Previsões médias 2018/2019

Status
Não está aberto para novas mensagens.
Mas o que disse mesmo de errado? Eu até estava a defender o teu ponto de vista...

Tu não podes falar do que não conheces. Não sabes mesmo a realidade das outras universidades.
Ler os teus comentários transmite a ideia de acreditas que não existe grande razão para os alunos escolherem universidades como a UA ou a UM ao invés do IST e da FEUP.
Achar que as engenharias não crescem ano após ano nestas duas recentes universidades é estar completamente alheio daquele que é o seu meio de estudo nas outras academias do país.

Tu não podes falar do que não conheces. Não sabes mesmo a realidade das outras universidades.
Ler os teus comentários transmite a ideia de acreditas que não existe grande razão para os alunos escolherem universidades como a UA ou a UM ao invés do IST e da FEUP.
Achar que as engenharias não crescem ano após ano nestas duas recentes universidades é estar completamente alheio daquele que é o seu meio de estudo nas outras academias do país.

Ou seja, nenhum de nós tem a capacidade de opinar, pois nao sabes a realidade da feup ou ist.
Aveiro pode estar a crescer em termos de engenharia, mas isso não garante que seja a melhor, nem eu disse que a feup era melhor....
Pelos teus comentarios achei que eras um rapaz muito nervoso, realmente defendes a tua faculdade, é bom de se ver.
Aveiro foi a tua primeira opçao?
Tambem me custa ver nos rankings o IST em cima da feup na area de electro, eu gosto da minha faculdade e tambem a defendo.

Ou seja, nenhum de nós tem a capacidade de opinar, pois nao sabes a realidade da feup ou ist.
Aveiro pode estar a crescer em termos de engenharia, mas isso não garante que seja a melhor, nem eu disse que a feup era melhor....
Pelos teus comentarios achei que eras um rapaz muito nervoso, realmente defendes a tua faculdade, é bom de se ver.
Aveiro foi a tua primeira opçao?
Tambem me custa ver nos rankings o IST em cima da feup na area de electro, eu gosto da minha faculdade e tambem a defendo.

Um rapaz muito nervoso ? É a ilação que tiras disto? Ok xD

A diferença é que eu não venho para aqui questionar a ida de bons alunos para universidades que não a FEUP ou o IST.
E não, nem sequer estou a defender a UA por ser a UA, se voltares atrás vês que não falei apenas nela.
O que me custa um pouco a ver é este bairrismo que paira juntos das universidades.
Felizmente o paradigma tem vindo a mudar. Aos poucos os estudantes apercebem-se que não são só os rankings de universidades que formam futuros profissionais.

Um rapaz muito nervoso ? É a ilação que tiras disto? Ok xD

A diferença é que eu não venho para aqui questionar a ida de bons alunos para universidades que não a FEUP ou o IST.
E não, nem sequer estou a defender a UA por ser a UA, se voltares atrás vês que não falei apenas nela.
O que me custa um pouco a ver é este bairrismo que paira juntos das universidades.
Felizmente o paradigma tem vindo a mudar. Aos poucos os estudantes apercebem-se que não são só os rankings de universidades que formam futuros profissionais.

Mas é obvio que nao sao os rankings.
Mas em termos de publicaçoes, investigaçao, pessoal de erasmus...etc etc a feup e ist sao os de top, agora a questão é, será que essas faculdades nao formam gente com igual capacidade a outras faculdades? Obvio que sim, como disse, passado uns tempos ninguem quer saber a faculdade que andaste.
Eu proprio admiti que o IST está à frente da feup no rankings, mas obviamente que nao me sinto menos preparado para o mercado que eles...
Foi como referi, é preciso mais gente ir para aveiro e mais investimento na faculdade, nao percebo o porquê de tanto hate, calma amigo.

Eu apenas questionei porque realmente gostava de saber o porquê de meterem à frente da feup ou ist, curiosidade...

Porque os cursos nessas universidades têm ganho prestígio. Têm dado que falar. Também têm bons professores e boas infra-estruturas.

Não sei onde vês o hate. Percebo que isto seja um fórum e seja complicado perceber a forma como as pessoas estão a dizer as coisas, mas o facto de não estar a usar emojis não significa que estejam irritadas.

Se li um tom de superioridade teu em relação à FEUP face a outras universidades? Sim, mas também pode ter sido má interpretação minha daquilo que apenas pode ser lido.

Mas não me vou prolongar mais, o tópico não é acerca disto. Ficou bem expresso que não concordo com esta valorização excessiva de rankings no mundo do ensino.

Fica bem :)

EDIT: Li de novo a conversa e de facto fui excessivo e li aquilo que não havia para ler.
É o andamento de quem já ouviu uma certa conversa demasiadas vezes.
Desculpa qualquer coisa :)

Última edição:
Porque os cursos nessas universidades têm ganho prestígio. Têm dado que falar. Também têm bons professores e boas infra-estruturas.

