Problema de candidatura - Provas de ingresso

jsousa

Membro
Matrícula
20 Fevereiro 2019
Bom dia.

Hoje ia para fazer a candidatura ao ensino superior no site da dges e, para minha surpresa, não me aparecem nas provas de ingresso as realizadas em 2019 (português e história, precisamente aquelas que vou usar para me candidatar). Mais alguém teve este problema, ou tem ideia de como resolver???

Marco L.

marq muito físiq
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
Física
Instituição
FCUP
Bom dia.

Hoje ia para fazer a candidatura ao ensino superior no site da dges e, para minha surpresa, não me aparecem nas provas de ingresso as realizadas em 2019 (português e história, precisamente aquelas que vou usar para me candidatar). Mais alguém teve este problema, ou tem ideia de como resolver???
Tiraste positiva nesses exames?

• Like
Reactions: jsousa

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Na folha ENES estão lá esses exames? Se sim, em princípio não existe problema e o sistema ainda não actualizo, no teu caso. Pela via das dúvidas, contacta a tua escola e pergunta-lhes, já que são eles que metem as notas no sistema.

• Like
Reactions: jsousa

Jéssica200118

Membro Caloiro
Matrícula
26 Junho 2019
Bom dia! Estava a tentar fazer a minha candidatura ao ensino superior mas os exames que aparecem não são os mesmos que constam na ficha ENES. Ou seja, no site aparece o exame de história e na ficha ENES não pois não obtive a nota mínima e, como tal, não vou usá-lo como prova de ingresso. Como faço para colocar apenas os exames que quero usar como prova de ingresso?
Obrigada desde já!

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Bom dia! Estava a tentar fazer a minha candidatura ao ensino superior mas os exames que aparecem não são os mesmos que constam na ficha ENES. Ou seja, no site aparece o exame de história e na ficha ENES não pois não obtive a nota mínima e, como tal, não vou usá-lo como prova de ingresso. Como faço para colocar apenas os exames que quero usar como prova de ingresso?
Obrigada desde já!
Nessa aba aparece os exames REALIZADOS este ano.

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Mas lá aparece que é para inserir os exames para utilizar como prova de ingresso, ou seja, que obtive a nota mínima e História aparece lá e não posso usar como prova de ingresso pois não tive a nota mínima e nem está na ficha ENES.
Não precisas de retirar ou adicionar nada, o sistema meteu lá tudo que realizaste este ano e vai usar as melhores combinações independentemente.

Jéssica200118

Membro Caloiro
Matrícula
26 Junho 2019
Não precisas de retirar ou adicionar nada, o sistema meteu lá tudo que realizaste este ano e vai usar as melhores combinações independentemente.
Como lá diz que é opcional e apenas devo colocar os exames que podem ser utilizados como prova de ingresso, eu estava a pensar que a escola devia ter que retirar do sistema o exame de História... Não?

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Como lá diz que é opcional e apenas devo colocar os exames que podem ser utilizados como prova de ingresso, eu estava a pensar que a escola devia ter que retirar do sistema o exame de História... Não?
Esse exame não te vai causar problema nenhum, é inválido à mesma :P Eu tenho o meu exame de MatA negativo e aparece lá também e não causou nada.

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
A mim aparece-me como prova de ingresso.
No separador "Provas de ingresso" ? Por um lado percebo, por outro lado, penso que podiam não lá pôr os exames que não podem ser usados realmente, que só confunde os alunos.
Aquilo aparece lá por defeito, não te preocupes que não vais ser prejudicada em nada.

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Aparece, mas como ali diz "A realizar/realizadas em 2019" deduzo que esteja certo.
Sim, está certo, não é isso que está em causa. Mas o separador chama-se provas de ingresso, induz em erro, porque exames abaixo de9,5 não são provas de ingresso.
Aquilo está lá para veres todos os exames que fizeste e as respetivas notas, tal como tu disseste.
Obrigado por saciarem a minha curiosidade.

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Sim, está certo, não é isso que está em causa. Mas o separador chama-se provas de ingresso, induz em erro, porque exames abaixo de9,5 não são provas de ingresso.
Aquilo está lá para veres todos os exames que fizeste e as respetivas notas, tal como tu disseste.
Obrigado por saciarem a minha curiosidade.
O separador devia chamar-se "Exames" ou algo parecido sim.

• Like
Reactions: Edgar H

Jéssica200118

Membro Caloiro
Matrícula
26 Junho 2019
No separador "Provas de ingresso" ? Por um lado percebo, por outro lado, penso que podiam não lá pôr os exames que não podem ser usados realmente, que só confunde os alunos.
Aquilo aparece lá por defeito, não te preocupes que não vais ser prejudicada em nada.
Sim!! Exato, concordo plenamente contigo pois induz a erro. Obrigada!!
Mensagem fundida automaticamente:

O separador devia chamar-se "Exames" ou algo parecido sim.
Obrigada por esclareces as minhas dúvidas e desculpa ser tão chata mas sou novata nisto ahaha.
Eu pensava que nós é que escolhíamos os exames que queríamos usar como provas de ingresso. Visto que estão lá todos e não podemos eliminar, é a DGES que seleciona os exames como prova de ingresso? Eu estava a pensar ir a secretaria da minha escola para retirarem a parte do exame de história das provas de ingresso visto que não está na ficha ENES... será possível?

Última edição:

LBlackMoon

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
27 Fevereiro 2016
Curso
Direito
Instituição
FDUP
Sim!! Exato, concordo plenamente contigo pois induz a erro. Obrigada!!

Obrigada por esclareces as minhas dúvidas e desculpa ser tão chata mas sou novata nisto ahaha.
Eu pensava que nós é que escolhíamos os exames que queríamos usar como provas de ingresso. Visto que estão lá todos e não podemos eliminar, é a DGES que seleciona os exames como prova de ingresso? Eu estava a pensar ir a secretaria da minha escola para retirarem a parte do exame de história das provas de ingresso visto que não está na ficha ENES... será possível?
Sim. Quando colocares um conjunto de instituição/curso, a DGEs só permite que concorras a ele se tiveres as provas de ingresso necessárias, assim como a nota mínima para concorrer. Se for uma só prova, eles escolhem aquela em que tens a nota mais alta (por exemplo, se as provas forem BG OU Matemática, e tiveres nota mais alta nesta última, o sistema escolhe a nota que te favorece mais automaticamente).

Jéssica200118

Membro Caloiro
Matrícula
26 Junho 2019
Sim. Quando colocares um conjunto de instituição/curso, a DGEs só permite que concorras a ele se tiveres as provas de ingresso necessárias, assim como a nota mínima para concorrer. Se for uma só prova, eles escolhem aquela em que tens a nota mais alta (por exemplo, se as provas forem BG OU Matemática, e tiveres nota mais alta nesta última, o sistema escolhe a nota que te favorece mais automaticamente).
Então mesmo estando lá história como prova de ingresso e não tendo obtido a nota mínima, não influencia em nada?

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Então mesmo estando lá história como prova de ingresso e não tendo obtido a nota mínima, não influencia em nada?
Não, só não a podes usar obviamente.

Concorrer até se pode concorrer, mas quando for feita a seriação é se automaticamente excluído.

Última edição:
  • Like
Reactions: LBlackMoon