Previsão Médias Cursos Que Necessitam Matemática A 2021/2022 (Excel criado por mim para tentar ter uma ideia)

FranciscoVilaca

Membro Caloiro
Matrícula
24 Agosto 2021
Criei um Excel que compara os resultados do exame de 2020 aos de 2021. (Matemática A)

1629856211064.png

Pode parecer um pouco confuso por isso vou explicar. À esquerda temos uma tabela com todos os resultados de matemática A identificados com o ano respetivo, aparecendo a verde o ano com maior número de "repetições" dessa nota, a vermelho o ano com menor número de "repetições" dessa nota e por fim a amarelo a nota mais comum do ano (moda).
Que eu esteja a par, é necessário pelo menos 9,5 para concorrer com matemática A em qualquer curso na universidade por isso calculei a quantidade de alunos em cada anos que estão aptos a utilizar a nota de matemática A como especifica para a universidade, chegando à conclusão que para este ano diminuíram 6747 candidatos.
1629856577583.png

Calculei de seguida também a média entre todos esses candidatos aptos a concorrerem chegando ao seguinte resultado:
1629856685617.png

Com isto cheguei à conclusão (que não está por certa) que o número de alunos a concorrerem a cursos que apenas aceitam a prova de matemática A como especifica para entrada deverá diminuir, assim como a nota/média do último colocado.

Pergunto agora a opinião de quem ler isto para saber se concordam comigo ou se há algum tipo de pormenor ou erro que me tenha escapado.
Obrigado a todos espero que seja útil.

Ps: Talvez faça mais uma comparação com 2019 visto que a média de 2021 foi inferior para ter uma ideia ainda melhor da discrepância que pode haver devido ao aumento de 2020.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Criei um Excel que compara os resultados do exame de 2020 aos de 2021. (Matemática A)

Ver anexo 21144

Pode parecer um pouco confuso por isso vou explicar. À esquerda temos uma tabela com todos os resultados de matemática A identificados com o ano respetivo, aparecendo a verde o ano com maior número de "repetições" dessa nota, a vermelho o ano com menor número de "repetições" dessa nota e por fim a amarelo a nota mais comum do ano (moda).
Que eu esteja a par, é necessário pelo menos 9,5 para concorrer com matemática A em qualquer curso na universidade por isso calculei a quantidade de alunos em cada anos que estão aptos a utilizar a nota de matemática A como especifica para a universidade, chegando à conclusão que para este ano diminuíram 6747 candidatos.
Ver anexo 21145

Calculei de seguida também a média entre todos esses candidatos aptos a concorrerem chegando ao seguinte resultado:
Ver anexo 21146

Com isto cheguei à conclusão (que não está por certa) que o número de alunos a concorrerem a cursos que apenas aceitam a prova de matemática A como especifica para entrada deverá diminuir, assim como a nota/média do último colocado.

Pergunto agora a opinião de quem ler isto para saber se concordam comigo ou se há algum tipo de pormenor ou erro que me tenha escapado.

Ps: Talvez faça mais uma comparação com 2019 visto que a média de 2021 foi inferior para ter uma ideia ainda melhor da discrepância que pode haver devido ao aumento de 2020.
É uma boa análise e acho que a conclusão é clara.

Se quiseres adicionar mais um dado a essa análise, se fores ver de forma geral o número de alunos com positivas nos exames foi inferior, logo há menos provas de ingresso válidas, e o número de candidatos deveria ter diminuído. O facto de haver tantos candidatos é explicado em grande parte pelo muito provável número anormalmente alto de recandidatos, que na sua maioria deve estar a usar exames de 2020. Mas o número de candidatos com exames de 2021 será certamente dominante, pelo que apontaria também para descidas, que estão também dependentes de quantas mais vagas estes cursos vão receber.

RicardoMercy

Membro
Matrícula
27 Novembro 2018

Ver anexo 21144

Ver anexo 21145

Ver anexo 21146

Poderá isso significar que a nota do último colado dos cursos só com matemática como prova de ingresso descerá 1.302 valores?

RicardoMercy

Membro
Matrícula
27 Novembro 2018
Boa noite, acham que com 15,65 entro em economia no ISEG que o ano pesado foi 16,4? Obrigada
Acho que sim já que matemática desceu bastante. Estamos todos no mesmo barco xD. Estás melhor do que eu, estou a 1.05 valores abaixo da média do último colado do curso que quero entrar. Mas também só tem matemática como prova de ingresso. Veremos.

Última edição:
  • Like
Reactions: Sílvia Pinto

Fmorais4

Membro
Matrícula
12 Julho 2019
O problema é que muitos cursos com o exame de Matemática A como prova de ingresso também têm o de FQ A. A nota do exame de FQ o ano passado foi muito alta e por isso as médias são muito difíceis de prever (A prova teve muitos 18s e 17s). Ainda por cima maior parte dos cursos ficou com menos vagas que o ano passado (menos 5 a 15 vagas dependendo do curso).

RicardoMercy

Membro
Matrícula
27 Novembro 2018
O que dizem acerca de uma descida de 1,4 valores num curso que pede só Mat A como prova de ingresso? É possível?
Eu fiz uma previsão do quanto poderia descer e cheguei à conclusão que para o meu curso de engenharia informática e multimédia, que só tem matemática como prova de ingresso, poderá descer 1,8 valores. Porém não considerei o aumento das candidaturas nem das vagas.