Previsão de Médias de Acesso 2021/2022 - Medicina

inesar03

Membro
Matrícula
23 Março 2021
Olá a todos,
Sou um aluna do 12º ano e prevejo acabar o secundário com uma média entre 18,2 e 18,3 e gostava de saber quais as minhas expectativas para ingressar no curso de Medicina, visto que as médias o ano passado subiram muito e a minha já é bastante próxima da do último colocado nas universidades com médias mais baixas em situações normais.
Acham que as médias se vão manter ou podem subir outra vez?

Não devem subir mais a não ser que as PI este ano sejam pontos oferecidos em todas as questões. No ano passado facilitaram, talvez este ano voltem à "normalidade". Ou mantêm ou descem ligeiramente.

Olá a todos,
Sou um aluna do 12º ano e prevejo acabar o secundário com uma média entre 18,2 e 18,3 e gostava de saber quais as minhas expectativas para ingressar no curso de Medicina, visto que as médias o ano passado subiram muito e a minha já é bastante próxima da do último colocado nas universidades com médias mais baixas em situações normais.
Acham que as médias se vão manter ou podem subir outra vez?
É difícil fazer previsões, mas posso apresentar-te vários cenários, porque os alunos que concorrem a Medicina não estão todos na mesma situação:

1) Tens alunos que queriam entrar em Med no ano passado (ou anos anteriores) e estão a voltar a concorrer. Dentro desta situação vais ter alguns deles que fizeram exames em 2020, poderão ter provas de ingresso elevadas a BG, FQ ou Matemática.
2) Tens alunos que terminam este ano o secundário e, como tal, ainda não têm a PI de Matemática. Mas podem já ter muito boas provas de ingresso em BG e FQ, afinal de contas, eram os exames do 11º, que muitos destes alunos devem ter feito.

Na minha modesta opinião, só desceriam se o exame de Matemática deste ano tivesse notas muito mais baixas que este ano nos percentis das notas mais elevadas, mas isso é futurologia. Portanto, não me parece fácil que as notas dos últimos colocados possam descer, enquanto os exames de 2020 ainda forem válidos. De resto, dependerá de como forem os exames de 2021 e, mesmo com os resultados dos exames, é difícil prever quando não se sabe para onde vão concorrer aqueles alunos.

É difícil fazer previsões, mas posso apresentar-te vários cenários, porque os alunos que concorrem a Medicina não estão todos na mesma situação:

1) Tens alunos que queriam entrar em Med no ano passado (ou anos anteriores) e estão a voltar a concorrer. Dentro desta situação vais ter alguns deles que fizeram exames em 2020, poderão ter provas de ingresso elevadas a BG, FQ ou Matemática.
2) Tens alunos que terminam este ano o secundário e, como tal, ainda não têm a PI de Matemática. Mas podem já ter muito boas provas de ingresso em BG e FQ, afinal de contas, eram os exames do 11º, que muitos destes alunos devem ter feito.

Na minha modesta opinião, só desceriam se o exame de Matemática deste ano tivesse notas muito mais baixas que este ano nos percentis das notas mais elevadas, mas isso é futurologia. Portanto, não me parece fácil que as notas dos últimos colocados possam descer, enquanto os exames de 2020 ainda forem válidos. De resto, dependerá de como forem os exames de 2021 e, mesmo com os resultados dos exames, é difícil prever quando não se sabe para onde vão concorrer aqueles alunos.
Eu tirei 180 a BG e 188 a FQ então acho que foi bastante bom para mim e não tenho muitas dificuldades a matemática então também conto com uma boa nota.
De qualquer forma obrigada pela opinião.

Eu tirei 180 a BG e 188 a FQ então acho que foi bastante bom para mim e não tenho muitas dificuldades a matemática então também conto com uma boa nota.
De qualquer forma obrigada pela opinião.
Concordo com o que a @Ariana_ te disse!

Não sei se esta visão é mais pessimista, mas há também uma chance de mas médias voltarem a aumentar para Medicina, visto que é neste ano que se vai sentir em maior quantidade as notas altíssimas dos exames de FQ e BG do ano passado.

No entanto, acho que prever este tipo de coisas só te vai agravar a ansiedade! Continua apenas a dar o teu melhor (pelo o que parece, deu imensos frutos🤗), e vais ver que quando chegar à altura vai correr bem!

Última edição:
Concordo com o que a @Ariana_ te disse!

Não sei se esta visão é mais pessimista, mas há também uma chance de mas médias voltarem a aumentar para Medicina, visto que é neste ano que se vai sentir em maior quantidade as notas altíssimas dos exames de FQ e BG do ano passado.