Não sei onde vês o hate. Percebo que isto seja um fórum e seja complicado perceber a forma como as pessoas estão a dizer as coisas, mas o facto de não estar a usar emojis não significa que estejam irritadas.

Se li um tom de superioridade teu em relação à FEUP face a outras universidades? Sim, mas também pode ter sido má interpretação minha daquilo que apenas pode ser lido.

Mas não me vou prolongar mais, o tópico não é acerca disto. Ficou bem expresso que não concordo com esta valorização excessiva de rankings no mundo do ensino.

Fica bem :)

É isso mesmo, aveiro é nosso!
Fica bem

• Like
Reactions: Rui Veiga
Voltando ao assunto do tópico ( :sweatsmile: ), findos 12 dos 21 dias de candidaturas temos 32 227 candidatos, o que dá uma queda de 9% relativamente ao ano anterior.

Portanto, continuando esta queda, vamos ter ~47.850 candidatos, ou seja, menos 4.730 candidatos.

Será uma queda semelhante a que ocorreu entre 2012 e 2013. Faltaria ter em conta a evolução das notas dos exames, mas aqui pode ver-se o efeito nas médias de Medicina: Medicina - Guia de Candidatura 2018/2019 | Uniarea

O @davis e outros estarão mais dentro do assunto que eu, de qualquer maneira acho que a redução de vagas em certos universidades a par com a redução do número de candidatos são factores importantes.

Sim, mas em medicina não existiu redução de vagas. Ou seja, para mim as médias vão descer em medicina e manter ou mesmo subir em outros cursos. No interior as médias é que vão descer quase exponencialmente

Pois, não sei.
Uma pessoa nunca sabe muito bem o que esperar dado que é tudo tão volátil.
Basta esta geração gostar menos de física ou de outra coisa qualquer e já muda o panorama todo :tearsofjoy:

• Like
Reactions: Samueli
O @davis e outros estarão mais dentro do assunto que eu, de qualquer maneira acho que a redução de vagas em certos universidades a par com a redução do número de candidatos são factores importantes.
Confirmo, vai variar muito, acredito que podem haver descidas consideráveis ao lado de subidas grandes. Dado que se mantivermos as provas de ingresso de um curso (caso contrário é mais um fator a considerar), a nota do último colocado pode ser afetada por:
  1. Variação das vagas: e este ano há cursos a manter, outros com cortes especialmente em Lisboa/Porto, e outros a aumentar fora de Lisboa/Porto. É preciso analisar caso a caso.
  2. Variação do número de candidatos: aqui o total é um bom indicador, já que mostra a pressão que haverá junto das vagas disponíveis. Para terem uma ideia, no ano passado o número de candidatos subiu consideravelmente e foi superior ao número de vagas disponível (52,5k candidatos para 50k vagas), e este ano podemos inverter isso (47,8k candidatos para as mesmas 50k vagas), o que pode levar as médias a cair de forma geral.
  3. Variação das notas dos exames pedidos como PI: tem de ser visto curso a curso. Mas do que vi este ano, diria que este será o factor que terá menos influência.
  4. Variação do interesse pelo curso: isto também tem de ser visto caso a caso e é uma das justificações para termos vindo a ter médias de medicina a cair, ao mesmo tempo que médias de engenharia a disparar. Ainda sou do tempo de engenharia informática no IST andar nos ~12 valores, e agora anda nos 17 valores, por exemplo.
Mas o balanço geral disto tudo diria que aponta para mais descidas que subidas, em tudo o que seja cursos que mantenham o aumentem vagas. Nos que cortaram vagas é mais difícil de prever porque os cortes são diferentes de curso para curso.

boas. estou bastante desencorajada, a minha média é de 17.96 e eu gostava mesmo de entrar em Línguas e Relações Internacionais na FLUP, só que a média tem vindo a subir todos os anos e o último colocado no ano passado entrou com 17.90.
acham que eu posso ter alguma chance de entrar?
chance tens sempre, além de que duvido muito que a média do curso suba mais ainda... acredito que a média do ano anterior foi um outlier e que vá baixar uma décima ou duas este ano, mas quem sabe 😊 também me estou a candidatar, por isso se tudo correr bem para o ano vemo-nos lá! Boa sorte 😊

• Like
Reactions: beatriz.
chance tens sempre, além de que duvido muito que a média do curso suba mais ainda... acredito que a média do ano anterior foi um outlier e que vá baixar uma décima ou duas este ano, mas quem sabe 😊 também me estou a candidatar, por isso se tudo correr bem para o ano vemo-nos lá! Boa sorte 😊

obrigada sofia! espero que tenhas razão, a tendência é que as notas baixem no geral, e como as vagas se mantêm espero mesmo conseguir entrar. boa sorte para ti também 😊

Status
Não está aberto para novas mensagens.