Previsão médias acesso 2020/2021

 
O curso é da area da saude e as provas de ingresso valem 40%
Certo, mas se te focares bem, estudares todos os dias, dar o máximo para os exames dessas disciplinas que te servem como prova de ingresso consegues, o esforço vai ser recompensado! Eu também estou a fazer o mesmo a matemática A e a física e química A, desde Setembro e já estou a mostrar bastante evolução, com trabalho tudo se resolve!
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50% é de facto muito, mas vale lembrar que 50% em 1 PI + 30% em 4 disciplinas baixa mais a média nesses casos do que só 50% em 1 PI.
Exato, tens razão depende dos cursos e das PI, mas se forem 2 provas de ingresso ou até mais já se distribui mas a proporcionalidade do conhecimento e já pode baixar mais a média nesses casos
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50% é de facto muito, mas vale lembrar que 50% em 1 PI + 30% em 4 disciplinas baixa mais a média nesses casos do que só 50% em 1 PI.
Temos um exemplo bom, o instituto superior técnico, que é para onde eu quero ir, é uma instituição muito conhecida nas áreas das engenhariase pretendida por muitos estudantes, atribui as provas de ingresso em 50%
 
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Olhem, eu não entendo a ponta do que está a ser feito. Alguém me pode explicar? Pf, antes que eu tenha um colapso nervoso.
Saí do profissional e vou fazer os exames nacionais, mais precisamente, português porque é a prova de ingresso e agora apenas esse é necessário. Quem sai do profissional tem pouquíssimas bases pra fazer um exame nacional. Eu ando a estudar dia e noite pra chegar ao fim e vir aqui ler que as médias ainda vão subir mais? Ai o meu coração...
De facto, as médias podem subir, mas penso que não seja uma subida muito além das que houve este ano passado, porque existem diversos fatores como já disse aqui em cima que influenciam as médias. Mas continua a estudar dia e noite, como eu, que eventualmente vais atingir os teus objetivos! Em relação ao facto de seres do profissional, o conselho que eu te dou é teres comprado um livro de preparação de exames para português, mesmo para fazer resumos das matérias todas e mais perto da data do exame resolve só exames e assim testas as tuas capacidades!
 
De facto, as médias podem subir, mas penso que não seja uma subida muito além das que houve este ano passado, porque existem diversos fatores como já disse aqui em cima que influenciam as médias. Mas continua a estudar dia e noite, como eu, que eventualmente vais atingir os teus objetivos! Em relação ao facto de seres do profissional, o conselho que eu te dou é teres comprado um livro de preparação de exames para português, mesmo para fazer resumos das matérias todas e mais perto da data do exame resolve só exames e assim testas as tuas capacidades!
Muito obrigada!! Boa sorte para ti, espero que entres no curso que queres e que o teu esforço seja recompensado!
 
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Exato, tens razão depende dos cursos e das PI, mas se forem 2 provas de ingresso ou até mais já se distribui mas a proporcionalidade do conhecimento e já pode baixar mais a média nesses casos

Ainda assim as médias vão subir, 30% de nota de exame em 4 disciplinas diferentes é muita coisa. Fiz os cálculos de como seria a minha média com estas medidas e subia-me 2,5 décimas na média, mas a diferença é que eu no panorama geral só desci 3 valores, os inflacionados que falas são capazes de descer talvez 2 valores em cada disciplina (pegando no teu exemplo de ir com 18 e tirar 12 no exame, não considero que isso seja indicador de inflação, mas ainda assim essa pessoa teria perdido 2 valores nessa disciplina) , e aí a diferença na média seria ainda mais estrondosa.

Acredito sim que as médias vão subir, dependo dos cursos talvez até 5 décimas o que já é bastante.

Temos um exemplo bom, o instituto superior técnico, que é para onde eu quero ir, é uma instituição muito conhecida nas áreas das engenhariase pretendida por muitos estudantes, atribui as provas de ingresso em 50%

No Porto todas que conheço são 50% também se não estou em erro, tirando o ISEP que é outra referência nas engenharias junto da FEUP que é 35%
 
Ainda assim as médias vão subir, 30% de nota de exame em 4 disciplinas diferentes é muita coisa. Fiz os cálculos de como seria a minha média com estas medidas e subia-me 2,5 décimas na média, mas a diferença é que eu no panorama geral só desci 3 valores, os inflacionados que falas são capazes de descer talvez 2 valores em cada disciplina (pegando no teu exemplo de ir com 18 e tirar 12 no exame, não considero que isso seja indicador de inflação, mas ainda assim essa pessoa teria perdido 2 valores nessa disciplina) , e aí a diferença na média seria ainda mais estrondosa.

