Previsão das médias 2021/2022

De forma geral, acho que as médias vão:

• Subir

Votes: 72 12.9%
  • Manter

Votes: 196 35.2%
  • Descer

Votes: 289 51.9%

• Total voters
    557
A nota do último colocado na Universidade Católica sai dia 11 deste mês, por isso depois já vai ser mais fácil ter uma noção das médias.
Sai dia 13, também concorri!
Post automatically merged:

Sai dia 13, também concorri!
Eu já estou fora porque era preciso ter 120 a mat e eu tive 117, mas acredito que as médias na católica vão descer

• Like
Reactions: bruhmoment1
Cursos de saúde, como enfermagem por exemplo, a média deve descer certo? Como as notas no exame de biologia que é prova de ingresso desceram estou a rezar para que a
É provável que as médias permaneçam iguais tendo em conta que no ano passado muita gente de 12º aproveitou para repetir exames e beneficiar de todas as regras excecionais. (dai as médias terem disparado para cima)
No entanto não tenho dados estatísticos de quantos alunos de 11º e 12º é que fizeram exames no ano passado.
Seria interessante analisar o número de alunos de 11º e 12º que se inscreveram o ano passado em BG e FQ.
Eu penso que as notas se mantêm porque quem vai entrar este ano, a grande maioria, penso eu, vai usar os exames do ano passado e já muita gente que no ano passado estava no 12° aproveitou para os fazer também e usou-os como prova de ingresso.

• Like
Reactions: Ivo Moreira
Qual é a vossa previsão para a média de engenharia e gestão industrial da FEUP (ano passado foi de 191,3)?
Obrigada e boa sorte a todos ☺️

Qual é a vossa previsão para a média de engenharia e gestão industrial da FEUP (ano passado foi de 191,3)?
Obrigada e boa sorte a todos ☺
Tendo em conta que vão aumentar as vagas e o facto de que desceram as medias bastantes em Matemática, eu diria que vai ser entre 188 e 189.

Heyy! Para quem ainda está indeciso em relação ao curso que vai escolher, criei um vídeo com algumas dicas para facilitar essa escolha!
Se quiserem assistir, aqui está o link:

Espero que seja útil :)

Bem as médias em principio vão descer nem que sejam 2 décimas por isso mantém a esperança. Ainda por cima com essas provas de ingresso e com as descidas que houveram acredito que tenhas hipóteses de conseguir entrar
Eu depois de ver o número de candidatos no primeiro dia:

giphy.gif

Btw, isto poderá ser útil para a discussão:

giphy.gif

A tua opinião mantém-se davis? 🤣
Eu ainda acho que as médias vão permanecer iguais. 🙃

giphy.gif

Ola! Acham que as médias vão subir? Estou a ficar preocupada pq para o Porto tenho média de 17.1 e no ano passado foi 17.5 logo em princípio não devo entrar! A minha esperança é Coimbra porque tenho média a 4 décimas acima do último colocado do ano passado! 🙏🙏🙏🙏

A tua opinião mantém-se davis? 🤣
Eu ainda acho que as médias vão permanecer iguais. 🙃
giphy.gif

Estou a brincar. 😆

Deixa passar uma semana de candidaturas, para ver se este primeiro dia não foi um outlier, e faço um apanhado alargado de todas as variáveis que estão em jogo, como o do ano passado: Previsão médias acesso 2020/2021

Há quer ter em conta que muitas daquelas alterações continuam em vigor. Embora continue a achar que isto pode ser tudo decidido pelo número global de candidatos, que é um dado algo ignorado quando se fala da tendência das médias de forma específica de cada curso. No ano passado houve aquele boom de +11 mil candidatos, e o governo respondeu com o aumento de mais ~5 mil vagas. Imagina que tens este ano uns 57 mil candidatos, que já seria 5 mil abaixo do ano passado, mas seria ~7 mil acima dos valores médios pré-pandemia, e o governo decidia não aumentar nenhuma vaga? O cenário poderia ser pior do que no ano anterior no que toca a esta variável, e isso poderia compensar a descida das notas dos exames dos candidatos de 2021, ficando as médias nos mesmos níveis. Vamos ver e não stressar muito com isto. 😬

Ola! Acham que as médias vão subir? Estou a ficar preocupada pq para o Porto tenho média de 17.1 e no ano passado foi 17.5 logo em princípio não devo entrar! A minha esperança é Coimbra porque tenho média a 4 décimas acima do último colocado do ano passado! 🙏🙏🙏🙏
A diferença não é grande, deves concorrer na mesma.

