Previsão Médias Medicina 2022

Olá! com os exames feitos, fiz a minha média e dá-me 18.26 para o acesso a medicina, esperava entrar nos açores, que o ano passado teve como média de último candidato 18.28, acham que as médias descem ou sobem este ano?

Olá! com os exames feitos, fiz a minha média e dá-me 18.26 para o acesso a medicina, esperava entrar nos açores, que o ano passado teve como média de último candidato 18.28, acham que as médias descem ou sobem este ano?
Eu fiz uma análise no Excel extensiva a analisar as provas de ingresso usadas em candidatura em 2021 e agora em 2022, e o resultado é que as notas diminuíram drasticamente. Então, eu acho que as notas descem.

• Like
Reactions: Marianasil03
Eu fiz uma análise no Excel extensiva a analisar as provas de ingresso usadas em candidatura em 2021 e agora em 2022, e o resultado é que as notas diminuíram drasticamente. Então, eu acho que as notas descem.
De certeza que queres medicina? Pelo que tenho lido davas um excelente matemático. As empresas de seguros iam andar loucas à tua procura para fazeres análises de riscos. Parabéns!

De certeza que queres medicina? Pelo que tenho lido davas um excelente matemático. As empresas de seguros iam andar loucas à tua procura para fazeres análises de riscos. Parabéns!
ahahahah, um ano de engenharia ajuda um pouco! Mas também posso estar profundamente enganado! É esperarmos o dia 12 de setembro
Post automatically merged:

Sabem dizer se alguma faculdade de medicina tem preferência regional? Eu tenho o código na minha ficha ENES, mas não achei nada relativamente a isso em medicina.

Última edição:
Mas eu só gostava de perceber o porquê das médias serem tão elevadas aqui e no país ao lado se entra com médias de 15/16, I mean se eles conseguem ter capacidade para formar tantos médicos e receber tantos alunos todos os anos de vários países (além dos que estão no próprio país), porque é que nós não conseguimos? É que de facto as notas são um bocado absurdas em comparação com outros países e eu conheço várias pessoas que vão estudar para fora e depois acabam por voltar e trabalham cá como médicos, qual era então a diferença de estudarem cá ou lá fora? Ou seja, abrirem mais vagas para essas pessoas, iria ser prejudicial em que sentido? Uma vez, que elas acabam por voltar para cá. É que nem parece que o grande problema de abrirem mais vagas tenha a ver com a quantidade de médicos que teremos formados a trabalhar, mas sim o facto de não quererem formar médicos cá (o que eu percebo porque de facto o custo de formação de um médico não é baixo, mas parece-me algo importante de se investir).
Olá. Em Espanha as colocações são feitas em diversas listas e neste momento a média do último colocado ronda os 18.6-19.0 (convertendo para a escala usada em Portugal). Por isso, muita gente pensa que as médias lá são drasticamente mais baixas que em Portugal mas isso não é verdade, porque é preciso ter em conta que a escala lá é diferente (de 0 a 14).

Olá. Em Espanha as colocações são feitas em diversas listas e neste momento a média do último colocado ronda os 18.6-19.0 (convertendo para a escala usada em Portugal). Por isso, muita gente pensa que as médias lá são drasticamente mais baixas que em Portugal mas isso não é verdade, porque é preciso ter em conta que a escala lá é diferente (de 0 a 14).
I mean, eu estou a concorrer para espanha também e os exames de lá são super fáceis. Porém as notas são de 0-14 e são 12.8 neste momento, super altas.

• Like
Reactions: eva_
Eu acho que só mesmo quem experienciou o exame de matemática de 2021 é que entende que foi o que eliminou imensa gente. Eu tive 196 a FQ e 180 a BG, bastou estar muito ansioso e o exame ser um pouco mais trabalhoso que tirei 140. Este ano fui mais calmo e o exame era mais acessível, por isso tirei 199. Este ano ainda vai haver imensa gente como eu e os teus/meus amigos e graças a isso é que acho que este ano as médias descerem não é assim tão provável.
Aconteceu me exatamente o mesmo, 198 a FQ, 184 a BG, fui a exame de Mat A e boom 14,5, já não entrei. Este ano fui a exame e tive 200, só o facto de não ir tão nervosa ajudou, porque no ano passado com os nervos acabei por não consolidar bem a matéria e puff.

