Previsão do Número de Candidatos

Root

Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
7 Julho 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Conteúdo removido

Última edição:
parabéns pelos teus cálculos. !intuitivamente e com cálculos muito menos sofisticados, também tenho essas ideia.

Assim sendo, com maior numero de candidatos, mantendo-se +- constante o número de vagas e as médias das notas de candidatura , as notas mínimas de acesso vão com certeza aumentar de uma forma geral.

• Like
Reactions: Root
Aos interessados:

O número de candidatos, este ano, está a seguir um modelo que pode ser aproximado por uma função logarítmica. No ano passado, aproximava-se de uma função potência.

Se os hábitos de candidatura de este ano se mantiverem e o modelo atual permanecer adequado, então a previsão de candidatos total em função do dia pode ser prevista por: y = 9428,6ln(x) + 8546,9 (R^2 = 0,9933)
Como temos 19 dias de candidaturas, este modelo prevê que teremos 36 309 candidatos.

TfCly2a.png

Caso os hábitos de candidatura se aproximem dos hábitos do ano passado, então o modelo que se adaptaria a este conjunto de dados seria dado por: y = 9535,9x^0,5627 (R^2 = 0,9884)
Como temos 19 dias de candidaturas, este modelo prevê que teremos 49994 candidatos.

Q3Mbnbr.png

O primeiro modelo (logarítmico) ajusta-se melhor aos dados atuais, como se pode ver pelo valor de R^2, mas, no ano passado, esse modelo não seria o mais adequado. Não é possível prever se as tendências nas candidaturas se vão manter, daí também ter mostrado o que aconteceria se os hábitos se aproximassem dos do ano passado (o que seria expectável, pois a população de indivíduos a concorrer ao ensino superior deverá ser comparável com a do ano passado). O mais sensato será aguardar alguns dias e ver se o atual modelo se mantém adequado.

Consegues fazer uma previsão para as médias do curso de medicina?!?

Não me custa nada, e todos os dias o modelo se aproxima mais da previsão real. :) Eu diria que na realidade ficaremos próximos dos 46 000.
Achas que mais 4000 candidatos que o ano passado influenciará muito as médias, principalmente dos cursos com notas mais elevadas?

Achas que mais 4000 candidatos que o ano passado influenciará muito as médias, principalmente dos cursos com notas mais elevadas?
Eu acho que não, este acréscimo deve-se à maior acessibilidade do Exame da Matemática, que permitiu passar e concluir o 12º aqueles que, se calhar, se fosse um exame menos acessivel não teriam passado a matemática nem concluindo o 12º, não podendo por isso candidatar-se à faculdade.

Por isso acho que não influenciará cursos com notas mais altas ou cursos com matemática (tipo engenharia e assim)

Claro que isto é só uma previsão baseada na minha opinião

Eu acho que não, este acréscimo deve-se à maior acessibilidade do Exame da Matemática, que permitiu passar e concluir o 12º aqueles que, se calhar, se fosse um exame menos acessivel não teriam passado a matemática nem concluindo o 12º, não podendo por isso candidatar-se à faculdade.

Por isso acho que não influenciará cursos com notas mais altas ou cursos com matemática (tipo engenharia e assim)

Claro que isto é só uma previsão baseada na minha opinião
Realmente é possível que assim seja já que muita gente deixa MatA para trás e este ano a média mesmo para externos foi alta.

De acordo com essas previsões é possivel afirmar que as médias de cursos de Engenharia vão subir muito considerando que o exame de matemática foi mais acessível e houve melhores notas?

E a nova previsão aponta para que ultrapassemos os 46 mil.

Y=9832,2x^0,53 (R^2=0,9944)

Previsão = 46 816.
Comparando com os dados já emitidos pela DGES o número de candidatos foi 48306 o que corresponde a uma diferença de 1490 alunos (deficit) assim a taxa de erro do modelo apresentado pelo @Root foi 3,08% o que indicia um modelo apropriado para a previsão do número de candidatos.

Aos interessados:

O número de candidatos, este ano, está a seguir um modelo que pode ser aproximado por uma função logarítmica. No ano passado, aproximava-se de uma função potência.

Se os hábitos de candidatura de este ano se mantiverem e o modelo atual permanecer adequado, então a previsão de candidatos total em função do dia pode ser prevista por: y = 9428,6ln(x) + 8546,9 (R^2 = 0,9933)
Como temos 19 dias de candidaturas, este modelo prevê que teremos 36 309 candidatos.

TfCly2a.png

Caso os hábitos de candidatura se aproximem dos hábitos do ano passado, então o modelo que se adaptaria a este conjunto de dados seria dado por: y = 9535,9x^0,5627 (R^2 = 0,9884)
Como temos 19 dias de candidaturas, este modelo prevê que teremos 49994 candidatos.

Q3Mbnbr.png

O primeiro modelo (logarítmico) ajusta-se melhor aos dados atuais, como se pode ver pelo valor de R^2, mas, no ano passado, esse modelo não seria o mais adequado. Não é possível prever se as tendências nas candidaturas se vão manter, daí também ter mostrado o que aconteceria se os hábitos se aproximassem dos do ano passado (o que seria expectável, pois a população de indivíduos a concorrer ao ensino superior deverá ser comparável com a do ano passado). O mais sensato será aguardar alguns dias e ver se o atual modelo se mantém adequado.
Henrique? Is that you? xD

Não estou muito confiante quanto a esta previsão, honestamente, mas, utilizando o método do ano passado, calculo 37 740 candidatos no fim de 21 dias de candidaturas (y = 13368x^0.3509).

Deve passar.Mas quem sabe xD era bom q assim fosse:sweatsmile::tearsofjoy:

Utilizei o mesmo método explicado na primeira mensagem e publiquei o resultado. Como disse, não acredito que sejam tão poucos, mas foi o resultado e, se quero que exista algum rigor, não o posso alterar a bel-prazer.
claro, só acho estranho... então hoje ja estão mais que o ano passado e tu preves que no final ha menos? nao digo que os teus calculos estao mal nem quero insultar alguem, mas isto soa me estranho