Olá! Agora que todos os exames pedidos para entrar em Medicina já foram realizados, qual é a vossa previsão relativamente às médias? Acham que descem ou continuam na mesma?Tendo em conta que no ano passado entraram os alunos que realizaram os exames de FQ e Biologia em 2020 (que foram super fáceis), eu suponho que este ano desçam um pouco mas já vi imensa gente a dizer que acha que não, o que é que acham?
Olá! Agora que todos os exames pedidos para entrar em Medicina já foram realizados, qual é a vossa previsão relativamente às médias? Acham que descem ou continuam na mesma?Tendo em conta que no ano passado entraram os alunos que realizaram os exames de FQ e Biologia em 2020 (que foram super fáceis), eu suponho que este ano desçam um pouco mas já vi imensa gente a dizer que acha que não, o que é que acham?
Estou com a mesma dúvida, parei 1 ano para fazer melhorias e realmente consegui melhorar as minhas provas de ingresso... o problema é que apesar de ter média interna de 18.33, com estes exames a minha nota de candidatura ronda os 18.23... ainda abaixo da nota dos últimos colocados do ano passado...
Olá!! Estou um bocado com mixed feelings, por um lado acho que este ano os exames voltaram um pouco ao normal. Pessoalmente como só fiz matemática e fq só posso falar desses. Fq achei mais puxado que o do ano passado, mas todos os colegas que repetiram comigo acham que vão subir alguns valores. Matemática teve um grau de dificuldade incomparável ao do ano passado - no meu grupo de amigos a pior previsão de nota é de mais de 18.5... Apesar de achar que não foram totalmente dados, foram mais fáceis que os do ano passado. Pessoalmente, se as médiad descerem, acho que no máximo descem duas décimas. Mas estou a rezar que essas duas décimas desçam
Pois eu acho difícil ser exatamente a mesma média que no ano passado porque nem se compara a dificuldade dos exames de 2020 com os atuais e penso que só FQ e BG já fará algum impacto mas sim, acredito que não seja grande coisa
Olá! De forma geral, acho que pra medicina as médias vão baixar sensivelmente 2 décimas. Acho que descerem mais é um pouco difícil (mas possível), mas manterem-se também não acho que vá acontecer. Isto porque, apesar das notas nos exames de BG e FQ terem sido mais baixas do que os de 2020 (que foram utilizados por quem entrou na universidade em 2021/2022), o exame de matemática deste ano foi bastante mais acessível, e por isso, as notas neste exame provavelmente serão melhores em comparação com o exame de 2021 (e o exame de matemática deste ano, apesar de mais acessível que o de 2021, não chegou ao grau de facilidade do de 2020, em que só havia 4 perguntas obrigatórias).
Além disso, não nos podemos esquecer que as notas dos exames não contam para a média interna, o que geralmente fazia com que as médias internas baixassem. Além disso, com a pandemia as notas podem (e provavelmente muitas delas) estão inflacionadas.
Acho que agora é mesmo esperar pelos resultados dos exames deste ano, e esperar para ver como variam as médias pra teres uma ideia mais concreta sobre como as médias pra medicina (e para os outros cursos) vão variar. Até pode ser que as médias desçam mais, quem sabe.
Olá! Agora que todos os exames pedidos para entrar em Medicina já foram realizados, qual é a vossa previsão relativamente às médias? Acham que descem ou continuam na mesma?Tendo em conta que no ano passado entraram os alunos que realizaram os exames de FQ e Biologia em 2020 (que foram super fáceis), eu suponho que este ano desçam um pouco mas já vi imensa gente a dizer que acha que não, o que é que
Pois eu acho difícil ser exatamente a mesma média que no ano passado porque nem se compara a dificuldade dos exames de 2020 com os atuais e penso que só FQ e BG já fará algum impacto mas sim, acredito que não seja grande coisa
Olá Ana! Não querendo dar falsas esperanças, na minha opinião, a média de medicina na FML em Lx deverá descer até aos 17,8/17,9, o que dará uma descida de 3/4 décimas, se pensarem, em 2020 apenas tínhamos um exame “pandémico” e dois no nível normal. Já em 2021 tínhamos 2 “pandémicos” mais fáceis (aqui a única coisa que me confunde é que de 2020 para 2021 a média não mexeu grande coisa, pelo menos em Lx).