Eu concordo que o exame do ano passado não era super "difícil", que este ano fiz as fases todas de 2021 e não tive grandes dificuldades (se bem que ainda me lembrava dos exames e de algumas correções), o problema do ano passado a meu ver é que os exames foram mais teóricos do que o normal, e a estrutura do exame não ajudou nada, houve muita gente que começou logo a stressar na primeira pergunta e depois deu barraco, e já não tirou boa nota.

Either way, o que será será. Ainda sou da opinião que as médias não sobem muito mais, mas que há a possibilidade, há, por isso é sensato considerar que isso pode acontecer ://
Mas isso é um bocado injusto, não? Porque assim há pessoas que beneficiam dos exames de 2020 (extremamente facilitados) e outros que não tiveram essa oportunidade.
Injusto porquê? Se nós temos a oportunidade de tentar mais uma vez, porque não aproveitar? Eu sei que o stress é enorme, que eu no ano passado estava igual, mas é assim, se há quem tenha uma vantagem em relação aos restantes para chegar onde quer, só um tonto é que não vai aproveitar ahah isto na vida tem que ser assim x)

É um bocado ruim dizer-se isto, mas é o que é :/
Sem stress porque muitosssss dos 20’s e 19’s e 18’s de matemática e que aproveitam a grande nota de Física de 2020 vão para Engenharias, porque infelizmente também não conseguiram entrar e ficaram um ano à espera da nota de matemática mas muitosssss mesmo……por isso keep calm :)
Sim!!! Exatamente, nem todos os 20s que este ano houve vão milagrosamente decidir todos candidatar-se a medicina, há mais cursos a pedir o exame ahah
ahahahah, um ano de engenharia ajuda um pouco! Mas também posso estar profundamente enganado! É esperarmos o dia 12 de setembro

Sabem dizer se alguma faculdade de medicina tem preferência regional? Eu tenho o código na minha ficha ENES, mas não achei nada relativamente a isso em medicina.
Acho que nenhuma faculdade de medicina tem preferência regional. Se não estiver em erro, só cursos que existam também em politécnicos.

• Like
Reactions: fanclubdaASA
Então, achas que é ou não injusto? A tua mensagem não foi muito clara. Além disso, perguntaste-me por que razão considero o acesso injusto, quando já o tinha explicado na mensagem.

De qualquer forma, não vou insistir mais nesta discussão da previsão das médias. É impossível fazê-lo de forma rigorosa, tantas são as variáveis.
Não acho injusto, há coisas na vida que não dá para controlar, e temos simplesmente que tentar tirar o melhor da situação.

Mesmo que sejas o melhor a jogar bisca, se te calhar um baralho horrível provavelmente não ganhas, da mesma maneira que mesmo que te calhe um baralho ótimo, se não o souberes jogar também não ganhas. Ou até podes aldrabão o jogo e ganhar sem saber muito bem como, mas o que importa é que ganhaste.

O facto é que há pessoas que querem entrar em medicina e que têm os exames de 2020 ainda válidos, se achas injusto eles poderem usar esses exames ainda este ano porque os exames foram facilitados e as notas inflacionadas, também seria injusto se não os pudessem usar só porque lhes sobe a média em relação aos outros que não os fizeram. Sempre houve anos em que os exames foram mais fáceis do que os do ano anterior/seguinte, por essa lógica quem teve a sorte de fazer os exames nos anos mais fáceis está a fazer uma injustiça em relação aos que tiveram os exames mais difíceis.

Mas lá está, é tudo uma questão de sorte, seja ela vantajosa ou não para nós. É pelo menos a mentalidade que eu tenho acerca desta situação, mas lá está, no ano passado eu estive até à última na esperança de que talvez eu entrasse, este ano não. No ano passado também se calhar achava injusto ter havido malta de 2020 a repetir todos os exames e a subir as médias de forma absurda, e 2021 foi o que foi para mim, mas achar injusta a situação não altera nada, no final, para mim, resume-se a sorte :/

(espero não ter ofendido ninguém com isto, mas pronto, é o que eu acho, temos sempre que fazer o melhor da situação não importa as circunstâncias, podemos fazer tudo mal e correr bem, podemos fazer tudo bem e correr mal)

Aconteceu me exatamente o mesmo, 198 a FQ, 184 a BG, fui a exame de Mat A e boom 14,5, já não entrei. Este ano fui a exame e tive 200, só o facto de não ir tão nervosa ajudou, porque no ano passado com os nervos acabei por não consolidar bem a matéria e puff.

