🧑🎓 No conjunto do Sistema de Ensino Superior Público e Privado, o número total de vagas para o ano letivo 2025/2026 é de 101.798, o que representa um acréscimo de 1.647 vagas face ao ano anterior. Já as podes consultar aqui.
Olá!! estou com nota de candidatura de 18.53, acham que da para a NMS sendo que o ano passado o ultimo colocado teve 18,45? acham que pode subir muito?
Eles estão a assumir que a maioria das pessoas que não entrou em 2020 subiu a média e que ainda se vai candidatar, sendo que há uma grande parte que nem sequer vai concorrer e que nem subiu. É esperar para ver.
com todo o respeito, discordo completamente. na minha turma existiam 6 pessoas para medicina. apenas eu entrei, guess what, essas pessoas tinham todas mais de 19 a fq e mais de 18, 5 a bg, matematicas nos 14 15 ou menos. eu tirei 20 a fq 18 a bg e 19 a mat e tinha um interna muito alta, e os outros tambem semelhante a mim na interna. apenas mat os tirou fora de med. anddddd guess what imaginem, foram repetir o exame e voila. imensos 20 a mat e tudo acima de 19, voila com um exame extremamente facil este ano, irao se candidatar com notas altasssss e vao entrar todos. ISTO ACONTECEU EM TODAS AS PESSOAS DA MINHA ESCOLA QUE NAO ENTRARAM ANO PASSADO, por isso sim ha imensa gente a fazer isto, acabam por usar 3 exames extremamente altos .
Olá!! estou com nota de candidatura de 18.53, acham que da para a NMS sendo que o ano passado o ultimo colocado teve 18,45? acham que pode subir muito?
com todo o respeito, discordo completamente. na minha turma existiam 6 pessoas para medicina. apenas eu entrei, guess what, essas pessoas tinham todas mais de 19 a fq e mais de 18, 5 a bg, matematicas nos 14 15 ou menos. eu tirei 20 a fq 18 a bg e 19 a mat e tinha um interna muito alta, e os outros tambem semelhante a mim na interna. apenas mat os tirou fora de med. anddddd guess what imaginem, foram repetir o exame e voila. imensos 20 a mat e tudo acima de 19, voila com um exame extremamente facil este ano, irao se candidatar com notas altasssss e vao entrar todos. ISTO ACONTECEU EM TODAS AS PESSOAS DA MINHA ESCOLA QUE NAO ENTRARAM ANO PASSADO, por isso sim ha imensa gente a fazer isto, acabam por usar 3 exames extremamente altos .
Post automatically merged:
olá. eu penso que vai descer mas muito pouco, mas caso suba acho que entras facilmente .
A premissa do “Os externos não influenciam como vocês pensam” podia fazer sentido se não estivéssemos a falar de medicina. Estamos a falar de um curso SUPER concorrido em que é muito comum entrar 1 ano ou 2 anos mais tarde.
é mesmo , eu fiquei espantada qd este ano entrei no curso e vejo que a maior parte do pessoal ja tinh estado noutros cursos e entraram 1 ano ou 2 mais tarde mas foram mesmo muitos
olá. eu penso que vai descer mas muito pouco, mas caso suba acho que entras facilmente .
Eu acho que só mesmo quem experienciou o exame de matemática de 2021 é que entende que foi o que eliminou imensa gente. Eu tive 196 a FQ e 180 a BG, bastou estar muito ansioso e o exame ser um pouco mais trabalhoso que tirei 140. Este ano fui mais calmo e o exame era mais acessível, por isso tirei 199. Este ano ainda vai haver imensa gente como eu e os teus/meus amigos e graças a isso é que acho que este ano as médias descerem não é assim tão provável.
Mas isso é um bocado injusto, não? Porque assim há pessoas que beneficiam dos exames de 2020 (extremamente facilitados) e outros que não tiveram essa oportunidade.
Ninguém disse que o acesso ao ensino superior era justo. É mesmo muito injusto, sobretudo nestes últimos anos covid e em cursos com melhor média. Olha vou-te dar um excepto bom, na minha secundária não se davam 20s porque "o 20 é subjetivo, ninguém é perfeito em tudo". Agora vê lá como é competir com estas médias sem 20s no secundário, por este motivo...
Mas isso é um bocado injusto, não? Porque assim há pessoas que beneficiam dos exames de 2020 (extremamente facilitados) e outros que não tiveram essa oportunidade.
