Previsões para o exame de História A 2019

   

Beatriz T. Oliveira

Membro Caloiro
Matrícula
26 Maio 2019
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Boa tarde pessoal, queria perguntar-vos se têm alguma previsão para o exame de história A. Tive a estudar tudo e a pesquisar tudo e este ano faz 100 anos da Guerra Civil na Rússia. O que vocês acham? Sendo que no ano passado não abordaram isso. Obrigada e bom estudo!
 
Boa tarde pessoal, queria perguntar-vos se têm alguma previsão para o exame de história A. Tive a estudar tudo e a pesquisar tudo e este ano faz 100 anos da Guerra Civil na Rússia. O que vocês acham? Sendo que no ano passado não abordaram isso. Obrigada e bom estudo!
No ano em que fiz exame, deu-se o centenário da Revolução de Outubro. Nem por isso o socialismo e o comunismo foram abordados.. Creio que essa coincidência de datas não será muito determinante. Mas se, de qualquer modo, te quiseres preparar para essa eventualidade, não perdes nada em fazer um ou outro exercício :P
Mas simplesmente não me parece presumível que essa coicidência leve a uma abordagem de x assunto, até porque isso seria algo previsível; e duvido que eles queiram ser previsíveis.
 
Olá, é verdade que o pessoal dos exames pode ter essa abordagem ao centenário dos acontecimentos, mas como já foi dito acima, no exame de 2017 estava toda a gente a pensar que ia sair as revoluções russas, e tal não aconteceu. Por estes motivos dou-te um conselho para não te focares muito nisto dos centenários (no entanto convém estudar esse período da Rússia e a consequente criação da União Soviética sim).
Aconselho-te a estudares e a apostares no Estado Novo (quer antes da segunda guerra quer após a segunda guerra, com a questão do imobilismo político e das ''províncias ultramarinas'') pois nos últimos anos tem saído quase sempre mesmo, e muitas vezes costuma ser aposta para as perguntas de desenvolvimento (acho um crime o que fizeram com a cotação da pergunta de desenvolvimento no ano passado).
O módulo 9 também é capaz de sair quase de certeza, duvido que não metam isso.
 
Olá, é verdade que o pessoal dos exames pode ter essa abordagem ao centenário dos acontecimentos, mas como já foi dito acima, no exame de 2017 estava toda a gente a pensar que ia sair as revoluções russas, e tal não aconteceu. Por estes motivos dou-te um conselho para não te focares muito nisto dos centenários (no entanto convém estudar esse período da Rússia e a consequente criação da União Soviética sim).
Aconselho-te a estudares e a apostares no Estado Novo (quer antes da segunda guerra quer após a segunda guerra, com a questão do imobilismo político e das ''províncias ultramarinas'') pois nos últimos anos tem saído quase sempre mesmo, e muitas vezes costuma ser aposta para as perguntas de desenvolvimento (acho um crime o que fizeram com a cotação da pergunta de desenvolvimento no ano passado).
O módulo 9 também é capaz de sair quase de certeza, duvido que não metam isso.
O meu conselho seria seguirem o que as Informações-Prova dizem que vai sair. Essas questões dos centenários e de datas coicidentes nada mais são do que rumores. Isso lá aconteceu uma ou outra vez, não quer dizer que volte a acontecer. Aquilo que sabem, de certeza, que sai é aquilo que tem que estar absolutamente sabido. Não se devem desprezar os outros conteúdos: mesmo que não sejam de avaliação direta, eles servem para fazer interligação entre os vários acontecimentos (é o próprio IAVE que o diz), assim como a importância particular atribuída à História de Portugal e à História Contemporânea.
Por isso, as perguntas de cotação mais elevada certamente entram no âmbito daquelas duas. Perguntas sobre o Estado Novo aparecem quase sempre, assim como interpretação de documentos. Estejam prontos para elas.
 
No ano em que fiz exame, deu-se o centenário da Revolução de Outubro. Nem por isso o socialismo e o comunismo foram abordados.. Creio que essa coincidência de datas não será muito determinante. Mas se, de qualquer modo, te quiseres preparar para essa eventualidade, não perdes nada em fazer um ou outro exercício :P
Mas simplesmente não me parece presumível que essa coicidência leve a uma abordagem de x assunto, até porque isso seria algo previsível; e duvido que eles queiram ser previsíveis.
Até porque há uma boa parte da matéria sobre a Rússia que não faz parte dos conteúdos estruturantes, pelo que nem pode sair em exame. No ano passado também pensaram e saiu tudo menos Rússia do início do século XX.