Eu concordo que o exame do ano passado não era super "difícil", que este ano fiz as fases todas de 2021 e não tive grandes dificuldades (se bem que ainda me lembrava dos exames e de algumas correções), o problema do ano passado a meu ver é que os exames foram mais teóricos do que o normal, e a estrutura do exame não ajudou nada, houve muita gente que começou logo a stressar na primeira pergunta e depois deu barraco, e já não tirou boa nota.

Either way, o que será será. Ainda sou da opinião que as médias não sobem muito mais, mas que há a possibilidade, há, por isso é sensato considerar que isso pode acontecer ://

Injusto porquê? Se nós temos a oportunidade de tentar mais uma vez, porque não aproveitar? Eu sei que o stress é enorme, que eu no ano passado estava igual, mas é assim, se há quem tenha uma vantagem em relação aos restantes para chegar onde quer, só um tonto é que não vai aproveitar ahah isto na vida tem que ser assim x)

Sim!!! Exatamente, nem todos os 20s que este ano houve vão milagrosamente decidir todos candidatar-se a medicina, há mais cursos a pedir o exame ahah

Acho que nenhuma faculdade de medicina tem preferência regional. Se não estiver em erro, só cursos que existam também em politécnicos.
Um exemplo apenas Engenharia de gestão industrial no Porto, quantos não entraram por causa do exame de Matemática , e vao tentar este ano novamente !!!! estes precisam de Matematica e Física. Só como nota adicional à média foi mais alta que a de medicina !!!!!!! E quantas outras Engenharias e cursos ligado ás ciências precisam de Matemática!!! Da forma como falam, até parece que vai tudo para Medicina :) :) :)

Sim até porque olhando para o mundo atual o que tem mesmo futuro são cursos que incluam programação. Vai certamente pensar muita gente nesta altura.

Pois, era o que já tinha tido. Tecer considerações sobre o acesso ou as médias do curso não altera o rumo dos acontecimentos de forma alguma.

Desejo boa sorte a todos os candidatos, quer entrem ou não no curso. E aproveitem as férias, que é horrível começar o ano letivo sem energia. :)
Exato maltinha, descansem agora e tentem relaxar se conseguirem, e boa sorte a todos :)

Um exemplo apenas Engenharia de gestão industrial no Porto, quantos não entraram por causa do exame de Matemática , e vao tentar este ano novamente !!!! estes precisam de Matematica e Física. Só como nota adicional à média foi mais alta que a de medicina !!!!!!! E quantas outras Engenharias e cursos ligado ás ciências precisam de Matemática!!! Da forma como falam, até parece que vai tudo para Medicina :) :) :)
Ninguém aqui está a dizer que vai tudo para medicina. Simplesmente se houveram muitos 18/19/20, com certeza que os que se vão candidatar a medicina têm notas assim também. Não é uma questão de ir o todo, mas sim que uma parte, os que vão para medicina, fazem parte desse todo e não têm notas diferentes. O melhor é deixar mesmo de especular. O que sempre disse é que antes achava que era impossível subir e hoje não acho que o seja, contudo, também não acho que seja certo. Acho apenas que esse fator ganhou um pouco de força, quando saíram as notas de matemática.

