Principais dicas para ajudá-lo a obter uma educação superior?

Rick55

Membro Caloiro
Matrícula
14 Dezembro 2023
Olá pessoal!

Sou novo no fórum e estou iniciando minha jornada no ensino superior. Gostaria de saber como aproveitar ao máximo essa experiência. Quais estratégias vocês recomendam para equilibrar estudos, atividades extracurriculares e vida pessoal? Além disso, como manter a saúde mental e física durante a universidade? Agradeço qualquer dica ou conselho!

Olá pessoal!

Sou novo no fórum e estou iniciando minha jornada no ensino superior. Gostaria de saber como aproveitar ao máximo essa experiência. Quais estratégias vocês recomendam para equilibrar estudos, atividades extracurriculares e vida pessoal? Além disso, como manter a saúde mental e física durante a universidade? Agradeço qualquer dica ou conselho!
Olá!

Depende muito do curso e dos teus objectivos, pelo que vou dizer algo muito genérico mas que me serviu a mim: o que tentei fazer, em qualquer dos meus percursos no ensino superior, foi aproveitar bem as aulas e as actividades que eram organizadas na zona - conferÊncias, espectáculos, o que me interessasse e não fosse muito dispendioso. Como estava a estudar algo pelo meu gosto e fruição pessoal, o curso não foi uma "obrigação" para mim, então sinto que tentar explorar os meus interesses acabou por ajudar muito nos bons resultados obtidos. Não fiz muitas actividades extracurriculares, porque acabei por desistir de uma que me retirava 4h diárias e era muito pesada para o horário que tinha, pelo que a melhor dica que posso dar é teres sempre a noção de que o extracurricular é "extra" e que podemos ter alturas em que nos dedicamos mais a essas actividades e alturas em que entramos em hiato ou fazemos menos, de forma a não nos sobrecarregarmos. Quanto a vida pessoal, tentei dar sempre espaço para fazer o que me apetecesse, mas considerando os calendários académicos - na época mais intensa de avaliações, fazia menos visitas aos familiares distantes e por vezes dedicava-me mais ao estudo sozinha e a algumas actividades com amigos mais leves (como ir ao café um pouco todos os dias, entre as aulas). Saúde mental e física: não mantive 😱 Ou melhor, consegui manter-me funcional, mas para manter-me sã tive de procurar ajuda (porque necessitei) e acabei por aprender que por vezes a melhor estratégia para mim era fazer as coisas com mais calma. Prolonguei o mestrado por cerca de 1 ano como resultado disso, mas acho que quem tem oportunidade de levar os estudos com calma, não precisa pressionar-se para fazer o curso em 2/3 anos; muitas vezes, quem faz menos cadeiras e transforma a sua licenciatura em 4 anos, por exemplo, a tempo parcial, acaba por ter oportunidade de melhorar resultados e não ter uma carga tão pesada.

Isto são sempre ajustes muito pessoais, depende sempre das tuas necessidades e prioridades. É um bocado essa a liberdade do ensino superior: poderes gerir tu o teu percurso e não haver uma resposta objectiva do que é obrigatório para ti.