Previsão de Médias de Acesso 2021/2022 - Medicina

Olá!! Se tirar 18,0 no exame de matemática A fico com média de candidatura de 19,0 para medicina. Espero que as médias não subam este ano, pois gostaria de me candidatar à FMUP, cuja média no ano passado foi de 18,85 na primeira fase (o que considero bastante elevado). De qualquer forma, espero que todos consigamos entrar na nossa primeira opção :)
Também estou a pensar em colocar a FMUP em 1° opção. Se tiver a nota que espero a matemática fico com uma média de candidatura semelhante à tua: 19,02 😅
Espero mesmo que as médias não subam este ano, caso contrário será difícil entrar na 1° opção.
Boa sorte a todos 💪

Boa tarde. Globalmente, acham que as médias de medicina vão subir, manter ou diminuir?
Acho que não vão subir. Supostamente, os exames não estão a ir lá muito bem no geral.

• Like
Reactions: Idealism
Obrigado pela opinião. A minha dúvida era que se calhar apenas as médias do próximo ano irão diminuir, visto que os alunos que concorrem este ano já usufruiram dos 2 exames fáceis do ano passado (biologia geologia e físico-química)

Boa tarde. Globalmente, acham que as médias de medicina vão subir, manter ou diminuir?
Eu, tal como tu disseste, devido aos exames mais fáceis do ano passado, acho que as médias vão subir ligeiramente. Porque matemática sozinho não consegue fazer a diferença pra fazer com que as médias desçam tanto, ou se não, pelo menos as médias mantêm-se..

• Like
Reactions: Marianacosta06
Obrigado pela opinião. A minha dúvida era que se calhar apenas as médias do próximo ano irão diminuir, visto que os alunos que concorrem este ano já usufruiram dos 2 exames fáceis do ano passado (biologia geologia e físico-química)

Eu terminei o secundário o ano passado e, na altura, 5 pessoas da minha turma queriam medicina e todas repetiram os exames de FQ e Biologia para melhorar a nota, ou seja, acabaram por utilizar como PI os 3 exames de 2020, com notas mais elevadas. Isto foi apenas o que observei, não posso de todo generalizar, mas pergunto se uma boa parte das pessoas que entrou em medicina e levou ao aumento das médias não terão já utilizado as 3 provas de 2020, quer seja de 11º (por melhoria da PI), como o de Matemática. Se assim fosse, duvido que as médias este ano aumentassem até porque o exame de Matemática ainda equilibra ligeiramente.

Boa noite. Entre a FMUC, NMS E FML há alguma que seja melhor, ou são as três muito boas?

todas vão ter as suas coisas boas e más, e vão-se adaptar de maneira diferente a toda a gente, porque tem métodos de ensino diferente. o melhor que tens q fazer é informares-te sobre as diferenças de cada faculdade e tentares perceber qual se poderia adaptar melhor a ti. depois tens também outros fatores, como cidade, estilo de vida, coisas que podem ser importantes também ☺️

• Like
Reactions: Afonso7
Boa noite. Entre a FMUC, NMS E FML há alguma que seja melhor, ou são as três muito boas?
todas vão ter as suas coisas boas e más, e vão-se adaptar de maneira diferente a toda a gente, porque tem métodos de ensino diferente. o melhor que tens q fazer é informares-te sobre as diferenças de cada faculdade e tentares perceber qual se poderia adaptar melhor a ti. depois tens também outros fatores, como cidade, estilo de vida, coisas que podem ser importantes também ☺
É isto que a Mariana disse, salientando o facto que, apesar de haverem sempre diferenças a nível curricular (por vezes, só no nome que se dá a determinada área disciplinar, outras vezes poderá ser algo mais), essas três faculdades acabam por não ser diferentes no que toca ao método de ensino, no geral. Eu diria que diferente é a UAlg, por exemplo, que tem um método de ensino baseado em PBL, entre outras coisas, um pouco longe daquilo que nós estamos habituados com as nossas clássicas aulas teóricas, teórico-práticas, práticas, métodos de avaliação, divisão anos pré-clínicos/clínicos bem definida, etc.

De qualquer forma, @afonsopcsilva, não há uma faculdade que é melhor ou pior que outra, há fatores positivos e negativos em todo o lado e, mesmo dentro da mesma faculdade e ano, as pessoas têm experiências um pouco diversas, tendo em conta a sua personalidade e forma de ver as coisas, projetos em que se envolvem, os amigos novos que fazem, a forma como se adaptam à exigência e método de ensino, etc etc.