Este ano temos 3 exames, dois mais difíceis que os Pré pandémicos, de 2019, creio eu, é o de matemática, aquele que eu não consigo fazer prognósticos e estou muito reticente sobre ele.
Também já estou na fase de contar as centésimas e as milésimas e a rezar para que as médias desçam
Olá Ana! Não querendo dar falsas esperanças, na minha opinião, a média de medicina na FML em Lx deverá descer até aos 17,8/17,9, o que dará uma descida de 3/4 décimas, se pensarem, em 2020 apenas tínhamos um exame “pandémico” e dois no nível normal. Já em 2021 tínhamos 2 “pandémicos” mais fáceis (aqui a única coisa que me confunde é que de 2020 para 2021 a média não mexeu grande coisa, pelo menos em Lx).
Este ano temos 3 exames, dois mais difíceis que os Pré pandémicos, de 2019, creio eu, é o de matemática, aquele que eu não consigo fazer prognósticos e estou muito reticente sobre ele.
Também já estou na fase de contar as centésimas e as milésimas e a rezar para que as médias desçam
Espero mesmo que tenhas razão! Eu realmente também acho que deve rondar esses valores. Relativamente a essa situação das médias em 2020 serem muito idênticas às de 2021, o que aconteceu foi o facto de muita gente que ia entrar em medicina em 2020 ter aproveitado o facto de ouvir que os exames teriam perguntas opcionais e terem repetido BG e FQ, entrando assim com os 3 exames que foram super fáceis. Todas as pessoas que eu conheço, em 2020 repetiram os exames de 11° e tiraram altas notas, daí essa subida bastante acentuada. Depois em 2021, entraram aqueles que fizeram BG e FQ também no ano anterior, e apesar de matemática ter sido muito mais puxado, os dois exames acabaram por compensar, visto que houve mesmo muitos 19/20 e então nem se sentiu o impacto do aumento de dificuldade desse único exame. Parecendo que não, este ano a maioria entra com exames desta nova estrutura, que, na minha opinião, pode até ser bem mais prejudicial do que a estrutura pré-pandemia. Mas vamos esperar para ver.
Porque pensas ser mais prejudicial. Eu creio que o facto de haver perguntas facultativas dá logo outro “glow up” ás notas de exame. Claro que depois o aumento é condicionado pelo número de facultativas, mas como não tens que acertar o exame na íntegra para ter 20 torna-se mais fácil conseguir notas nas provas
Porque pensas ser mais prejudicial. Eu creio que o facto de haver perguntas facultativas dá logo outro “glow up” ás notas de exame. Claro que depois o aumento é condicionado pelo número de facultativas, mas como não tens que acertar o exame na íntegra para ter 20 torna-se mais fácil conseguir notas nas provas
Depende imenso, vou te dar um exemplo que me prejudicou bastante no ano passado e este ano vi várias pessoas a queixarem-se do mesmo. Em FQ a minha maior dificuldade sempre foram as escolhas múltiplas, talvez porque muitas vezes têm alguma rasteira ou basta mesmo enganar-me num cálculo ou numa conversão e erro logo o resultado final. Nos anos pré-pandemia, uma escolha múltipla valia 0,5 enquanto havia perguntas que davam bastante trabalho, tinha de se fazer imensos cálculos e curiosamente eu até me safava sempre melhor nessas, que chegavam a valer 1,5. Com esta nova estrutura, para além de muitas vezes se acertar todas as opcionais e depois metade não contar para nada, é chato as escolhas múltiplas terem a mesma cotação que uma pergunta que exige mais raciocínio e cálculos, isto é, vale tudo 1 valor. Basicamente na estrutura antiga podia errar duas escolhas múltiplas, e na atual apenas posso errar uma e depois essas perguntas de resposta aberta, apesar de terem uma cotação elevada, sempre dava para aproveitar alguma coisa e não se perdia logo 1 valor, como é atualmente nas escolhas múltiplas. Percebes? Em matemática acaba por ser mais ou menos a mesma história. Se fores a ver bem, há casos em que pode mesmo ser prejudicial, além disso é sempre um pouco assustador pensar que são eles que escolhem as obrigatórias, a FQ nestes dois últimos exames calharam as perguntas mais horríveis mesmo. E ainda, além de tudo isto, temos de admitir que no geral, com esta história de obrigatórias e opcionais eles sentiram a necessidade de dificultar os exames, FQ tem sido bem mais puxado porque lá está, como supostamente estamos a ser ajudados com essa questão das perguntas facultativas, eles entendem que é justo tornar o exame mais puxado, mas pronto, isto é só o meu ponto de vista, eu honestamente sinto que no ano passado saí um pouco prejudicada com esta estrutura (claro que se formos ver a de 2020 já é um caso à parte, isso foi completamente dado).