Btw, o que eu discuto são variações globais médias, depois a variação para cada curso será diferente e entra ainda com outro tipo de variáveis, como se um curso em específico mudou as PIs, se aumentou ou diminuiu as vagas ou se a tendência de procura tem vindo a aumentar/diminuir por se ter tornado/deixado de ser trendy (veja-se a evolução de engenharia informática nos últimos 10 anos).

giphy.gif

Estou a brincar. 😆

Deixa passar uma semana de candidaturas, para ver se este primeiro dia não foi um outlier, e faço um apanhado alargado de todas as variáveis que estão em jogo, como o do ano passado: Previsão médias acesso 2020/2021

Há quer ter em conta que muitas daquelas alterações continuam em vigor. Embora continue a achar que isto pode ser tudo decidido pelo número global de candidatos, que é um dado algo ignorado quando se fala da tendência das médias de forma específica de cada curso. No ano passado houve aquele boom de +11 mil candidatos, e o governo respondeu com o aumento de mais ~5 mil vagas. Imagina que tens este ano uns 57 mil candidatos, que já seria 5 mil abaixo do ano passado, mas seria ~7 mil acima dos valores médios pré-pandemia, e o governo decidia não aumentar nenhuma vaga? O cenário poderia ser pior do que no ano anterior no que toca a esta variável, e isso poderia compensar a descida das notas dos exames dos candidatos de 2021, ficando as médias nos mesmos níveis. Vamos ver e não stressar muito com isto. 😬

A diferença não é grande, deves concorrer na mesma.

Btw, o que eu discuto são variações globais médias, depois a variação para cada curso será diferente e entra ainda com outro tipo de variáveis, como se um curso em específico mudou as PIs, se aumentou ou diminuiu as vagas ou se a tendência de procura tem vindo a aumentar/diminuir por se ter tornado/deixado de ser trendy (veja-se a evolução de engenharia informática nos últimos 10 anos).
Ok! Obrigada! Mas o q achas: as médias vão subir, descer ou manter se?

@davis Tenho uma pergunta. Em média, o curso de matemática é dos menos concorridos na UMa, é o 4º menos concorrido da universidade. 20 vagas, 23 candidatos e apenas 9 colocados. 2ª fase, 12 vagas, 6 candidatos e apenas 2 colocados. Nos anos anteriores era o ensino em inglês, mas era basicamente quase o mesmo nível de interesse. Achas que o interesse nesse curso vai manter-se assim ou poderá vir a mudar? E também, como o único exame que usado é o de matemática A, a média em relação ao ano passado, deverá diminuir, não é?
A minha situação é que, com base na minha média, só consigo entrar na 2ª fase. Mas isso não vai importar caso o interesse nesse curso seja igual ao ano passado, se isso acontecer, entro na boa pela 1ª fase porque vai haver metade apenas das vagas preenchidas.

• Like
Reactions: Teresa P.
@davis Tenho uma pergunta. Em média, o curso de matemática é dos menos concorridos na UMa, é o 4º menos concorrido da universidade. 20 vagas, 23 candidatos e apenas 9 colocados. 2ª fase, 12 vagas, 6 candidatos e apenas 2 colocados. Nos anos anteriores era o ensino em inglês, mas era basicamente quase o mesmo nível de interesse. Achas que o interesse nesse curso vai manter-se assim ou poderá vir a mudar? E também, como o único exame que usado é o de matemática A, a média em relação ao ano passado, deverá diminuir, não é?
A minha situação é que, com base na minha média, só consigo entrar na 2ª fase. Mas isso não vai importar caso o interesse nesse curso seja igual ao ano passado, se isso acontecer, entro na boa pela 1ª fase porque vai haver metade apenas das vagas preenchidas.
Como dizes, esse curso não foi muito procurado no ano passado, por isso, é ainda mais difícil conseguir "prever" a média do último colocado já que a amostra (alunos colocados) é muito pequena.

Se já em cursos com muitas vagas, como é o caso das engenharias em algumas faculdades, é difícil prever possíveis variações, tudo isso se torna ainda mais difícil em cursos com menos vagas (ou pouca procura). 😕

Como dizes, esse curso não foi muito procurado no ano passado, por isso, é ainda mais difícil conseguir "prever" a média do último colocado já que a amostra (alunos colocados) é muito pequena.

Se já em cursos com muitas vagas, como é o caso das engenharias em algumas faculdades, é difícil prever possíveis variações, tudo isso se torna ainda mais difícil em cursos com menos vagas (ou pouca procura). 😕
E quanto ao nivel de procura em si? Isso tipo de coisa costuma mudar de um ano para o outro ou em geral é constante o nível de procura?

Ok! Obrigada! Mas o q achas: as médias vão subir, descer ou manter se?
Por agora o que tenho a dizer é o que já coloquei neste tópico e no outro dos candidatos.
E quanto ao nivel de procura em si? Isso tipo de coisa costuma mudar de um ano para o outro ou em geral é constante o nível de procura?
Consegues ver isso aqui no fórum, conforme o número de mensagens/tópicos de cada curso que vão sendo criados. Diria que Matemática não é dos cursos em que o interesse se tenha modificado muito e vá sofrer com isso este ano.
Só espero que para medicina mantenham... tenho 19,03 e a média para a fmup o ano passado foi 18,85..
Nenhum curso de Medicina chegará aos 19,0 na minha opinião. Mais rapidamente, a subir, seria outra engenharia.

• Like
Reactions: Pedro D. Jesus
Boas,
Tenho média de 14,2 já com exames incluídos,
O ano passado, enfermagem em Portalegre- 13,34 último colocado (primeira fase)
Acham que tenho probabilidades de entrar este ano? Obrigadaaa