Previsão Médias Medicina 2022

 
Olá, pessoal. Aqui vai a minha última análise :). A tabela já não está disponível para verem.

Antes de tudo, quero agradecer as centenas de notas que têm lá, acho que é um record ahahah

Além disso, quero dizer que tudo que falarei aqui é meramente baseado nas contas usando uma distribuição normal e que, devido ao tamanho da amostra ser reduzido, o erro pode ser grande, o que não é nenhuma garantia do resultado realmente obtido no dia 11 de setembro nas colocações.

Como sabem, existem algumas notas que não são possíveis de existir, nomeadamente as notas terminadas em:
- ,1
- ,4
- ,6
- ,9

A análise para quando utilizamos essas notas é (pois uma pessoa pode ter apertado um botão errado no teclado por exemplo)

Ver anexo 23597
NOTA: Lê-se (170, 172] como ]170, 172]

Assim, a média das notas é de 185,3 e o desvio padrão é 5,9.

Em relação ao ano passado, é prevista uma descida na média, em pontos, de 2-5 décimas (0,2-0,5), variando com a universidade em questão.

Ao excluirmos as notas impossíveis, tem-se

Ver anexo 23598
NOTA: Lê-se (170, 172] como ]170, 172]

Assim, a média das notas é de 185,3 e o desvio padrão é 5,8.

Em relação ao ano passado, é prevista uma descida na média semelhante, em pontos, de 2-5 décimas (0,2-0,5), variando com a universidade em questão.

A obtenção da nota do último colocado esperada foi obtida a partir de uma comparação com as notas inseridas aqui no Uniarea em 2021.

Observa-se que as notas aqui inseridas são influenciadas, ou seja, a quantidade de notas boas aqui inseridas é superior do que se fosse geral. Por exemplo, embora três alunos tenham escrito que têm 200 ponto de nota de ingresso, num universo de 600 notas, é provável que eles sejam os únicos alunos com essas notas num universo de 3000 alunos.

Mesmo influenciado, o gráfico aqui aproxima-se ao histograma obtido com as notas dos candidatos da FMUL do ano passado (que apresentou o maior número de candidatos). Se se pensar que o histograma está influenciado, poderíamos, de certa forma, concluir que as notas serão menores que ano passado. Mais uma vez, especulação e não se tem comprovação de nada.

Minha opinião sem contas, somente ao observar as notas de ingresso e as provas de ingresso:

Acho que devem abaixar qualquer coisa, mas nada significativo, devido às notas de FQ e BG serem menores, mas com matemática sendo maior que 2021 (ainda menor que 2020).
Relativamente àqueles que tentam ingressar em medicina pelo 2.º ano, esses alunos podem influenciar qualquer coisa nas notas, e acredito que eles possam ser o motivo do qual as notas não abaixarão tanto quanto iriam.

Obrigado, e boa sorte a todos!
Lucas mereces um jantar!
Muitissimo pouco, com excepção do Minho que baixou 2 decimas tipo 187 para 185, em todas as outras o decrescimo foi inderior
Coimbra baixou 1 décima. 185.2 para 184.2
 
  • Like
Reactions: Jlocardoso