Para não falar que este ano, o de matemática era tão grande que tive mesmo de deixar umas opcionais por fazer, ou seja, tive de assumir que aquelas que precisava de acertar para ter o 20 já estavam corretas. No fundo, fiz o exame de matemática como se fosse na estrutura antiga porque tudo o que fiz acertei, então nem me
servi disso das perguntas facultativas, porque resolvi as que aparecerem primeiro, nem tempo para escolher as que preferia resolver tive ahahaha
Depende imenso, vou te dar um exemplo que me prejudicou bastante no ano passado e este ano vi várias pessoas a queixarem-se do mesmo. Em FQ a minha maior dificuldade sempre foram as escolhas múltiplas, talvez porque muitas vezes têm alguma rasteira ou basta mesmo enganar-me num cálculo ou numa conversão e erro logo o resultado final. Nos anos pré-pandemia, uma escolha múltipla valia 0,5 enquanto havia perguntas que davam bastante trabalho, tinha de se fazer imensos cálculos e curiosamente eu até me safava sempre melhor nessas, que chegavam a valer 1,5. Com esta nova estrutura, para além de muitas vezes se acertar todas as opcionais e depois metade não contar para nada, é chato as escolhas múltiplas terem a mesma cotação que uma pergunta que exige mais raciocínio e cálculos, isto é, vale tudo 1 valor. Basicamente na estrutura antiga podia errar duas escolhas múltiplas, e na atual apenas posso errar uma e depois essas perguntas de resposta aberta, apesar de terem uma cotação elevada, sempre dava para aproveitar alguma coisa e não se perdia logo 1 valor, como é atualmente nas escolhas múltiplas. Percebes? Em matemática acaba por ser mais ou menos a mesma história. Se fores a ver bem, há casos em que pode mesmo ser prejudicial, além disso é sempre um pouco assustador pensar que são eles que escolhem as obrigatórias, a FQ nestes dois últimos exames calharam as perguntas mais horríveis mesmo. E ainda, além de tudo isto, temos de admitir que no geral, com esta história de obrigatórias e opcionais eles sentiram a necessidade de dificultar os exames, FQ tem sido bem mais puxado porque lá está, como supostamente estamos a ser ajudados com essa questão das perguntas facultativas, eles entendem que é justo tornar o exame mais puxado, mas pronto, isto é só o meu ponto de vista, eu honestamente sinto que no ano passado saí um pouco prejudicada com esta estrutura (claro que se formos ver a de 2020 já é um caso à parte, isso foi completamente dado).
Post automatically merged:
Para não falar que este ano, o de matemática era tão grande que tive mesmo de deixar umas opcionais por fazer, ou seja, tive de assumir que aquelas que precisava de acertar para ter o 20 já estavam corretas. No fundo, fiz o exame de matemática como se fosse na estrutura antiga porque tudo o que fiz acertei, então nem me
servi disso das perguntas facultativas, porque resolvi as que aparecerem primeiro, nem tempo para escolher as que preferia resolver tive ahahaha
Os problemas estruturais dos exames já datam há muito, o exame de BG era notoriamente mau quando concluí o Secundário, porque errando uma parte da escolha múltipla (sequências por exemplo) dava logo 0.
Infelizmente, mesmo com as opcionais, tenho visto isto replicado em todos os exames, até em Inglês, onde errando parte da sequência, resultará num 0.
