Olá
@Juno
Isso não é de todo verdade. Não sei qual é a tua a mostra, mas eu tenho acompanhado (vários milhares) de alunos que entram no ensino superior desde 2014 vindos do ensino profissional + artístico + vocacional + recorrente aqui no Uniarea e a obrigatoriedade de exames que entravam na CFCEPE baixou a média à maioria desses alunos. Além de lhes voltar a baixar a nota de candidatura novamente, dado serem exames com programas diferentes dos seus cursos.
Muitos desses alunos nem concorriam porque nem conseguiam obter os mínimos nos exames para terem provas de ingresso válidas. Basta olhar para as estatísticas e ver que enquanto 88% dos alunos que acabam cursos regulares científico-humanísticos seguem para o ensino superior, apenas 11% dos alunos que acabam o ensino profissional têm o mesmo destino. Não me admiraria que graças aos exames nacionais deste ano esta última percentagem desse um grande salto, e fossem estes alunos um dos principais responsáveis pelo aumento de +11 mil candidatos que temos este ano.