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Sendo o exame amanhã, venho desejar-vos boa sorte e deixar algumas dicas que me parecem relevantes:

- Não estudem os conteúdos além dos que são estruturantes, eles não são verdadeiramente abordados no exame, apenas convém que vocês saibam a forma como os acontecimentos estão interligados;
- Nas escolhas múltiplas, estejam atentos que a maioria das alíneas tem duas partes na mesma frase. Uma pode estar correta, a outra não está, por isso têm que eliminar o que está absolutamente errado até só sobrar uma.
- Leiam as perguntas com muita atenção e sublinhem o que a pergunta pede! Explicite, explique, compare, indique não são a mesma coisa!!! Foquem-se em corresponder ao que a pergunta pede. Não percam tempo a acrescentar matéria que não seja importante para integrar a vossa resposta, tenham capacidade de seleção e mostrem que usam conteúdos pertinentes e não aqueles que a pergunta não pede.
- Todos os documentos são importantes, jamais pensem que algum está ali à toa. Usem-nos nas vossas respostas, sempre que conseguirem. Não se esqueçam que usar documentos não é copiá-los, é referir aspetos importantes PARA A RESPOSTA, usem uma ou outra citação relevante! Sublinhem, se vos der jeito.
- A pergunta de comparação normalmente envolve 2 posições opostas. Explicitem não só as diferenças, como analisem a forma como um perspetiva o outro.
- Acima de tudo, não compliquem quando vos pedem características ou algo do género, lembrem-se sempre de expressões chave e escrevam de maneira clara
- Não precisam saber todas as datas e mais algumas. Fixem as que são realmente importantes para falar num período, num acontecimento. Se não se lembrarem das datas precisas, façam referência ao século e às metades de século ou décadas. Na pergunta de ordenação, se não souberem as datas precisas, saibam a ordem com que os acontecimentos mais ou menos sucederam, é essa a chave para acertar.
 
Até porque há uma boa parte da matéria sobre a Rússia que não faz parte dos conteúdos estruturantes, pelo que nem pode sair em exame. No ano passado também pensaram e saiu tudo menos Rússia do início do século XX.


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Sendo o exame amanhã, venho desejar-vos boa sorte e deixar algumas dicas que me parecem relevantes:

- Não estudem os conteúdos além dos que são estruturantes, eles não são verdadeiramente abordados no exame, apenas convém que vocês saibam a forma como os acontecimentos estão interligados;
- Nas escolhas múltiplas, estejam atentos que a maioria das alíneas tem duas partes na mesma frase. Uma pode estar correta, a outra não está, por isso têm que eliminar o que está absolutamente errado até só sobrar uma.
- Leiam as perguntas com muita atenção e sublinhem o que a pergunta pede! Explicite, explique, compare, indique não são a mesma coisa!!! Foquem-se em corresponder ao que a pergunta pede. Não percam tempo a acrescentar matéria que não seja importante para integrar a vossa resposta, tenham capacidade de seleção e mostrem que usam conteúdos pertinentes e não aqueles que a pergunta não pede.
- Todos os documentos são importantes, jamais pensem que algum está ali à toa. Usem-nos nas vossas respostas, sempre que conseguirem. Não se esqueçam que usar documentos não é copiá-los, é referir aspetos importantes PARA A RESPOSTA, usem uma ou outra citação relevante! Sublinhem, se vos der jeito.
- A pergunta de comparação normalmente envolve 2 posições opostas. Explicitem não só as diferenças, como analisem a forma como um perspetiva o outro.
- Acima de tudo, não compliquem quando vos pedem características ou algo do género, lembrem-se sempre de expressões chave e escrevam de maneira clara
- Não precisam saber todas as datas e mais algumas. Fixem as que são realmente importantes para falar num período, num acontecimento. Se não se lembrarem das datas precisas, façam referência ao século e às metades de século ou décadas. Na pergunta de ordenação, se não souberem as datas precisas, saibam a ordem com que os acontecimentos mais ou menos sucederam, é essa a chave para acertar.
Aye aye cap 🤞
 
Até porque há uma boa parte da matéria sobre a Rússia que não faz parte dos conteúdos estruturantes, pelo que nem pode sair em exame. No ano passado também pensaram e saiu tudo menos Rússia do início do século XX.


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Sendo o exame amanhã, venho desejar-vos boa sorte e deixar algumas dicas que me parecem relevantes:

- Não estudem os conteúdos além dos que são estruturantes, eles não são verdadeiramente abordados no exame, apenas convém que vocês saibam a forma como os acontecimentos estão interligados;
- Nas escolhas múltiplas, estejam atentos que a maioria das alíneas tem duas partes na mesma frase. Uma pode estar correta, a outra não está, por isso têm que eliminar o que está absolutamente errado até só sobrar uma.
- Leiam as perguntas com muita atenção e sublinhem o que a pergunta pede! Explicite, explique, compare, indique não são a mesma coisa!!! Foquem-se em corresponder ao que a pergunta pede. Não percam tempo a acrescentar matéria que não seja importante para integrar a vossa resposta, tenham capacidade de seleção e mostrem que usam conteúdos pertinentes e não aqueles que a pergunta não pede.
- Todos os documentos são importantes, jamais pensem que algum está ali à toa. Usem-nos nas vossas respostas, sempre que conseguirem. Não se esqueçam que usar documentos não é copiá-los, é referir aspetos importantes PARA A RESPOSTA, usem uma ou outra citação relevante! Sublinhem, se vos der jeito.
- A pergunta de comparação normalmente envolve 2 posições opostas. Explicitem não só as diferenças, como analisem a forma como um perspetiva o outro.
- Acima de tudo, não compliquem quando vos pedem características ou algo do género, lembrem-se sempre de expressões chave e escrevam de maneira clara
- Não precisam saber todas as datas e mais algumas. Fixem as que são realmente importantes para falar num período, num acontecimento. Se não se lembrarem das datas precisas, façam referência ao século e às metades de século ou décadas. Na pergunta de ordenação, se não souberem as datas precisas, saibam a ordem com que os acontecimentos mais ou menos sucederam, é essa a chave para acertar.
O que é que temos que fazer quando eles fazem uma pergunta com explicite?
 