O formato é muito problemático para quem precisa de 20 ou 19 nos exames, não há margem para erro (o que até é bom, porque assim avaliamos quem sabe mesmo). Não estou a dizer que erros são aceitáveis, mas introduzindo perguntas opcionais com MUITA margem para erro, acompanhadas de questões em que o mínimo erro resulta num 0 torna os exames muito mal estruturados. É a roleta russa, ou acertas nas perguntas em cheio, ou acabaram as aspirações para nota elevada, mesmo com questões certas que devido a serem opcionais, só contam parcialmente, isto é, não contam todas as certas, só X melhores.
Deveria haver uma reestruturação dos exames, creio que os exames com melhor estrutura serão os de Desenho A e Português, sendo os maiores ofensores BG, FQ A ou até GD A.
A conversa já foi da medicina aos exames nacionais… ahahahahah, devíamos criar outro tópico
Sabem, concordo com tudo aquilo que vocês dizem sobre as provas. Sim, é um facto que estão mal estruturadas, e além de ser a roleta russa em termos de perguntas opcionais/facultativas, nunca teremos verdadeiras boas notas nesta estrutura. Porque por exemplo, e conheço casos assim em biologia, de gente que teve 18 no exame e errou as facultativas praticamente todas, mas como teve a sorte de acertar todas as opcionais, pronto, já tem boa nota. Mas na realidade é um aluno que errou imensas perguntas, em regime de 2019 este aluno não teria uma nota tão boa porque contariam todas. Balançar tempo/qualidade em exame, naquelas 2/3 horas que nos exigem agora por causa das perguntas é um trabalho extremamente difícil, é quase deixar á sorte as perguntas que podemos errar ou acertar.
Com a história das escolhas múltiplas ainda fiquei mais chateada com matemática este ano… 1,2 valores por uma escolha múltipla? Uma pergunta onde nem é necessário que o aluno mostre compreender a matéria e vale tanto??? São estas perguntas que na minha opinião são mais dúbias para avaliar o aluno porque nunca se tem a certeza se o aluno sabe, não são apresentadas formas de chegar ao resultado, apenas é escrita uma letra, portanto pode não evidenciar a sabedoria do aluno. Posto isto, acho que 1,2 valores é demasiado para a pergunta. E FQ concordo também, a distribuição da cotação está mal feita em termos globais de exame. E tendo em conta que em FQ não se procura a sabedoria, mas sim o erro, se falha numa conversão ou num cálculo, se formos pensar por aí a estrutura está maravilhosa.
Podíamos estar aqui a falar dos exames nacionais até ao próximo ano, mas também não vale a pena, porque se pensarmos… são a única forma de garantir justiça entre o ensino privado e o ensino público. Não concordo é com o modo como são feitos e o peso que tem depois na média tendo em conta que é uma prova de tempo reduzido.
Olá futuros caloirinhos!
Sou aluna do 2º ano de Medicina da FMUL e tenho um Canal de Youtube onde falo, para além de outros assuntos, da minha experiência na FMUL!
Quando estava a aguardar a entrada na faculdade, na vossa posição, via imensos vídeos sobre Medicina e achei que se poderiam interessar, quer queiram ou não entrar na FMUL.
Deixo aos interessados o link: https://www.youtube.com/channel/UCVckMNAkmqLFDsaFjlJ-IVQ
Espero que seja útil e que gostem!
Boa sorte a todos :D
Medo mesmo, eu preciso que baixe não que subam ainda mais.
Post automatically merged:
Bem, acabei de saber que fiquei com média de acesso de 189.6, não sei se vou conseguir entrar no ICBAS. Ainda vou repetir o exame nacional de MatA na 2ª fase para ver se consigo aumentar a média caso existam vagas para a 2ª fase do concurso.
Maltinha, se os exames não correram como esperado, não desesperam já! Há sempre segunda fase e ainda têm mais um ano com todos os exames válidos se precisarem de repetir!
Falo por experiência própria, no ano passado fiquei aquém com um 181,3, entrei para um curso para tentar fazer equivalências, não quis nada com aquilo e 1 mês e meio anulei a matrícula e vim tirar a carta e estudar matemática pra repetir o exame ahah A minha abordagem foi meio drástica, mas resultou para o que quero.
