Previsão médias acesso 2020/2021

Afonso1011

Membro
Matrícula
24 Junho 2020
Eu pessoalmente acredito que as maiores subidas aconteceram nos cursos ligados à físico-química e à biologia. As médias aumentaram muito este ano e são cursos muito procurados. Volto a repetir que iram haver subidas em todos os curso mas continuo a defender que as maiores subidas se registarão nos curso mais procurados a nível nacional, nas universidades com maior classificação nacional. Não obstante, defendo que também as outras universidade e curso irão registar um aumento mas um aumento que eu considero comum e natural na situação que enfrentamos.

Correndo o risco de me repetir... e não voltando a participar no tema, não concordo... os cursos que pedirem só matemática subirão muito... cursos como medicina subirão, mais nas faculdades que habitualmente tinham médias mais baixas de acesso por aumento da concentração de alunos nos 18s... estes atirarão as medias de medicina para cima... alguns alunos que entrariam em medicina, agora não entram e atirarão medias de outras universidades (que não seriam a primeira opção em termos de escolha mas segunda e 3a opção) e cursos para cima. Nas engenharias a média subirá tendencialmente mais pois sendo menos específicas... uma delas matemática e outra fq, em muitos cursos e não biologia que costumava ser a diferenciadora nas medicinas e não entrar em muitas engenharias (daí a brincadeira habitual em dizer que as médias de algumas engenharias eram as mais elevadas... claro... dividindo a externa por 3 e não por 2 e ainda por cima antigamente contando para baixar as internas dava nisso....) agora... não baixam internas, só se escolheram as que se quiseram e... não esquecendo que pt era uma disciplina cujo exame baixava muitas internas e deixou de baixar... acabando o caldinho com a generalizada subida das internas (este ano transversal às escolas publicas privadas meio privadas meio públicas boas e más de ambos os lados) do 12 este ano transversal portanto. . . Teremos uma salsada de qualidade que levará a subidas generalizadas de médias... em TODAS as universidades e por inerência em cursos de médias tendencialmente (mais baixas) pois alguns alunos acabarão por não entrar nas medicinas, nas engenharias de médias de topo e serão convidados a ir para outros cursos... habitualmente um aluno de média 17,88 entrava em medicina... duvido que face à caldeirada este ano o consiga... logo... as médias subirão muito... mesmo em cursos de médias "intermedias" arriscaria ainda a dizer que o aumento maior se vai manifestar nas ciências naturais e menos nas ciências humanas... ufa...

• Like
Reactions: NeiaJ

JessicaS18

Membro
Matrícula
6 Agosto 2020
Eu pessoalmente acredito que as maiores subidas aconteceram nos cursos ligados à físico-química e à biologia. As médias aumentaram muito este ano e são cursos muito procurados. Volto a repetir que iram haver subidas em todos os curso mas continuo a defender que as maiores subidas se registarão nos curso mais procurados a nível nacional, nas universidades com maior classificação nacional. Não obstante, defendo que também as outras universidade e curso irão registar um aumento mas um aumento que eu considero comum e natural na situação que enfrentamos.
Achas que esses exames, feitos maioritariamente por alunos do 11°, vão causar um grande aumento nas médias este ano? Sei que há pessoas que fizeram esses exames este ano para ingressarem no ensino superior mas a maioria são alunos do 11°não? Na minha opinião as notas desses exames vão afetar mais o próximo ano..

• Like

Afonso1011

Membro
Matrícula
24 Junho 2020
Este ano com a possibilidade de as pessoas fazerem os exames que apenas precisam muitos alunos do 12º decifram voltar a fazer os exames o que lhes permitiu um aumento da nota. Dai, eu achar que as disciplinas que pedem biologia e química como prova de ingresso verificarem uma grande aumento sendo que o exame de química subiu 3 valores. claro que também os cursos que pedem matemática vão subir muito este ano mas não tanto como os de biologia já que só ouve um aumento de 1,8 valores.

Achas que esses exames, feitos maioritariamente por alunos do 11°, vão causar um grande aumento nas médias este ano? Sei que há pessoas que fizeram esses exames este ano para ingressarem no ensino superior mas a maioria são alunos do 11°não? Na minha opinião as notas desses exames vão afetar mais o próximo ano..

• Like

JessicaS18

Membro
Matrícula
6 Agosto 2020
Este ano com a possibilidade de as pessoas fazerem os exames que apenas precisam muitos alunos do 12º decifram voltar a fazer os exames o que lhes permitiu um aumento da nota. Dai, eu achar que as disciplinas que pedem biologia e química como prova de ingresso verificarem uma grande aumento sendo que o exame de química subiu 3 valores. claro que também os cursos que pedem matemática vão subir muito este ano mas não tanto como os de biologia já que só ouve um aumento de 1,8 valores.
Acho que é impossível prever o que vai acontecer, existem várias teorias possíveis e muitos factores que podem ou não influenciar as colocações mas só nos resta esperar para ver....