Acredito sim que as médias vão subir, dependo dos cursos talvez até 5 décimas o que já é bastante.



No Porto todas que conheço são 50% também se não estou em erro, tirando o ISEP que é outra referência nas engenharias junto da FEUP que é 35%
Certo, eu percebo nesses casos ainda aumenta, aplicando esta metodologia, mas visto que o exames contam apenas como Prova de ingresso, há quem possa descer na mesma pegando naquele exemplo de ir com 18 para exame e tirar 12 no exame, se o exame pedir só como prova de ingresso matemática A, essa pessoa já tem a média "arruinada", ou seja uma pessoa que queira ir para um bom curso com uma média alta, tem de mostrar boas capacidades no exame tirando boa nota!
 
vai favorecer alunos de escolas e colégios que inflacionam as notas!
Diria mais, até: vai beneficiar a esmagadora maioria dos alunos, porque, normalmente, a maioria tira melhores notas na avaliação interna (por ser contínua e avaliar outras coisas que o exame não avalia), sem que isso necessariamente queira dizer que exista inflação. É isso mais a inflação.

tem de mostrar boas capacidades no exame tirando boa nota!
Sim, mas tem o acesso muito mais facilitado (quantitativamente) porque a nota interna ficou salvaguardada. Uma pessoa que tenha 18 e tire 12 no exame (seja porque motivo for), se for 50/50, fica com nota de candidatura nos 15 valores (o que ainda é 3 valores acima do exame que fez). Se for 60/40, tem 156. Em circunstâncias normais, esta pessoa ia a exame e baixava para 16 - tinha nota de candidatura nos 14 valores se fosse 50/50 e 144 de fosse 60/40. Como podes ver é um aumento de 1 valor.
 
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Certo, eu percebo nesses casos ainda aumenta, aplicando esta metodologia, mas visto que o exames contam apenas como Prova de ingresso, há quem possa descer na mesma pegando naquele exemplo de ir com 18 para exame e tirar 12 no exame, se o exame pedir só como prova de ingresso matemática A, essa pessoa já tem a média "arruinada", ou seja uma pessoa que queira ir para um bom curso com uma média alta, tem de mostrar boas capacidades no exame tirando boa nota!

O problema nem está tanto em cursos como Medicina e Engenharia Aeroespacial que têm médias altíssimas, esses acredito que subam à semelhança de anos anteriores, ou talvez até um bocadinho mais mas sim nos cursos com médias baixas e razoáveis que podem subir bem mais (e até têm margem para isso) porque dado que média alta não é indicador de bom curso nem todos almejam cursos com médias altas.
 
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Diria mais, até: vai beneficiar a esmagadora maioria dos alunos, porque, normalmente, a maioria tira melhores notas na avaliação interna (por ser contínua e avaliar outras coisas que o exame não avalia), sem que isso necessariamente queira dizer que exista inflação. É isso mais a inflação.


Sim, mas tem o acesso muito mais facilitado (quantitativamente) porque a nota interna ficou salvaguardada. Uma pessoa que tenha 18 e tire 12 no exame (seja porque motivo for), se for 50/50, fica com nota de candidatura nos 15 valores (o que ainda é 3 valores acima do exame que fez). Se for 60/40, tem 156. Em circunstâncias normais, esta pessoa ia a exame e baixava para 16 - tinha nota de candidatura nos 14 valores se fosse 50/50 e 144 de fosse 60/40. Como podes ver é um aumento de 1 valor.
Exato, mas há ainda um outro fator, com isto das aulas não presenciais, através da Internet, nomeadamente através da plataforma zoom, faz com as aprendizagens não sejam tão eficazes e que alguns alunos se desleixem, nomeadamente em disciplinas que exigem fazer exercícios e não apenas estudar a parte teórica, como é o caso de matemática A e física e química A, apesar disso pelo menos na minha escola, temos tido apenas uma aula de matemática A por semana, o que já causa um grande desequilíbrio em relação às aulas presenciais, com 3 aulas por semana, ou seja quem está a ver a matéria pela primeira vez terá mais dificuldades do que quem já está a ver pela segunda ou até terceira vez vez no caso de física e química A.
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O problema nem está tanto em cursos como Medicina e Engenharia Aeroespacial que têm médias altíssimas, esses acredito que subam à semelhança de anos anteriores, ou talvez até um bocadinho mais mas sim nos cursos com médias baixas e razoáveis que podem subir bem mais (e até têm margem para isso) porque dado que média alta não é indicador de bom curso nem todos almejam cursos com médias altas.
Exato, eu por exemplo não quero seguir um curso com média alta, uma média razoável, mas estou a estudar que nem um "esfomeado" desde Setembro, e vou fazer os dois exames na perspetiva de ter 20,, dando o meu máximo potencial, depois tenho uma margem, se descer.
 
