Previsões exame economia A

Datguy

Membro Caloiro
Matrícula
18 Junho 2019
Boas! Quais são as vossas previsões para as perguntas do grupo 2 e 3 do exame de economia? Acham que o grupo 1 vai continuar a valer 14 valores?

• Like
Reactions: Bremer Pereira
Boas! Quais são as vossas previsões para as perguntas do grupo 2 e 3 do exame de economia? Acham que o grupo 1 vai continuar a valer 14 valores?
Ola, sim penso que as cotaçoes da escolha múltipla irão manter-se.
Em relação ás previsoes do que poderá sair:
Penso que no grupo II sairá algo relacionado com a unidade 4 (sobre a moeda, ou inflação) ou sobre a unidade 6 (Reparticao e Redistribuição dos Rendimentos)...
No grupo III estou com um feeling, que ira sair calculo de balanças e algo relacionado com a ultima unidade (Uniao Europeia e assim, talvez sobre a coesao economica e social)...
Boa sortee 😁

Ola, sim penso que as cotaçoes da escolha múltipla irão manter-se.
Em relação ás previsoes do que poderá sair:
Penso que no grupo II sairá algo relacionado com a unidade 4 (sobre a moeda, ou inflação) ou sobre a unidade 6 (Reparticao e Redistribuição dos Rendimentos)...
No grupo III estou com um feeling, que ira sair calculo de balanças e algo relacionado com a ultima unidade (Uniao Europeia e assim, talvez sobre a coesao economica e social)...
Boa sortee 😁

Isso são feelings ou tens alguma toupeira no IAVE??? 😁👀🙄😂 comecei a estudar muito tarde, preciso do exame para continuar na faculdade e no secundário estava em Ciências e Tecnologias e apesar de Economia não me parecer nada dificil (algumas coisas já tinha dado na faculdade) não sei o que é que é mais importante na matéria, o que os professores normalmente dão mais enfase, se alguem me pudesse dizer o que é que sai mais normalmente, agradeço. Obrigado e boa sorte

• Like
Isso são feelings ou tens alguma toupeira no IAVE??? 😁👀🙄😂 comecei a estudar muito tarde, preciso do exame para continuar na faculdade e no secundário estava em Ciências e Tecnologias e apesar de Economia não me parecer nada dificil (algumas coisas já tinha dado na faculdade) não sei o que é que é mais importante na matéria, o que os professores normalmente dão mais enfase, se alguem me pudesse dizer o que é que sai mais normalmente, agradeço. Obrigado e boa sorte
Ahahah quem me dera 😂 (or not)
O que sai sempre:
Uma questao de escolha multipla sobre a Ciencia Economica, problema economico ou agentes economicos.
Deoois tmb sai sempre Balanças, Calculo do Produto de uma das 3 oticas do produto, rendimento e despesa (costuma sair mais a da despesa).
Depois sai de tudo um pouco, um bocado de cada unidade...
Convem saberes o que é:
o custo oportunidade,
economias de escala,
prdutividade marginal, Lei dos Rendimentos Decrescentes,
Lei de Engel,
Funcoes da Moeda e os tipos de moeda, Caracterizacao dos mercados de concorrencia perfeita e imperfeita( monopólio, oligopólio e concorrencia monopolistica),
Destinos da poupanca e tipos de investimento, Oferta e Procura ( Conceito; Lei; curvas ; ponto de equilíbrio e preço e quantidade de equilibrio, saber excesso de oferta e de procura)...
Politicas Comerciais (Protecionismo e Cambismo)
Da Uniao Europeia, o conceito de coesao economica e social, os fundos, formas de integracao e o ato unico europeu...
Depois os tipos de circuito de distribuicao (ultracurto, curto e longo)...

• Like
Reactions: Duarte Cardoso
Ahahah quem me dera 😂 (or not)
O que sai sempre:
Uma questao de escolha multipla sobre a Ciencia Economica, problema economico ou agentes economicos.
Deoois tmb sai sempre Balanças, Calculo do Produto de uma das 3 oticas do produto, rendimento e despesa (costuma sair mais a da despesa).
Depois sai de tudo um pouco, um bocado de cada unidade...
Convem saberes o que é:
o custo oportunidade,
economias de escala,
prdutividade marginal, Lei dos Rendimentos Decrescentes,
Lei de Engel,
Funcoes da Moeda e os tipos de moeda, Caracterizacao dos mercados de concorrencia perfeita e imperfeita( monopólio, oligopólio e concorrencia monopolistica),
Destinos da poupanca e tipos de investimento, Oferta e Procura ( Conceito; Lei; curvas ; ponto de equilíbrio e preço e quantidade de equilibrio, saber excesso de oferta e de procura)...
Politicas Comerciais (Protecionismo e Cambismo)
Da Uniao Europeia, o conceito de coesao economica e social, os fundos, formas de integracao e o ato unico europeu...
Depois os tipos de circuito de distribuicao (ultracurto, curto e longo)...

Boa! Já sei boa parte desses tópicos, até porque eu consegui ver a matéria toda (melhor ou pior) o problema foi não ter tempo para fazer exercícios suficientes, por culpa minha. Obrigado pela ajuda!!! A ver se solidifico mais essas partes. Cumprimentos

• Like
Boa! Já sei boa parte desses tópicos, até porque eu consegui ver a matéria toda (melhor ou pior) o problema foi não ter tempo para fazer exercícios suficientes, por culpa minha. Obrigado pela ajuda!!! A ver se solidifico mais essas partes. Cumprimentos
Para qualquer duvida, dispõe!
Boa sorte 😁🤗
Post automatically merged:

Btww esqueci-me de mais cenas importantes q estava aqui a rever:
As Falhas de mercado e os conceitos e Equidade, eficiencia e estabilidade!!

Última edição:
já tens a correção desse exercício? Ainda não entendi como se chegou à resposta. Agradecia a resolução por favor.
Em 2017
Repara as receitas dos impostos diretos são 260M €
As receitas dos impostos diretos corresponde a 2% do PIB

Então
fiz uma regra de 3 simples para descobrir o valor do PIB

260M € --- 2%
X ------------- 100%

260M € x 100% = X = 13 000M € (valor do PIB)
2%

Depois para calculares o défice orçamental, voltas a fazer outra regra de 3 simples

13 000M € --- 100%
X ------------ 1,2%

13 000m € x 1,2% = X = 156M € (Valor do défice orçamental em % do PIB em 2017)
100%

Por isso é a opção D

Em 2017
Repara as receitas dos impostos diretos são 260M €
As receitas dos impostos diretos corresponde a 2% do PIB

Então
fiz uma regra de 3 simples para descobrir o valor do PIB

260M € --- 2%
X ------------- 100%

260M € x 100% = X = 13 000M € (valor do PIB)
2%

Depois para calculares o défice orçamental, voltas a fazer outra regra de 3 simples

13 000M € --- 100%
X ------------ 1,2%

13 000m € x 1,2% = X = 156M € (Valor do défice orçamental em % do PIB em 2017)
100%

Por isso é a opção D
obrigado! Se possível, podes enviar me a correção do resto das escolhas múltiplas de 2019?

Olá! Têm alguma ideia do que pode sair neste ano nas perguntas do grupo 2 e 3 do exame de economia? Acham que vai ser +/- do mesmo estilo que o ano passado?