Problemas com Pedido de Creditacao

damiin

Membro Caloiro
Matrícula
27 Setembro 2021
Curso
Artes Visuais
Instituição
UALG
Olá a todos, o meu nome é Ana, sou uma aluna que pediu transferência de curso de Artes Visuais do IPL para Artes Visuais da UALG.
Matriculei-me no dia 14 de Setembro de 2021, e disseram-me para me inscrever no 1o ano do curso nesse mesmo dia. Fiz o pedido de creditação dia 14, só me responderam dia 17. Enviei um plano de estudos que não estava carimbado e disseram me que tinha que pedir esses documentos ao IPL, e foi o que fiz. O IPL demorou de uma semana a enviar me a referencia para pagamento, dia 24 de Setembro, e dado o pagamento disseram me que demoravam 10 dia uteis a darem-me esses documentos.

Estamos a 27 de Setembro, dia 4 de Outubro começam as minhas aulas, apenas dia 7 devo receber os documentos, e o processo de creditação ainda deve demorar mais outra semana, ou seja, só sei que aulas frequentar por volta de dia 17 de Outubro, o que me traz uma desvantagem enorme.
Liguei para os serviços académicos do IPL para perguntar se não poderiam dar me esses documentos mais cedo, ao qual me disseram que não podiam atender me por telefone e para mandar email (mas demoram 5 dias a responder, dai eu ter ligado)

resumindo e concluindo:
1# É normal eu ter de pagar 110 euros para um plano de estudos e ainda demorarem 10 dias uteis a emitirem os mesmos?
2# Há alguma entidade a qual possa fazer queixa destes prazos apertados e falta de comunicação?
3# O que posso fazer de modo a não ficar prejudicada na minha avaliação, sendo que não sei a que cadeiras devo ou não ir?

Obrigada,
Ana Viegas

Solução
Olá @damiin,

1# É normal eu ter de pagar 110 euros para um plano de estudos e ainda demorarem 10 dias uteis a emitirem os mesmos?
As secretarias infelizmente funcionam um geralmente assim (de forma ineficiente), eu esperei 2 meses para ter o comprovativo que acabei o curso (no Técnico, não no IPL). Podes ver se há alguma taxa que possas pagar para o pedido ser marcado como "urgente" e aí costuma ser rápido.

2# Há alguma entidade a qual possa fazer queixa destes prazos apertados e falta de comunicação?
Acho que não há muito a fazer... infelizmente (de novo). Principalmente nesta fase as secretarias estão cheias de pedidos e understaffed, o que leva a estas demoras indesejadas.

3# O que posso fazer de modo a...

Wraak

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Olá @damiin,

As secretarias infelizmente funcionam um geralmente assim (de forma ineficiente), eu esperei 2 meses para ter o comprovativo que acabei o curso (no Técnico, não no IPL). Podes ver se há alguma taxa que possas pagar para o pedido ser marcado como "urgente" e aí costuma ser rápido.

Acho que não há muito a fazer... infelizmente (de novo). Principalmente nesta fase as secretarias estão cheias de pedidos e understaffed, o que leva a estas demoras indesejadas.

3# O que posso fazer de modo a não ficar prejudicada na minha avaliação, sendo que não sei a que cadeiras devo ou não ir?
Quando passei pelo mesmo comecei a ir às aulas das cadeiras que não tinha a certeza se tinha equivalência e não ia às que tinha quase certeza absoluta que ia ter. Acho que é o melhor que podes fazer ou, alternativamente, neste período, tentar acompanhar o máximo de aulas possível e esperar pelas equivalências.

Boa sorte!

• Like
Reactions: damiin
Solução

damiin

Membro Caloiro
Matrícula
27 Setembro 2021
Curso
Artes Visuais
Instituição
UALG
Quando passei pelo mesmo comecei a ir às aulas das cadeiras que não tinha a certeza se tinha equivalência e não ia às que tinha quase certeza absoluta que ia ter. Acho que é o melhor que podes fazer ou, alternativamente, neste período, tentar acompanhar o máximo de aulas possível e esperar pelas equivalências.
Estou a pensar em fazer o mesmo, mas não tenho qualquer acesso a horários, e se tiver de entregar trabalhos através das plataformas de tutoria não o vou conseguir fazer sendo que só estou "oficialmente" matriculada no 1o Semestre do 1o ano.

A minha outra hipótese é fazer as disciplinas do 1o ano, as quais me disseram para matricular, mas isso iria envolver eu provavelmente mudar de disciplinas a meio do semestre.

Desde já agradeço a rápida resposta,
Obrigada.