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Exato, mas há ainda um outro fator, com isto das aulas não presenciais, através da Internet, nomeadamente através da plataforma zoom, faz com as aprendizagens não sejam tão eficazes e que alguns alunos se desleixem, nomeadamente em disciplinas que exigem fazer exercícios e não apenas estudar a parte teórica, como é o caso de matemática A e física e química A, apesar disso pelo menos na minha escola, temos tido apenas uma aula de matemática A por semana, o que já causa um grande desequilíbrio em relação às aulas presenciais, com 3 aulas por semana, ou seja quem está a ver a matéria pela primeira vez terá mais dificuldades do que quem já está a ver pela segunda ou até terceira vez vez no caso de física e química A.
Percebo e tens razão, no entanto, não sabemos ainda como vão funcionar os grupos de opção. Como deves imaginar, os alunos vão responder às perguntas que se sentem mais confortáveis em acertar. Se isto significa compensar o facto de terem menos aulas e uma aprendizagem diferente das aulas presenciais, não se sabe ainda...
 
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Reactions: Francisco_BJJ
Há alguma possibilidade das provas de ingresso passarem a contar mais para a nota de candidatura? Ou nunca podem passar dos 50%?
Até agora, não avançaram com essa possibilidade, até porque isso tornaria o sistema demasiado dependente dos exames nacionais...
 
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Reactions: catarinalms9
Isso é verdade, mas não seria em condições normais? Se aumentassem o peso da PI (nem que fosse só 5%) já daria para equilibrar um bocadinho a história da subida das notas internas. O que achas?
 
Isso é verdade, mas não seria em condições normais? Se aumentassem o peso da PI (nem que fosse só 5%) já daria para equilibrar um bocadinho a história da subida das notas internas. O que achas?
Bem, a minha opinião é irrelevante para o tema, visto que não sou eu que posso tomar decisões 🤣 Percebo o que queres dizer, mas não acho que seja muito positivo alterar esses critérios, sendo que ainda não sabemos que tipo de resultados os exames nacionais vão ter. Acho que mexer demasiado com o sistema só está a levar a que venham à tona mais e mais discrepâncias e incoerências. Não faria muito sentido quererem salvaguardar as notas internas para depois valorizar os exames nacionais, mesmo que isso possa parecer mais equilibrado (se assim fosse, mais valia terem deixado tudo como estava, tirando a parte de reduzir o número de alunos a ir a exame).
 
Isso é verdade, mas não seria em condições normais? Se aumentassem o peso da PI (nem que fosse só 5%) já daria para equilibrar um bocadinho a história da subida das notas internas. O que achas?

As faculdades têm o direito reservado de poder escolher os pesos que querem atribuir às PI (entre 35% e 50% se não me engano), mesmo que isso fosse aplicado, não sei se as mesmas mudariam esses valores.
 
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Reactions: catarinalms9
Bem, a minha opinião é irrelevante para o tema, visto que não sou eu que posso tomar decisões 🤣 Percebo o que queres dizer, mas não acho que seja muito positivo alterar esses critérios, sendo que ainda não sabemos que tipo de resultados os exames nacionais vão ter. Acho que mexer demasiado com o sistema só está a levar a que venham à tona mais e mais discrepâncias e incoerências. Não faria muito sentido quererem salvaguardar as notas internas para depois valorizar os exames nacionais, mesmo que isso possa parecer mais equilibrado (se assim fosse, mais valia terem deixado tudo como estava, tirando a parte de reduzir o número de alunos a ir a exame).
Sim, quanto mais se mexe no sistema, mais são as injustiças. Mas até há pouco tempo achei que 5 décimas de diferença para o último colocado do ano passado do curso que queria ir não era mau de todo e que fazendo melhorias também, tinha uma grande probabilidade entrar na minha 1.º opção. Hoje acho que é quase impossível entrar. Penso que a última esperança são mesmo os exames nacionais deste ano letivo (e cheira-me que vão ser acessíveis)....
 