• Like
Reactions: Afonso Pinto
Ninguém aqui está a dizer que vai tudo para medicina. Simplesmente se houveram muitos 18/19/20, com certeza que os que se vão candidatar a medicina têm notas assim também. Não é uma questão de ir o todo, mas sim que uma parte, os que vão para medicina, fazem parte desse todo e não têm notas diferentes. O melhor é deixar mesmo de especular. O que sempre disse é que antes achava que era impossível subir e hoje não acho que o seja, contudo, também não acho que seja certo. Acho apenas que esse fator ganhou um pouco de força, quando saíram as notas de matemática.
É verdade, tudo isto são meras especulações, se excluirmos os que vão usar matemática deste ano com as notas de 2020, para mudarem de curso fazendo nova candidatura, ou aqueles que com as notas de 2020 se vão candidatar pela primeira vez…….sobram os deste ano que se vão candidatar pela primeira vez, e com a subida de matemática em 1.2 pontos( muitos 18/19 /20 ) relativamente ao ano passado, pressupõe de forma especulativa o aumento das médias , e com as notas de FQ e Biologia que irão usar e que desceram em relação a 2020 respectivamente 4.1 pontos e 2 pontos o que pressupõe de forma especulativa a diminuição das médias, e no final….fica 0-0. ;) ……já sei que alguns subiram a FQ e outros não conseguiram melhorar Biologia, continuamos por isso com um 0-0

• Like
Reactions: Pedrossss1
Olá a todos. Gostaria que olhassem o meu raciocínio e vejam se concordam comigo ou não, das minhas expectativas das notas de ingresso para esse ano.

Como é sabido, as provas de ingresso para medicina são três: Biologia e Geologia, Física e Química A, e Matemática (para efeitos, vou considerar na minha análise somente Matemática A).

Os colocados em 2020 utilizaram as provas de ingresso de Matemática A realizada em 2020 ou aqueles que refizeram BG e FQA também aproveitaram isso. Ou seja, em 2020, havia esta tríade dos três exames que, naturalmente, inflacionou as notas.

Para este ano de 2020, entre a nota de 175 e 200:

- 4875 alunos de BG;
- 7795 alunos de FQA;
- 6027 alunos de MatA.

Ou seja, quem entrou em medicina neste ano usou notas boas de 2019 ou melhorou em 2020.

Em 2021, foram utilizadas maioritariamente notas de 2020 de FQA e BG, onde se obtiveram altas classificações, e o exame de MatA que abaixou as médias, com uma dificuldade maior.

Para este ano de 2021, entre a nota de 175 e 200:

- 1031 alunos de BG;
- 1165 alunos de FQA;
- 3067 alunos de MatA.

Portanto, os alunos de 2021 utilizaram as notas de FQ e BG de 2020 (onde houve diversas notas altas) e de MatA de 2021, com poucas situações de melhoria em BG e FQ em 2021.

Para este ano de 2022, entre a nota de 175 e 200:

- 1459 alunos de BG;
- 1787 alunos de FQA;
- 5077 alunos de MatA.

Ou seja, para o ano de 2022, os alunos utilizarão, na sua maioria, notas de 2021 ou 2022 de FQA e BG, ao mesmo tempo de MatA.

Os alunos que entraram em 2021, usaram na sua maioria

BG - 2020
FQA - 2020
MatA - 2021

E em 2022,

BG - 2021/2022
FQA - 2021/2022
MatA - 2022

Assim, embora o número de pessoas com boa nota a Matemática tenha aumentado em 2022 (cerca de 2000 pessoas a mais), as provas de FQA e BG tiveram uma performance significativamente menor do que em 2020.

Deste modo, as notas de ingresso para medicina devem diminuir ligeiramente, devido ao grande número de notas boas a MatA, mas como FQA e BG tiveram uma performance significativamente menor do que 2020 (que foram usadas em 2021 como provas de ingresso), essas duas disciplinas permitem que as notas desçam um pouco.

O que acham?
é um bom raciocínio, e fazer a avaliação das médias a partir da distribuição de notas é mais informador do que somente ter em conta a média do exame. Só tenho uma dúvida, como sabes a distribuição das classificações deste ano? Do que já pesquisei não encontrei nada apenas de anos anteriores

Vais entrar com que média em que uni?

é um bom raciocínio, e fazer a avaliação das médias a partir da distribuição de notas é mais informador do que somente ter em conta a média do exame. Só tenho uma dúvida, como sabes a distribuição das classificações deste ano? Do que já pesquisei não encontrei nada apenas de anos anteriores
Relativamente aos anos anteriores, encontras aqui:
Relativamente a esse ano, tens num post no Uniarea ( ). Deixo aqui os ficheiros também.

E sim, considerando as distribuições, enquanto o número de notas boas a matemática A possa ter aumentado duas vezes, o número de notas boas em FQA e BG diminuiu cerca de 3, 4 vezes, ou até mais

Attachments