No entanto, acho que prever este tipo de coisas só te vai agravar a ansiedade! Continua apenas a dar o teu melhor (pelo o qu parece, deu imensos frutos🤗), e vais ver que quando chegar à altura vai correr bem!
Obrigada ☺

• Like
Reactions: Miguel2004
Olá! Estou basicamente na mesma situação que tu...Também me quero candidatar este ano e já ando a sofrer um "bocadinho" com esta ansiedade toda das médias subirem. No entanto, acho que o melhor mesmo para já é focar em matemática e acreditar que tudo vai correr bem. Se precisares de algo estou aqui, boa sorte!!

• Like
Reactions: fgdgdjhd and mp0409
Olá! Estou basicamente na mesma situação que tu...Também me quero candidatar este ano e já ando a sofrer um "bocadinho" com esta ansiedade toda das médias subirem. No entanto, acho que o melhor mesmo para já é focar em matemática e acreditar que tudo vai correr bem. Se precisares de algo estou aqui, boa sorte!!
Muito Obrigada. O mesmo da minha parte se precisares de algo.

então é assim, a minha media ronda os 18,33 e este ano pretendo fazer melhorias a fq e biologia e o exame de matemática, mas estou com muito receio que não consigo tirar as notas excelentes que são preciso. o ano passado fui muito cansado para os exames e podiam ter corrido muito melhor pois eu estava preparado. Tenho algum receio de não conseguir este ano entrar, mesmo que a media interna ainda suba um bocadinho com as melhorias...

Pessoal que pretende ir para medicina, feito hoje o exame de matemática A, qual será a vossa média final (aproximadamente) e pretendem ir para que faculdade? (O meu em princípio será 18,8 valores e queria ir para a NOVA medical school)

P.S. Estou a perguntar isso para termos uma pequena noção das médias de acesso este ano nas faculdades! :D
Espero que os exames vos tenham corrido bem e espero que entremos todos kkk

• Like
Reactions: fgdgdjhd
Bem, se tirar 17,8 no exame de matA ( isto porque pode ser 16,4 porque tenho uma duvida nos critérios ), a minha nota de candidatura será 184.4
Ainda não decidi para qual universidade me candidatar mas eventualmente terá de ser na UBI ou qualquer uma de Lisboa, pois são as que tem médias mais baixas.
Vai ser diíficil entrar em qualquer uma, já nem tenho muitas esperanças, mas vou colocar nas opções na mesma pode ser que tenha sorte

Também estou com algumas dúvidas nos critérios mas em principio tenho 18.1 no exame de matemática e a minha média de candidatura fica a 18.61 caso não melhore o exame de BG

Pessoal que pretende ir para medicina, feito hoje o exame de matemática A, qual será a vossa média final (aproximadamente) e pretendem ir para que faculdade? (O meu em princípio será 18,8 valores e queria ir para a NOVA medical school)

P.S. Estou a perguntar isso para termos uma pequena noção das médias de acesso este ano nas faculdades! :D
O exame de Matemática não correu como queria, a confusão foi tanta que não consigo prever a minha nota criteriosamente. No entanto, espero que ronde os 16 valores, pois nesse caso teria nota de candidatura de 18.8.

• Like
Reactions: diogosilva2403
A minha nota de matemática deve ser 18, ainda vou fazer biologia amanhã mas penso que a minha média vai ser por volta de 18,3 não sei se será suficiente...

• Like
Reactions: diogosilva2403
Ainda não sei se me vou candidatar a medicina, mas se sim devo ficar com média de 18,35, está muito no limite... (se as médias não subirem)

Olá!! A minha média interna é de 19,33 , e no exame de mat não estou à espera de ter menos de 18 (mas nunca se sabe), e a minha média de candidatura, com essa nota, fica de 19,13 (tendo em conta bg e fqa também).
Também estou a pensar em pôr a nms como primeira opção :)))

antes de mais, a todos os aspirantes, boa sorte! se quiserem falar com mais colegas aspirantes (e colegas já mediciners que vos podem dar dicas), temos um grupo no whatsapp com aspirantes!
já sobre as médias, ainda é cedo para dar palpites, tudo vai depender de como se comportarem as notas do exame de matemática. o ano passado muitos pensavam que não subia muito, e depois afinal… o meu palpite pessoal é que pelo menos se mantenham, agora se será mesmo assim, não sei.
aproveitem agora as férias, divirtam-se, e o que for, será! 🥰

Olá!! Se tirar 18,0 no exame de matemática A fico com média de candidatura de 19,0 para medicina. Espero que as médias não subam este ano, pois gostaria de me candidatar à FMUP, cuja média no ano passado foi de 18,85 na primeira fase (o que considero bastante elevado). De qualquer forma, espero que todos consigamos entrar na nossa primeira opção :)