é assim tao mau... Quanto ao aumento de vagas noutras universidades de outros distritos que receberam um aumento relacionadas com gestão ou economia, acho que isso não tem bastante relevância, visto que 75% dos colocados deste curso são do Porto, mas sempre ajuda, claro!

Quanto às notas do secundário, não sei até que ponto a nota dos antigos concorrentes a economia na FEP são relevantes para mim, já que todos que queriam entrar no ano passado estão abaixo da média e eu estou a cima. Educação física é capaz de fazer subir um pouco as notas, mas também não deve ser muito, porque uma pessoa que tem média de 17.5 com 20 a educação física só deve subir no máximo 3 décimas.

Edit: Quanto à melhoria de nota, não sei muito bem o que pode acontecer. Acho que isso normalmente só é usado por alunos com médias mais baixas e que não deverá ser comum para o meu caso, mas não tenho a certeza.

Com isto e como já tinha explicado na minha outra resposta, acho mesmo que matemática vai influenciar mais as médias, fazendo com que desçam, nem que seja uma décima, mas quem sabe...

Última edição:
  • Like