E quem não puder anular a matrícula (quer queira quer não, que há coisas fora do nosso controlo...), conheço quem tenha ficado num curso diferente o ano inteiro e foi na mesma repetir os exames, por isso é manter a cabeça fria e tentar o máximo possível. Não digo que seja fácil, eu sofri muito com a dúvida se deveria mesmo continuar onde estava ou vir-me embora, mas fiz o que achava melhor na altura e colhi os frutos do que semeei, por isso não é o fim do mundo, até porque há muita gente que só decide bem mais tarde na vida ir estudar e consegue, não é impossível, mesmo que se feche uma porta, podes sempre tentar entrar por outra, ou se for preciso, pela janela! :)
Maltinha, se os exames não correram como esperado, não desesperam já! Há sempre segunda fase e ainda têm mais um ano com todos os exames válidos se precisarem de repetir!
Falo por experiência própria, no ano passado fiquei aquém com um 181,3, entrei para um curso para tentar fazer equivalências, não quis nada com aquilo e 1 mês e meio anulei a matrícula e vim tirar a carta e estudar matemática pra repetir o exame ahah A minha abordagem foi meio drástica, mas resultou para o que quero.
E quem não puder anular a matrícula (quer queira quer não, que há coisas fora do nosso controlo...), conheço quem tenha ficado num curso diferente o ano inteiro e foi na mesma repetir os exames, por isso é manter a cabeça fria e tentar o máximo possível. Não digo que seja fácil, eu sofri muito com a dúvida se deveria mesmo continuar onde estava ou vir-me embora, mas fiz o que achava melhor na altura e colhi os frutos do que semeei, por isso não é o fim do mundo, até porque há muita gente que só decide bem mais tarde na vida ir estudar e consegue, não é impossível, mesmo que se feche uma porta, podes sempre tentar entrar por outra, ou se for preciso, pela janela! :)
Sim eu sei o que isso é, porque já fiz um ano noutro curso e fui repetir este ano os exames, tive 19,5 a matemática A este ano mas o meu problema está mesmo na nota interna porque se dependesse dos exames eu entrava sem problemas! Mas pronto, devia ter anulado disciplinas e não o fiz, agora estou aqui a desesperar por não saber se consigo ou não entrar no que quero.
Sim eu sei o que isso é, porque já fiz um ano noutro curso e fui repetir este ano os exames, tive 19,5 a matemática A este ano mas o meu problema está mesmo na nota interna porque se dependesse dos exames eu entrava sem problemas! Mas pronto, devia ter anulado disciplinas e não o fiz, agora estou aqui a desesperar por não saber se consigo ou não entrar no que quero.
Sim, eu entendo :// tenho amigos meus que repetiram o 10° ou 11° no secundário para subir notas, é frustrante. Pediste melhoria de nota no exame de matemática? Não sei que nota interna tiveste a Mat A, mas se pediste, para a candidatura pelo menos é como se tivesses tido CFD de 20 a Mat A, sempre ajuda um bocadinho. Fico a espera que consigas entrar!!! O exame deste ano foi mais fácil mas também não era para toda a gente tirar 18 para cima.
O que podes fazer é sempre ver se o teu curso tem cadeiras em que consigas fazer equivalência, eu no ano passado fiquei colocada em ciências farmacêuticas já com esse intuito e porque pensei que fosse gostar da área, porque se não conseguisse nesse ano nem neste entrar em medicina, ou repetia mais para a frente os exames todos e entrava pelo concurso geral, ou tentava entrar por aqueles concursos especiais que existem (sei que a UBI tem, que é para onde quero entrar) para malta licenciada.
Agora que já saíram as notas dos exames nacionais qual é a vossa previsão para medicina? A minha média é de 18,0 por isso imaginem a minha ansiedade. Estive um ano a tentar subir a minha média para entrar e se as notas se mantiverem não vou conseguir. No entanto, é ideia geral que irão baixar e por isso ainda tenho esperança, agora aqui a questão é o quanto irão baixar relativamente ao ano passado(estimativa).
Este site usa cookies para ajudar a personalizar o conteúdo, adequar a tua experiência e manter o teu login se efectuares o teu registo.
Ao continuar a usar este fórum concordas com o uso de cookies.