Procurando um curso de línguas europeias

Accord2

Membro Caloiro
Matrícula
2 Maio 2016
Bom dia,
Em que curso posso aprender línguas europeias como o Inglês? Estava à procura de um curso como o de uma professora que tive que estudou Inglês, Alemão e Italiano.

Última edição:

ricardob95

Membro Veterano
Matrícula
24 Janeiro 2015
Curso
Mestrado em Tradução
Instituição
FLUL
Bom dia,
Em que curso posso aprender línguas europeias como o Inglês? Estava à procura de um curso como o de uma professora que tive que estudou Inglês, Alemão e Italiano.
Olá!
Portanto, pelo que entendi procuras cursos em que estudes mais que uma língua (certo???). Alguns cursos que vão ao encontro desse parâmetro são, por exemplo, os de Línguas em geral (aqueles cuja designação começa literalmente por "Línguas" e afins), de (Assessoria e) Tradução, de Secretariado, de Comunicação Empresarial / Relações Empresariais, etc... Nesses cursos, por norma, estudas 2 línguas estrangeiras, no entanto existem alguns cursos que te permitem estudar 3 línguas, ou até 4, como é o caso da faculdade em que estudo, a FLUL. Mas em todos os casos é te permitido estudares as línguas estrangeiras mais comuns - as europeias. No entanto, algumas também possibilitam que se estudem outras línguas, como as línguas asiáticas, seja como parte integrante do plano de estudos do curso, ou como curso livre, não integrando o plano de estudos.
Aconselho-te a primeiramente visitares a página da DGES e consultar o Índice de Cursos, onde podes procurar pelos cursos que te recomendei e outros semelhantes, e depois podes consultar as páginas dos cursos para ficares a perceber a estrutura dos mesmos e quais as línguas que estes te permitem estudar.
Espero ter ajudado :D Boa sorte

• Like
Reactions: Accord2

Accord2

Membro Caloiro
Matrícula
2 Maio 2016
Olá!
Portanto, pelo que entendi procuras cursos em que estudes mais que uma língua (certo???). Alguns cursos que vão ao encontro desse parâmetro são, por exemplo, os de Línguas em geral (aqueles cuja designação começa literalmente por "Línguas" e afins), de (Assessoria e) Tradução, de Secretariado, de Comunicação Empresarial / Relações Empresariais, etc... Nesses cursos, por norma, estudas 2 línguas estrangeiras, no entanto existem alguns cursos que te permitem estudar 3 línguas, ou até 4, como é o caso da faculdade em que estudo, a FLUL. Mas em todos os casos é te permitido estudares as línguas estrangeiras mais comuns - as europeias. No entanto, algumas também possibilitam que se estudem outras línguas, como as línguas asiáticas, seja como parte integrante do plano de estudos do curso, ou como curso livre, não integrando o plano de estudos.
Aconselho-te a primeiramente visitares a página da DGES e consultar o Índice de Cursos, onde podes procurar pelos cursos que te recomendei e outros semelhantes, e depois podes consultar as páginas dos cursos para ficares a perceber a estrutura dos mesmos e quais as línguas que estes te permitem estudar.
Espero ter ajudado :D Boa sorte
Obrigado :) E um curso de linguística? Tipo aprender como funcionam as frases, e as línguas em geral. Vi na tal lista mas pelos nomes não sei se há.

ricardob95

Membro Veterano
Matrícula
24 Janeiro 2015
Curso
Mestrado em Tradução
Instituição
FLUL
Obrigado :) E um curso de linguística? Tipo aprender como funcionam as frases, e as línguas em geral. Vi na tal lista mas pelos nomes não sei se há.
Numa licenciatura em Linguística (ou Ciências da Linguagem) tens também línguas estrangeiras, está certo. Mas muito mais superficialmente do que num curso de Línguas mais "generalista". Tens uns 2 ou 3 semestres de línguas estrangeiras, mas o plano de estudos cobre essencialmente cadeiras como Sintaxe, Semântica, Morfologia, Fonologia, etc. e não tanto de línguas estrangeiras especificamente.
Tu gostarias de ter cadeiras de línguas para que propósito? Para dar aulas? Para fazer tradução?...
Assim é mais fácil de perceber e, consequentemente, de ajudar :)