Às vezes, fatores como a distância a casa acabam por ser mais importantes (pelo menos, para mim), porque a certo ponto acaba por ser muito chato fazer grandes viagens (seja no caso de casa-faculdade, como aluno deslocado, na cidade que escolheres - quanto mais próximo da faculdade melhor - a própria FML e NMS diferem na sua localização em Lisboa, sendo que, a certo ponto, a NMS vai passar para Carcavelos; seja na distância casa/cidade de onde vens-cidade onde estudas).

Olá a todos,
Agora que saíram as notas dos exames, como acham que serão as médias este ano? Tenho média inferior em apenas duas centésimas ao último colocado do ano passado… Será que tenho hipótese ?

Olá a todos,
Agora que saíram as notas dos exames, como acham que serão as médias este ano?
Olaaa,olha no caso da medicina pelo que eu sei os alunos que estavam no 12ano do ano passado que ingresaram nestes cursos que pedem math e port fizeram exames do 11ano com os do 12ano e se candidataram no mesmo ano! Ou seja as medias de medicina devem descer pq as pesssoas que se vão candidatar ESSE ano vão utilizar o exame de math DESSE ano. Ja fq e bg podese utilizar os exames tanto de 2021 quanto de 2020 por isso que essas disciplinas do 11ano não tenho previsões... mas os alunos que vão se REcandidatar têm vantagem pois eles podem utilizar os exames do ano passado que foram fáceis. O que acaba por ser INJUSTO com os q vão candidatar esse ano :(

Olá malta!

Agora que já saíram as notas dos exames, acham que as médias para medicina vão-se manter, subir ou descer??

• Like
Reactions: Lara1920
Bom dia,
Eu tive 169 a biologia, 175 a quimica e 188 a matemática e tenho 193 como nota interna. Queria muito entrar no icbas, acham que este ano consigo?

Olaaa,olha no caso da medicina pelo que eu sei os alunos que estavam no 12ano do ano passado que ingresaram nestes cursos que pedem math e port fizeram exames do 11ano com os do 12ano e se candidataram no mesmo ano! Ou seja as medias de medicina devem descer pq as pesssoas que se vão candidatar ESSE ano vão utilizar o exame de math DESSE ano. Ja fq e bg podese utilizar os exames tanto de 2021 quanto de 2020 por isso que essas disciplinas do 11ano não tenho previsões... mas os alunos que vão se REcandidatar têm vantagem pois eles podem utilizar os exames do ano passado que foram fáceis. O que acaba por ser INJUSTO com os q vão candidatar esse ano :(
Olá! Sim tudo o que disseste é verdade, porém não nos podemos esquecer que as pessoas que não entraram no ano passado em med é porque não tiveram média para tal. Como este ano foi muito mais difícil subir nos exames então eles devem candidatar-se com a média do ano passado que, tal como já referi, não deve ser assim taooo alta, caso contrário, conseguiriam ter entrado no ano passado. Não sei se me fiz entender ahah

Pessoal que pretende ir para medicina, feito hoje o exame de matemática A, qual será a vossa média final (aproximadamente) e pretendem ir para que faculdade? (O meu em princípio será 18,8 valores e queria ir para a NOVA medical school)

P.S. Estou a perguntar isso para termos uma pequena noção das médias de acesso este ano nas faculdades! :D
Espero que os exames vos tenham corrido bem e espero que entremos todos kkk
Tive 15 no exame, pelo que a minha media de candidatura é 182,3 :/ estou com bastante medo de nao entrar.

Estou com média de 18,63 e queria entrar na FMUP (onde a média é de 18,85).
Como a média do exame de matemática baixou estou com algumas expectativas, o que acham ?

Estou com média de 18,63 e queria entrar na FMUP (onde a média é de 18,85).
Como a média do exame de matemática baixou estou com algumas expectativas, o que acham ?
Acho que é um bocadinho imprevisível e difícil de encontrar certezas suficientes… Apesar do número de 19’s e 20’s ter sido substancialmente menor, as notas altas que houve a fq e a bio vão puxar as médias dos candidatos a medicina para cima… Resta saber qual dessas tendências irá pesar mais :/ De qualquer das formas, estamos no mesmo barco, também concorri à fmup como 1a opção! Espero que as médias desçam e que nos possamos encontrar eheh ❤️ Beijinho grande e boa sorte! 🍀

o ano passado não entrei com média de 18,33 este ano subi para 18,63 acham q é possível não entrar em nenhuma? Não sei se ponha madeira ou Açores em último alguém tem alguma opinião fundamentada em relação a estes dois ciclos básicos? ☺

• Like
Reactions: fgdgdjhd