É, não vou mentir. Contudo, também foi para os de 2003, pois os únicos beneficiados foram os de 2002. Os de 2002 e os 2003 atrasaram quase todos 1 ano e isso não vai ser diferente para os de 2004 que, na minha opinião, são ainda mais. Também vale ressaltar que os de 2004 tiveram o 10º ano online que é normalmente aquele que baixa a média a toda a gente ou porque teve falta de noção ou se estava a adaptar, por isso têm uma média interna maior. Infelizmente, só daqui a uns tempos é que menos gente vai atrasar um ano.
Por fim, se servir de conforto aos que possam ler isto, é ok atrasar um ano. No final corre tudo bem e, na minha experiência, foi a melhor coisa que me podia ter acontecido. Boa sorte a todos!
Ninguém disse que o acesso ao ensino superior era justo. É mesmo muito injusto, sobretudo nestes últimos anos covid e em cursos com melhor média. Olha vou-te dar um excepto bom, na minha secundária não se davam 20s porque "o 20 é subjetivo, ninguém é perfeito em tudo". Agora vê lá como é competir com estas médias sem 20s no secundário, por este motivo...
Estarmos aqui a debater este tema, se vai subir , se vai descer, nos exames de 2020 houve notas fantásticas , e o de matemática de 2021 é que foi difícil, e que este ano entram muitos que não entraram o ano passado, é fazer na minha opinião futurologia. Existem tantas, mas tantas variáveis que podem influenciar a subida ou a descida das médias que mais vale irmos todos para a praia, e esperar tranquilamente, acreditando que no final tudo vai acabar bem ;)
Sem stress porque muitosssss dos 20’s e 19’s e 18’s de matemática e que aproveitam a grande nota de Física de 2020 vão para Engenharias, porque infelizmente também não conseguiram entrar e ficaram um ano à espera da nota de matemática mas muitosssss mesmo……por isso keep calm :)
Medo mesmo, eu preciso que baixe não que subam ainda mais.
Bem, acabei de saber que fiquei com média de acesso de 189.6, não sei se vou conseguir entrar no ICBAS. Ainda vou repetir o exame nacional de MatA na 2ª fase para ver se consigo aumentar a média caso existam vagas para a 2ª fase do concurso.
Sem stress porque muitosssss dos 20’s e 19’s e 18’s de matemática e que aproveitam a grande nota de Física de 2020 vão para Engenharias, porque infelizmente também não conseguiram entrar e ficaram um ano à espera da nota de matemática mas muitosssss mesmo……por isso keep calm :)
Sim!! Por exemplo, no Técnico quase todos os cursos têm médias superiores a 17 valores, há muitos cursos com média acima de Medicina, de certeza que várias pessoas também optaram por ficar de fora e tentar entrar este ano.
Eu sei que foi um comentário irónico e a brincar, mas aproveito para "avisar" quem pense assim e esteja a ler isto. Também pensava isso e na altura foi com esta mentalidade que decidi ir para engenharia biomédica em vez de medicina, mesmo tendo média para entrar. Achava que era mais fácil, dava menos trabalho e que , de qualquer forma, ia acabar numa área suficientemente semelhante e ia ganhar rios de dinheiro sem as preocupações inerentes à prática da medicina. Embora sempre me tenha sempre fascinado pela medicina, lá ingressei na biomédica. Sinceramente, o mercado de trabalho em Portugal é uma valente porcaria e não há mesmo capacidade para absorver os licenciados em engenharia biomédica. A maior parte acaba a trabalhar em consultoria e para quem tem mesmo o sonho de acabar na prática clínica da medicina ou de acabar perto dela, como engenheiro biomédico, este percurso de vida não é nada gratificante. Fala-se muito de "perfil" para ingressar em medicina, mas penso que essa conversa também se aplique muito às engenharias.
Ponto final que queria acrescentar, por experiência própria, também NÃO ESCOLHAM UM CURSO APENAS PORQUE A MÉDIA É ALTA E O CURSO ESTÁ NA MODA.
Sim!! Por exemplo, no Técnico quase todos os cursos têm médias superiores a 17 valores, há muitos cursos com média acima de Medicina, de certeza que várias pessoas também optaram por ficar de fora e tentar entrar este ano.
Corretíssimo…..pelo que se lê aqui , ate parece que todos ficaram à espera 1 ano vão para medicina….o que não é minimamente verdade de forma alguma…..então é o pessoal que quer engenharia aeroespacial, ou gestão industrial…são às pazadas…e tb ficaram tanto à espera como os que vão para medicina….e item tantassss mas tantas variáveis como disse atrás, por isso calma
Este site usa cookies para ajudar a personalizar o conteúdo, adequar a tua experiência e manter o teu login se efectuares o teu registo.
Ao continuar a usar este fórum concordas com o uso de cookies.