Problema: que curso escolher na FLUL para estudar literatura

bergotte

Membro Caloiro
Matrícula
23 Fevereiro 2018
Gostos
6
Olá a todos, venho pedir encarecidamente a ajuda dos flulianos (para quem não quiser ler o testamento, foquem-se no azul)

Tenho uma grande vontade de estudar literatura universal, de adquirir ferramentas que me permitam interpretar melhor literatura, assim como aprender a produzir com qualidade reflexões sobre as minhas leituras.

Sou de Lisboa e a FLUL é a minha escolha enquanto faculdade (os cursos são mais flexíveis comparativamente com a NOVA).

Contudo, olhando para a variedade de cursos(e de minors e majors), não sei qual deles se adapta melhor às minhas motivações.

Estou indeciso entre: Línguas, Literaturas e Culturas, Artes e Humanidades, Estudos Portugueses e Estudos Comparatistas ( estes últimos seduziram-me pela aparente excelência do centro de estudos).

Peço, por favor, a quem tenha experiência de causa, que me dê algumas luzes, de forma a escolher com consciente o curso mais indicado.

Em termos de minors/majors, penso que estudos literários seja um must, para além de estudos ingleses/franceses/etc.. No entanto, não sei se edição ou artes e culturas comparadas não seriam também boas hipóteses.

Em suma, preciso decididamente de ajuda.

PS: a empregabilidade não é um fator que valorize imensamente (já tenho 27 anos e um mestrado de CF nas costas..), embora também seja um bónus a considerar.

Gostos: barbara6416

bergotte

Membro Caloiro
Matrícula
23 Fevereiro 2018
Gostos
6
Obrigado pelo feedback!

Após longa reflexão acabei por escolher Línguas, Literaturas e Culturas em primeira opção, e já não tenho coragem de alterar as minhas escolhas no último dia da candidatura xD (Continuo cheio de dúvidas e incertezas, mas é normal).

Estudos comparatistas esteve definitivamente na minha lista de possibilidades, mas acabei por preteri-lo por LLC, porque este último dá a possibilidade de "construir" o curso à minha medida, enquanto EC é um pouco mais restritivo. Só para exemplificar, se me der na telha, posso cozinhar um plano de estudos com 25 disciplinas diretamente relacionadas com literatura. (Artes e Humanidades é muito semelhante, e é uma boa segunda opção para quem tiver dúvidas se entra em LLC).

Vou fazer minor de estudos literários, e provavelmente farei outros 3 minor entre estudos Ingleses, Norte-Americanos, Franceses, Espanhóis ou Portugueses com as opções escolhidas focadas nas literaturas destes países. Eventualmente, poderei escolher um minor que tenha uma aplicação prática no mundo editorial, como edição ou tradução. Ou seja, LLC dá-me muitas possibilidades, e também muitas dores de cabeça entre tanta escolha interessante.

Caso a licenciatura corra bem, e eu esteja motivado para prosseguir estudos na área, o mestrado em EC está no meu radar!

The Other Side

Membro Veterano
Matrícula
12 Julho 2016
Gostos
325
Obrigado pelo feedback!

Após longa reflexão acabei por escolher Línguas, Literaturas e Culturas em primeira opção, e já não tenho coragem de alterar as minhas escolhas no último dia da candidatura xD (Continuo cheio de dúvidas e incertezas, mas é normal).

Estudos comparatistas esteve definitivamente na minha lista de possibilidades, mas acabei por preteri-lo por LLC, porque este último dá a possibilidade de "construir" o curso à minha medida, enquanto EC é um pouco mais restritivo. Só para exemplificar, se me der na telha, posso cozinhar um plano de estudos com 25 disciplinas diretamente relacionadas com literatura. (Artes e Humanidades é muito semelhante, e é uma boa segunda opção para quem tiver dúvidas se entra em LLC).

Vou fazer minor de estudos literários, e provavelmente farei outros 3 minor entre estudos Ingleses, Norte-Americanos, Franceses, Espanhóis ou Portugueses com as opções escolhidas focadas nas literaturas destes países. Eventualmente, poderei escolher um minor que tenha uma aplicação prática no mundo editorial, como edição ou tradução. Ou seja, LLC dá-me muitas possibilidades, e também muitas dores de cabeça entre tanta escolha interessante.

Caso a licenciatura corra bem, e eu esteja motivado para prosseguir estudos na área, o mestrado em EC está no meu radar!
Minor em edição parece uma boa escolha para complementar as cadeiras de literatura :) boa sorte para as colocações!