O que é que temos que fazer quando eles fazem uma pergunta com explicite?
Normalmente, as perguntas que pedem para explicitar são as que dizem o conteúdo central que pretendem na própria pergunta e costumam estar senpre muito associadas a documentos. Pedir para "explicitar fatores da queda da monarquia de acordo com documento x", por exemplo, é pedir para "tornares óbvio" (é uma expressão que podes usar para fazeres o raciocínio quando estás a responder) que fatores estão presentes naquele documento que foram os motivos/razões que justificam a sociedade em geral pretender o fim à monarquia e de isto ter acontecido. Tens sempre que ir buscar expressões e citações e explicar o que aquilo significa, tornar as coisas claras, compreendes?
 
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Normalmente, as perguntas que pedem para explicitar são as que dizem o conteúdo central que pretendem na própria pergunta e costumam estar senpre muito associadas a documentos. Pedir para "explicitar fatores da queda da monarquia de acordo com documento x", por exemplo, é pedir para "tornares óbvio" (é uma expressão que podes usar para fazeres o raciocínio quando estás a responder) que fatores estão presentes naquele documento que foram os motivos/razões que justificam a sociedade em geral pretender o fim à monarquia e de isto ter acontecido. Tens sempre que ir buscar expressões e citações e explicar o que aquilo significa, tornar as coisas claras, compreendes?
Sim, obrigado pela grande ajuda
 
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Malta, alguém me consegue explicar assim muito resumidamente e enaltecendo os conteúdos mais importantes, a unidade 2 do módulo 8 mais concretamente a partre da revolução à estabilização da democracia ?
 
Malta, alguém me consegue explicar assim muito resumidamente e enaltecendo os conteúdos mais importantes, a unidade 2 do módulo 8 mais concretamente a partre da revolução à estabilização da democracia ?
Olá Maria, já experimentaste algum dos resumos globais da matéria que encontras aqui na área de apontamentos? Eles contêm muito resumidamente o que precisas saber e são uma boa forma de tentares compreender a matéria. Alguma dúvida concreta que tenhas, dispõe!
 
Olá Maria, já experimentaste algum dos resumos globais da matéria que encontras aqui na área de apontamentos? Eles contêm muito resumidamente o que precisas saber e são uma boa forma de tentares compreender a matéria. Alguma dúvida concreta que tenhas, dispõe!
A parte colonial tem muita importância ou nem por isso? Muito obrigada pela tua resposta!
 
A parte colonial tem muita importância ou nem por isso? Muito obrigada pela tua resposta!
Sem dúvida uma das partes mais importantes.
- Não precisam saber todas as datas e mais algumas. Fixem as que são realmente importantes para falar num período, num acontecimento. Se não se lembrarem das datas precisas, façam referência ao século e às metades de século ou décadas. Na pergunta de ordenação, se não souberem as datas precisas, saibam a ordem com que os acontecimentos mais ou menos sucederam, é essa a chave para acertar.
Conselhos preciosos. Só adicionar aqui que também há uma coisa engraçada que se pode usar para esquivar algumas datas, que é o quartel. Se souberem que algo ocorreu entre 1925 e 1950, mas não souberem o ano concretamente, digam que foi "no segundo quartel do século XX" (um quartel são 25 anos). Isso além de ser algo cientificamente correto (e muito utilizado na historiografia), é algo que exerce uma influência tremenda sobre o corretor. Não descurem isso. Dá impressão de que dominam o vocabulário científico da disciplina e, em conjunto com tudo o que a Ariana vos disse, pode mesmo dar-vos pontos!
 
Vou dar um conselho que me foi muito essencial no estudo para o exame! Procurem o programa da disciplina e vão notar que em cada módulo há objetivos estruturantes (acho que têm um asterisco ou estão marcados a negrito), fiquem-se em dominar esses aspetos da matéria que é o que esta sujeito a avaliação! Claro que os outros pontos também são importantes e podem ser cruciais para definir uma boa de uma excelente resposta mas acho que são mais úteis para se ter um background de resposta .
 
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