Previsão de Médias de Acesso 2021/2022 - Medicina

o ano passado não entrei com média de 18,33 este ano subi para 18,63 acham q é possível não entrar em nenhuma? Não sei se ponha madeira ou Açores em último alguém tem alguma opinião fundamentada em relação a estes dois ciclos básicos? ☺
Alô, Francisca!! ❤️ Vou concorrer como tu este ano, portanto, antes de tudo, muita muita sorte! :))) Pesquisei um bocadinho sobre ambos os ciclos básicos e pareceram-me uma excelente forma de conseguir aceder à fac de Lisboa (Madeira) e de Coimbra (Açores). Por outro lado, enquanto ilhas, para além de serem turísticas eheh, são mais pequenas, logo albergam menos alunos, pelo que existe uma maior proximidade entre todos! De qualquer das formas, acho mesmo impossível não entrares no continente… Para mim, Lisboa, UBI garantidas e Coimbra tb penso que sim! Beijinho grande!

• Like
Reactions: Wraak
Olá
Também candidatei me a medicina este ano com 185.0. Achas que consigo, pelo menos, entrar nos ciclos básicos na ilhas? Estou com receio de que as médias aumentem este ano e não consiga entrar, uma vez que, estou quase no limite em comparação com as médias do ano passado.
Olá! É um bocadinho difícil de prever, estamos todos nas mãos do destino, contudo, acho que sim, que consegues entrar na UBI e Lisboa, pelo menos. Mau era se 18,5 não fosse suficiente para as ilhas! Espero que sejamos colegas de curso 🥰 Beijinhos e está confiante!

• Like
Reactions: fgdgdjhd
Obrigada!!! Agora estou indecisa entre madeira ou ubi! Eu sou do Porto e não sei se prefiro ficar 3 anos na madeira e dps em Lisboa do que 6 na ubi! Alguém tem alguma experiência na ubi ou qual escolheriam?

Olá, vou concorrer este ano a medicina pela 2.a vez com 18,07. Acham que há possibilidade de entrar no continente ou nas ilhas?
acham que as médias vão descer? Boa sorte a todos desde já!🤞🏻

Última edição:
  • Like
Reactions: Wraak
Acho que é um bocadinho imprevisível e difícil de encontrar certezas suficientes… Apesar do número de 19’s e 20’s ter sido substancialmente menor, as notas altas que houve a fq e a bio vão puxar as médias dos candidatos a medicina para cima… Resta saber qual dessas tendências irá pesar mais :/ De qualquer das formas, estamos no mesmo barco, também concorri à fmup como 1a opção! Espero que as médias desçam e que nos possamos encontrar eheh ❤️ Beijinho grande e boa sorte! 🍀
Obrigada pela tua resposta! Vou manter me positiva 😁 Se entrar na FMUP espero que possamos conhecer-nos. Beijinho 😘

Ultrapassados os 100 candidatos no tópico de Medicina deste ano, fiz esta pequena brincadeira, comparando os valores médios das notas de candidatura para cada faculdade e a média global, com as médias dos respetivos valores da lista de 2020.

A amostra de 2021 foram os tais cerca de 100 candidatos que já lá estão. E a amostra de 2020 foram cerca de 250 candidatos.

Interpretem isto de forma leviana, já que os valores médios podem não ser os melhores para esta análise, e as amostras no Uniarea podem não ser representativas. É só uma brincadeira. 😬

mediasmedicina.jpg

Ultrapassados os 100 candidatos no tópico de Medicina deste ano, fiz esta pequena brincadeira, comparando os valores médios das notas de candidatura para cada faculdade e a média global, com as médias dos respetivos valores da lista de 2020.

A mostra de 2021 foram os tais cerca de 100 candidatos que já lá estão. E a amostra de 2020 foram cerca de 250 candidatos.

Interpretem isto de forma leviana, já que os valores médios podem não ser os melhores para esta análise, e as amostras no Uniarea podem não ser representativas. É só uma brincadeira. 😬

Ver anexo 21139
Onde posso ver isso?

A amostra de 2021 foram os tais cerca de 100 candidatos que já lá estão. E a amostra de 2020 foram cerca de 250 candidatos.

Ver anexo 21139
Posto isto, o mais provável é que as médias aumentem um pouco este ano, certo?

Na minha opinião não dá para fazer previsões, 100 pessoas é um número
Penso que 100 pessoas é um número bastante reduzido para tirar esse tipo de
conclusões

Olá @joanaccfl
O que queres dizer com a amostra ser representativa ou não?
É um tema comum quando se fala em sondagens políticas ou nas audiências televisivas (ou qualquer estudo estatístico com base numa amostra da população). Para poderes estudar um universo/população, tens de garantir que a amostra que tens representa esse grupo de forma fidedigna. Para teres uma amostra estatisticamente representativa, os seus elementos devem ser selecionados de forma aleatória ou com base em critérios que garantam que todos os "tipos" de alunos estão representados.

Neste caso em particular, imagina que aqueles 100 alunos que colocaram a nota de candidatura são 80% do ensino privado e 20% do ensino público (que não é a distribuição dos alunos candidatos), ou que 80% dos alunos têm exames de 2020 e só 20% dos alunos têm exames de 2021 (quando o balanço entre o universo de candidatos é diferente), então essa amostra não seria representativa. Considerando a forma como estamos a fazer, recolhendo dados aleatórios, há uma boa possibilidade da amostra ser representativa, mas não podemos garantir isso.

Olá @joanaccfl

É um tema comum quando se fala em sondagens políticas ou nas audiências televisivas (ou qualquer estudo estatístico com base numa amostra da população). Para poderes estudar um universo/população, tens de garantir que a amostra que tens representa esse grupo de forma fidedigna. Para teres uma amostra estatisticamente representativa, os seus elementos devem ser selecionados de forma aleatória ou com base em critérios que garantam que todos os "tipos" de alunos estão representados.

Neste caso em particular, imagina que aqueles 100 alunos que colocaram a nota de candidatura são 80% do ensino privado e 20% do ensino público (que não é a distribuição dos alunos candidatos), ou que 80% dos alunos têm exames de 2020 e só 20% dos alunos têm exames de 2021 (quando o balanço entre o universo de candidatos é diferente), então essa amostra não seria representativa. Considerando a forma como estamos a fazer, recolhendo dados aleatórios, há uma boa possibilidade da amostra ser representativa, mas não podemos garantir isso.
Obrigada pela explicação :)

• Like
Reactions: davis
A minha média para medicina é de 18,52 e estou com muito receio de não entrar neste curso (coloquei até o ciclo básico nos Açores). Também coloquei medicina dentária, mas confesso que a ideia não me agrada nem um bocadinho.
Quais são as previsões para as médias de medicina, será que dá?
As previsões são muito à base da especulação porque ninguém sabe se a descida de matemática vai ser suficientemente forte para contrariar a tendência de subida imposta pelos exames de 2020… De qualquer das formas, acho mesmo impossível não entrares no continente com essa média! Para mim, Lisboa e UBI estão seguras! Beijinho e boa sorte! 🥰

• Like
Reactions: Guilherme Novo

Ver anexo 21139
Olá quando houver mais respostas, ou seja, quando chegar mais ou menos ao
valor da amostra de 2020, podem refazer este cálculo. É que fiquei um pouco assustada, este mapa indica uma nova subida nas médias. Obrigada