• Like
Reactions: Accord2

Accord2

Membro Caloiro
Matrícula
2 Maio 2016
Numa licenciatura em Linguística (ou Ciências da Linguagem) tens também línguas estrangeiras, está certo. Mas muito mais superficialmente do que num curso de Línguas mais "generalista". Tens uns 2 ou 3 semestres de línguas estrangeiras, mas o plano de estudos cobre essencialmente cadeiras como Sintaxe, Semântica, Morfologia, Fonologia, etc. e não tanto de línguas estrangeiras especificamente.
Tu gostarias de ter cadeiras de línguas para que propósito? Para dar aulas? Para fazer tradução?...
Assim é mais fácil de perceber e, consequentemente, de ajudar :)
A verdade é que não sei o que quero ser, mas gosto de línguas e linguística. Dar aulas não tem futuro, e o mercado da tradução parece-me muito instável para mim (pelo que pesquisei trabalha-se por contra própria, etc). Um curso de secretariado também me parece interessante e com um bom futuro, mas não me agrada a ideia de trabalhar num escritório ou assim o resto da vida, o que me leva a inclinar mais para línguas. Tirando esse curso que a minha professora tirou (deve ser Línguas europeias) não há outro que me chame muito a atenção. Conheces o mercado de trabalho?

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
Daniela10_fr Mudança de par/curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
M Perda de vaga em curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
C Será que me posso candidatar à Mudança de Par Instituição/curso numa faculdade e ao reingresso noutra faculdade ao mesmo tempo? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
T Mudança de par intituição/curso- FEUC para FDUC Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
M Posso seguir um curso de uma área diferente do secundário? Ensino Secundário 1
Petra Martins Curso profissional Concurso Nacional e Locais - Público 1
S Mudança de curso de Enfermagem Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
E Escolha do curso superior Ensino Superior 5
P Para pedir mudança de par curso/instituição tenho que ter uma ficha ENES do ano de 2020 ou posso usar a de 2019 Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 6
A Curso de Serviço Social na Faculdade de Coimbra ou no ISSSP? Ciências Sociais e Serviços 4
V Mudança de Faculdade e curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
P Mudança de par instituição/curso com exames da segunda fase Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
K Aluna curso professional Concurso Nacional e Locais - Público 1
1 Mudança de par intituição/curso - Gestão na Universidade de Coimbra Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 6
carlagoncalvesp Mudança de Curso Utad Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
C Mudança de Curso Faup Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
C Quais os materiais que preciso para o curso de Eng. Mecanica ? Tecnologias 0
Pedro Cordeiro. Duas candidaturas a mudança de curso ao mesmo tempo Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 7
J Curso em 1ª opção Concurso Nacional e Locais - Público 1
A Mudança de curso - Ficha ENES: qual usar (1ª ou 2ª fase) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 7
S Cálculo de média de um Curso Científico Tecnológico Concurso Nacional e Locais - Público 4
M Disciplinas opcionais 12º ano (curso de ciências e tecnologias) Ensino Secundário 4
F Transferência de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
f.jesus1108 Tenho praticamente a certeza que estou no curso errado! PFF RESPONDAM :( Ensino Secundário 2
L Qual é o curso adequado para mim? Ensino Superior 3
Taveira Mudança de curso ISCTE requesitos Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
Ana Luiza Silva Escolhi o curso errado e agora? Estou completamente perdida. Ensino Secundário 7
M Vale a pena seguir História como um curso universitário? Humanidades, Secretariado e Tradução 4
R Que curso escolher? Ensino Superior 2
Saragouveia1 Mudança de curso flul Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
A Direito: Devo seguir este curso? Ciências Sociais e Serviços 6
G Entrada num curso superior numa área diferente do curso secundário Ensino Superior 2
I Curso de Línguas e Humanidades com Economia? Ensino Secundário 2
joaovicente Candidatura a novo curso Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
ganked by charm Mudança de Curso FCTUC Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
L FAUL Curso de Design na FAUL Universidade de Lisboa 0
P Como fazer o 3º ano de um curso profissional em pouco tempo Ensino Secundário 0
D Posso candidatar-me a outro curso e universidade através do concurso nacional depois de ter entrado num curso e saido ? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 8
L Curso de solicitadoria M23 Ciências Sociais e Serviços 1
JDJJDJSjsisiiqjnjd Mudança de par instituição/curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
R Dúvida na escolha do curso Ensino Superior 5
Deniz Ozturk Qual universidade escolher para o curso de Arquitetura? Arquitetura, Artes Plásticas e Design 0
J Curso dupla titulação Ensino Secundário 3
C Imagem Médica e Radiologia, Cardiopneumologia ou outro curso? Saúde 3
V Mudança de curso no fim da Licenciatura Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
T Não terminei o curso posso entrar na universidade? Concurso Nacional e Locais - Público 3
H Mudança de curso: recandidatura ou cnaes? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
M Indecisão no curso, desmotivação. Ensino Secundário 1
B Afinal ter interesse por campos diferentes já não me parece algo bom.... Qual o curso ideal? Candidatos 2020/2021 3
S Mudança de curso: Como? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1