Problema com a Candidatura à Bolsa de Estudo

Joana Filipa

Membro Caloiro
Matrícula
1 Dezembro 2015
Boa tarde,
No ano passado fui para uma universidade privada tirar uma licenciatura mas como não estava a gostar decidi desistir e no segundo semestre já não fui a nenhumas aulas. Mas se não tivesse desistido ia ter direito à bolsa de estudo e segundo o que me disse a funcionária do gabinete de ação social se eu desistisse, este ano não ia ter direito à bolsa. A questão é, sabem dizer-me se isso é verdade?
Sei que se perde o direito à bolsa quando não se realizam determinado número de cadeiras mas neste caso eu desisti. É uma situação diferente..

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Joana Filipa
No ano passado fui para uma universidade privada tirar uma licenciatura mas como não estava a gostar decidi desistir e no segundo semestre já não fui a nenhumas aulas. Mas se não tivesse desistido ia ter direito à bolsa de estudo e segundo o que me disse a funcionária do gabinete de ação social se eu desistisse, este ano não ia ter direito à bolsa. A questão é, sabem dizer-me se isso é verdade?
Sei que se perde o direito à bolsa quando não se realizam determinado número de cadeiras mas neste caso eu desisti. É uma situação diferente..
É avaliado da mesma forma, como não concluíste pelo menos 36 ECTS no ano anterior deixas de ter direito a bolsa.

joanaalobo

Membro
Matrícula
13 Dezembro 2015
Olá!

Para que me possam responder com mais precisão, vou explicar a minha situação. Eu entrei no Ensino Superior, tendo-me matriculado, só que decidi fazer uma pausa de um ano para melhorias, por tal, não frequentei nenhuma aula. Amanhã vou tratar da anulação da matrícula, no caso de ser possível fazer o tal "congelamento" da matrícula, para que no próximo ano entre por reingresso, ou simplesmente candidato-me para a segunda fase e a primeira matrícula fica anulada.
Portanto, queria saber como posso/se é possível cancelarmos o pedido/candidatura da bolsa de estudo, visto que não irei frequentar o ensino superior e quero ter a oportunidade de me candidatar no ano seguinte.

Obrigada.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @joanaalobo
Portanto, queria saber como posso/se é possível cancelarmos o pedido/candidatura da bolsa de estudo, visto que não irei frequentar o ensino superior e quero ter a oportunidade de me candidatar no ano seguinte.
Sim, entra em contacto assim que possível, para nem começarem a analisar o teu processo.

DarkDroid

Membro
Matrícula
6 Julho 2015
@davis Ja enviei os meus documentos,etc para a candidatura... Diz que para a analise ser completada a instituiçao tem de enviar tambem alguma informaçao, eu tenho de ir la pedir para enviarem ou quando eu enviei os meus dados a instituiçao automaticamente fica a saber que tem de enviar tambem?

Era sobre isto que estava a falar: http://prntscr.com/cnfvkm

Marta Azevedo

Membro
Matrícula
9 Agosto 2016
Olá. A DGES (em relação á bolsa de estudo) enviou-me uma mensagem a dizer que detectou um erro "O NIF da declaração e respectivo código de validação não têm declaração associada. Deverá proceder à sua correcção." Isto tem haver com o código de validação esteja errado, ou será outro aspecto?

Rui Dias

Membro
Matrícula
8 Junho 2016
Bom Dia ! Pessoal. quando submeti a candidatura para bolsa há 2 mese atrás, no campo "Tem morada diferente da do agregado familiar durante o período de aulas? " eu coloquei não sei. Ao colocar esta esta opção, desapareceram os campos "Morada em aulas", "Código Postal" e Localidade em aulas". Ontem estava a testar uma coisa relativamente à candidatura à ao "lugar em residência dos serviços de Ação Social", no entanto sempre que agora clico "não sei" outra vez, os campos ""Morada em aulas", "Código Postal" e Localidade em aulas" já não desaparecem, e não consigo voltar a gravar as definições como estava antes ...

fraser

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
6 Julho 2015
Curso
Medicina
Instituição
FCM|NMS
Olá. A DGES (em relação á bolsa de estudo) enviou-me uma mensagem a dizer que detectou um erro "O NIF da declaração e respectivo código de validação não têm declaração associada. Deverá proceder à sua correcção." Isto tem haver com o código de validação esteja errado, ou será outro aspecto?
Em princípio é isso.

Bom Dia ! Pessoal. quando submeti a candidatura para bolsa há 2 mese atrás, no campo "Tem morada diferente da do agregado familiar durante o período de aulas? " eu coloquei não sei. Ao colocar esta esta opção, desapareceram os campos "Morada em aulas", "Código Postal" e Localidade em aulas". Ontem estava a testar uma coisa relativamente à candidatura à ao "lugar em residência dos serviços de Ação Social", no entanto sempre que agora clico "não sei" outra vez, os campos ""Morada em aulas", "Código Postal" e Localidade em aulas" já não desaparecem, e não consigo voltar a gravar as definições como estava antes ...
Se já submeteste, não tem problema.