Sim, quanto mais se mexe no sistema, mais são as injustiças. Mas até há pouco tempo achei que 5 décimas de diferença para o último colocado do ano passado do curso que queria ir não era mau de todo e que fazendo melhorias também, tinha uma grande probabilidade entrar na minha 1.º opção. Hoje acho que é quase impossível entrar. Penso que a última esperança são mesmo os exames nacionais deste ano letivo (e cheira-me que vão ser acessíveis)....
Não é impossível, não fiques já desanimada. Faz o possível que é estudares e fazeres os exames de prova de ingresso e pensa no plano B caso não fiques colocada na 1ª opção. Boa sorte! 🤗
 
Penso que provavelmente a média dos exames deverá subir este ano, independentemente da dificuldade ser maior ou menor. Isto porque ao tornar os exames algo opcional, só vai a exame quem realmente precisa deles.
Há notas que não refletem o quanto um aluno estudou, há testes que correm mal, mas acredito que ao diminuir o número de alunos que iam fazer o exame só por ir, em princípio a média deverá subir um pouco.

Com isto queria dizer que mais importante que ver a variação na média dos exames, será ver a distribuição das notas. Uma média mais alta não se traduz diretamente numa subida das notas mais altas.
A quem se vai candidatar este ano, queria tentar passar uma variável que vos deixasse mais calmos, procurem olhar mais em detalhe para as notas no geral e não só para a média.
Boa sorte a todos :)
 
Diria mais, até: vai beneficiar a esmagadora maioria dos alunos, porque, normalmente, a maioria tira melhores notas na avaliação interna (por ser contínua e avaliar outras coisas que o exame não avalia), sem que isso necessariamente queira dizer que exista inflação. É isso mais a inflação.

Eu por exemplo subi em todos os exames e apesar de não ser prejudicado admito que me faz impressão ver pessoas "ao meu lado" que tiveram no exame quase 10 menos valores em comparação à nota interna a ficarem com a mesma nota que tinham. Compreendo que beneficie uma grande maioria mas não consigo de não deixar de achar injusto para quem realmente se esforçou. (claro que há casos de bons alunos que cometem deslizes nos exames principalmente com os nervos e descem embora não mereçam essa descida mas é o sistema que apesar de não ser o melhor somehow já estávamos habituados a ele :/)
 
Eu por exemplo subi em todos os exames e apesar de não ser prejudicado admito que me faz impressão ver pessoas "ao meu lado" que tiveram no exame quase 10 menos valores em comparação à nota interna a ficarem com a mesma nota que tinham. Compreendo que beneficie uma grande maioria mas não consigo de não deixar de achar injusto para quem realmente se esforçou. (claro que há casos de bons alunos que cometem deslizes nos exames principalmente com os nervos e descem embora não mereçam essa descida mas é o sistema que apesar de não ser o melhor somehow já estávamos habituados a ele :/)
Eu percebo perfeitamente o sentimento e iria pensar algo semelhante. No entanto, não temos como medir quem se esforçou mais ou menos, it is what it is... de qualquer das formas, teres subido em todos os exames deveria dar-te alento para os próximos. Boa sorte ☺
 
Eu por exemplo subi em todos os exames e apesar de não ser prejudicado admito que me faz impressão ver pessoas "ao meu lado" que tiveram no exame quase 10 menos valores em comparação à nota interna a ficarem com a mesma nota que tinham. Compreendo que beneficie uma grande maioria mas não consigo de não deixar de achar injusto para quem realmente se esforçou. (claro que há casos de bons alunos que cometem deslizes nos exames principalmente com os nervos e descem embora não mereçam essa descida mas é o sistema que apesar de não ser o melhor somehow já estávamos habituados a ele :/)
Dia para dia parece que o concurso nacional de acesso ao ensino superior torna-se mais injusto. Não há palavras para isto. E custa-me a acreditar que a DGES não vai fazer nada acerca desta história das médias subirem abruptamente. É suposto termos que ver médias a subirem provavelmente um valor e termos que aceitar normalmente?