No ano em que fiz exame, deu-se o centenário da Revolução de Outubro. Nem por isso o socialismo e o comunismo foram abordados.. Creio que essa coincidência de datas não será muito determinante. Mas se, de qualquer modo, te quiseres preparar para essa eventualidade, não perdes nada em fazer um ou outro exercício :P
Mas simplesmente não me parece presumível que essa coicidência leve a uma abordagem de x assunto, até porque isso seria algo previsível; e duvido que eles queiram ser previsíveis.
Até porque há uma boa parte da matéria sobre a Rússia que não faz parte dos conteúdos estruturantes, pelo que nem pode sair em exame. No ano passado também pensaram e saiu tudo menos Rússia do início do século XX.
--------
Sendo o exame amanhã, venho desejar-vos boa sorte e deixar algumas dicas que me parecem relevantes:
- Não estudem os conteúdos além dos que são estruturantes, eles não são verdadeiramente abordados no exame, apenas convém que vocês saibam a forma como os acontecimentos estão interligados;
- Nas escolhas múltiplas, estejam atentos que a maioria das alíneas tem duas partes na mesma frase. Uma pode estar correta, a outra não está, por isso têm que eliminar o que está absolutamente errado até só sobrar uma.
- Leiam as perguntas com muita atenção e sublinhem o que a pergunta pede! Explicite, explique, compare, indique não são a mesma coisa!!! Foquem-se em corresponder ao que a pergunta pede. Não percam tempo a acrescentar matéria que não seja importante para integrar a vossa resposta, tenham capacidade de seleção e mostrem que usam conteúdos pertinentes e não aqueles que a pergunta não pede.
- Todos os documentos são importantes, jamais pensem que algum está ali à toa. Usem-nos nas vossas respostas, sempre que conseguirem. Não se esqueçam que usar documentos não é copiá-los, é referir aspetos importantes PARA A RESPOSTA, usem uma ou outra citação relevante! Sublinhem, se vos der jeito.
- A pergunta de comparação normalmente envolve 2 posições opostas. Explicitem não só as diferenças, como analisem a forma como um perspetiva o outro.
- Acima de tudo, não compliquem quando vos pedem características ou algo do género, lembrem-se sempre de expressões chave e escrevam de maneira clara
- Não precisam saber todas as datas e mais algumas. Fixem as que são realmente importantes para falar num período, num acontecimento. Se não se lembrarem das datas precisas, façam referência ao século e às metades de século ou décadas. Na pergunta de ordenação, se não souberem as datas precisas, saibam a ordem com que os acontecimentos mais ou menos sucederam, é essa a chave para acertar.