Rui Dias

Membro
Matrícula
8 Junho 2016
Em princípio é isso.

Se já submeteste, não tem problema.
Mas mesmo o facto de eu ter gravado ontem com a opção "sim" e agora essa opção ser a que está lá gravada quando faço log in não vai alterar em nada a candidatura já feita ?

Rui Dias

Membro
Matrícula
8 Junho 2016
Boa Tarde pessoal. Em julho eu submeti a candidatura à bolsa. No Campo que "Tem morada diferente da do agregado familiar durante o período de aulas?" eu na altura assinalei "não sei". No entanto, há cerca de 2 semanas, comecei a pensar em candidatar-me à residencial, e então tentei mudar esta opção no formulário de candidatura, pois quando selecionámos "sim" aparece um novo campo que pergunta "Requereu, ou vai requerer, lugar em residência dos serviços de Ação Social, no presente ano letivo? ". Já arranjei casa, e queria repor as opções como as fiz em julho... Agora, sempre que tento gravar o "Não sei" ou mesmo o campo "Não", o campo "Tem morada diferente da do agregado familiar durante o período de aulas?" não desaparece, não permitindo repor as opções como fiz em julho ...

Aqui em baixo estão 2 prints para explicar melhor:

Screenshot
Screenshot

brunaalexandratp

Membro Caloiro
Matrícula
30 Março 2018
Boa tarde
Ontem submeti a minha Bolsa e apareceu a seguinte mensagem: "A sua candidatura foi submetida com sucesso para avaliação do serviço competente no dia 08-09-2016. Ser-lhe-á remetido um email com informação, para o email indicado na sua candidatura". Mas até agora ainda não recebi nenhum mail. É normal ou há algum problema?
aconteceu me exatamente o mesmo !

fuckthatlovebitch_

Membro Caloiro
Matrícula
25 Junho 2018
Boa tarde, estou a tentar efetuar a candidatura à bolsa de estudos mas não tenho as credenciais para entrar no site respetivo, apenas consigo entrar no site de acesso ao ensino superior, alguém me pode explicar como obtenho essas credenciais?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @fuckthatlovebitch_
Boa tarde, estou a tentar efetuar a candidatura à bolsa de estudos mas não tenho as credenciais para entrar no site respetivo, apenas consigo entrar no site de acesso ao ensino superior, alguém me pode explicar como obtenho essas credenciais?
Tens de as pedir à DGES ou aos serviços sociais da tua universidade.

Babu2208

Membro
Matrícula
21 Junho 2018
Olá! Submeti a candidatura à bolsa de estudo, mas verifiquei que me tinha enganado ao colocar que a minha morada ia ser a mesma em tempos de aulas, porém na verdade tenciono candidatar-me ao alojamento. Tentei alterar e consegui gravar a nova opção. No entanto pedem a morada em tempos de aulas, porém ainda não sei, e nem consigo colocar a opção que pretendo candidatar me a alojamento.Será que foi enviada nova candidatura com a alteração? E porque será que me pedem a morada em tempos de escola e nem me deixa colocar a opção que pretendo candidatar-me a alojamento?

wefojoewfj

Membro Veterano
Matrícula
17 Outubro 2018
Olá! Submeti a candidatura à bolsa de estudo, mas verifiquei que me tinha enganado ao colocar que a minha morada ia ser a mesma em tempos de aulas, porém na verdade tenciono candidatar-me ao alojamento. Tentei alterar e consegui gravar a nova opção. No entanto pedem a morada em tempos de aulas, porém ainda não sei, e nem consigo colocar a opção que pretendo candidatar me a alojamento.Será que foi enviada nova candidatura com a alteração? E porque será que me pedem a morada em tempos de escola e nem me deixa colocar a opção que pretendo candidatar-me a alojamento?
Há lá uma opção que diz "Ainda não sei". Escolhe essa. A candidatura à residência é no ato da matrícula, não tem a ver com a candidatura à bolsa

JoanaRocha14

Membro Caloiro
Matrícula
8 Agosto 2019
Boa Noite.
Realizei a candidatura a bolsa de estudo e na parte dos dados pessoas aparece-me sem instituição e curso não defenido. Isso e normal? Tem algum erro? Ou e algo que a minha univerdade (ESMAD-P.PORTO) tem de preencher.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @JoanaRocha14
Realizei a candidatura a bolsa de estudo e na parte dos dados pessoas aparece-me sem instituição e curso não defenido. Isso e normal? Tem algum erro? Ou e algo que a minha univerdade (ESMAD-P.PORTO) tem de preencher.
É normal demorar uns dias a preencher.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Quantos dias? Porque também me aparece "sem instituição" e "curso não definido" e já realizei a minha matrícula presencialmente na faculdade à 5 dias.
Vários... Até 30 de setembro não esperes muitas novidades sobre o assunto, dado que só nessa data é que fecham as candidaturas para a bolsa e começam a ser analisados os processos.