• Like

Afonso1011

Membro
Matrícula
24 Junho 2020
Concordo completamente, é um ano atípico, muito difícil de prever. No curso que quero entrar só estou 7,8 décimas a cima e estou com muito medo de não entrar.

Acho que é impossível prever o que vai acontecer, existem várias teorias possíveis e muitos factores que podem ou não influenciar as colocações mas só nos resta esperar para ver....

• Like

João SuperAzevedo

Membro Dux
Power Ranger Rosa
Matrícula
3 Agosto 2020
Curso
LLC
Instituição
FLUL
Boa tarde
Tenho uma dúvida que gostaria de ver esclarecida! Como é preenchida a última vaga numa universidade se houver mais de um candidato com a mesma média?

Tenho ideia que o desempate é feito através da nota das provas de ingresso, Filomena!

Spew09

Membro
Matrícula
27 Julho 2020
Concordo completamente, é um ano atípico, muito difícil de prever. No curso que quero entrar só estou 7,8 décimas a cima e estou com muito medo de não entrar.
Como eu te compreendo, estou apenas 13,5 décimas acima da média do ano passado, e já vejo a minha vida a andar por volta da minha 2º/3º opção. Enfim, veremos o que acontece. Muita boa sorte! 👊

• Like
Reactions: Afonso freitas17
D

Deleted member 96319

Guest
Achas possível subirem mais de 2 valores?
Honestamente, não faço ideia. Instintivamente, diria que não porque mais de 2 valores já é mesmo muito. Mas este ano foi tão atípico a tantos níveis e houve uma subida tão estrondosa a praticamente todos os exames que eu já nem sei o que pensar 😅 Mas, à partida, penso que não.

• Like
Reactions: mikasa

mikasa

Membro
Matrícula
14 Julho 2020
Honestamente, não faço ideia. Instintivamente, diria que não porque mais de 2 valores já é mesmo muito. Mas este ano foi tão atípico a tantos níveis e houve uma subida tão estrondosa a praticamente todos os exames que eu já nem sei o que pensar 😅 Mas, à partida, penso que não.
Espero que tenhas razão😬

D

Deleted member 96319

Guest
Espero que tenhas razão😬
Se for esse o teu caso (assumi pela forma como me respondeste), não te preocupes, porque com 95-99% de certeza que entras 😄 SE acontecesse, eu diria que seria mais a exceção que a regra com alguns cursos. E eu tendo sempre a ser mais pessimista que otimista, por isso a minha opinião pode também estar algo enviesada. Não te preocupes e aproveita as férias que vais lá estar 😋

• Fabulous

Pedro Cordeiro.

Membro Veterano
Matrícula
10 Julho 2019
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST
Acham que cursos com média baixa vão ter uma subida enorme?
Quanto mais baixa a média, maior potencial para subir a meu ver, mas é tudo futurismos.
Post automatically merged:

Eu por exemplo tenho 1.35 valores acima da nota do ano passado, mas penso que será muito difícil para um curso subir de 17.3 para 18.65, não descartando essa possibilidade, agora acho possível um curso com média de 11 passar para 13.8, tudo depende de quanto as pessoas subiram as médias nos exames. Acho que quem já ia para cursos com médias altas está um pouco mais tranquilo, porque a malta que concorria a esses cursos já costumava ter notas altas nos exames e não pode ter mais de 20 nos exames agora.

• Wow

mikasa

Membro
Matrícula
14 Julho 2020
Se for esse o teu caso (assumi pela forma como me respondeste), não te preocupes, porque com 95-99% de certeza que entras 😄 SE acontecesse, eu diria que seria mais a exceção que a regra com alguns cursos. E eu tendo sempre a ser mais pessimista que otimista, por isso a minha opinião pode também estar algo enviesada. Não te preocupes e aproveita as férias que vais lá estar 😋
De certa forma fiquei mais descansada ahha Obrigada e esperemos que a tua previsão esteja correta 😄
Compreendo-te totalmente! 😔 hopefully não há de subir mais que isso, era muito.. 😰🤞🙏 boa sorte tho! 😊
Sim eu também acho que é muito mas neste momento já espero de tudo 😬 Boa sorte também para tii☺️
Quanto mais baixa a média, maior potencial para subir a meu ver, mas é tudo futurismos.
Post automatically merged:

Eu por exemplo tenho 1.35 valores acima da nota do ano passado, mas penso que será muito difícil para um curso subir de 17.3 para 18.65, não descartando essa possibilidade, agora acho possível um curso com média de 11 passar para 13.8, tudo depende de quanto as pessoas subiram as médias nos exames. Acho que quem já ia para cursos com médias altas está um pouco mais tranquilo, porque a malta que concorria a esses cursos já costumava ter notas altas nos exames e não pode ter mais de 20 nos exames agora.
Sim é verdade, vou rezar para que não suba mais de 2 valores 🤞

• Fabulous
Reactions: Azuny