Professor de Português com Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa

carlos.fcpb

Membro
Matrícula
28 Outubro 2016
Olá,

Candidatei-me à Universidade Aberta em Línguas Aplicadas, no grau de licenciatura...

A situação é que eu já estou a pensar no futuro, e gostaria de saber, se com um Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa na Universidade Aberta, poderei ser professor de Língua Portuguesa, a partir do 5º ano, e até ao 12ºano...!?

É que estive a ver os requisitos dos mestrados para a docência, e para se ser professor de Português, teria que se ter 120ECTS de créditos em Língua Portuguesa, e o problema do mestrado que referi anteriormente, é ter à mistura, cadeiras de Ciências da Comunicação, Literatura e Línguas... Existe algum problema nisso para que impeça de ser professor!?

Será que com um doutoramento a situação se resolvia, ou com o mestrado serve!?

Obrigado pela atenção e cumprimentos!

Olá! De facto para se dar aulas é preciso tirares um mestrado profissionalizante em ensino, que não é o caso do Mestrado que referiste...

Porém, ouvi dizer que algumas universidades te deixam fazer as cadeiras que te faltam para obteres os x créditos pedidos no 1º ano do mestrado. Ou seja, podes entrar no mestrado sem todos os créditos necessários, mas tens de os fazer durante o primeiro ano de mestrado.

Espero ter ajudado!
Olá,

Candidatei-me à Universidade Aberta em Línguas Aplicadas, no grau de licenciatura...

A situação é que eu já estou a pensar no futuro, e gostaria de saber, se com um Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa na Universidade Aberta, poderei ser professor de Língua Portuguesa, a partir do 5º ano, e até ao 12ºano...!?

É que estive a ver os requisitos dos mestrados para a docência, e para se ser professor de Português, teria que se ter 120ECTS de créditos em Língua Portuguesa, e o problema do mestrado que referi anteriormente, é ter à mistura, cadeiras de Ciências da Comunicação, Literatura e Línguas... Existe algum problema nisso para que impeça de ser professor!?

Será que com um doutoramento a situação se resolvia, ou com o mestrado serve!?

Obrigado pela atenção e cumprimentos!
Boa noite. Estou exatamente com a mesma dúvida. Entretanto alguém já te elucidou sobre esse assunto? :)

• Like
Reactions: sigis

Para ter acesso à carreira de docente, em teoria, precisas mesmo do mestrado em ensino.
Eventualmente, devido à falta de professores, não é impossível conseguires uma colocação através da habilitação própria (licenciatura na área sem mestrado em ensino), posição a partir da qual, sob certas condições, consegues entrar na carreira docente.

Não é preciso doutoramento nem te ajudaria a este respeito. O doutoramento destina-se à investigação e à docência no ensino superior (e não no secundário ou no básico).

Para ter acesso à carreira de docente, em teoria, precisas mesmo do mestrado em ensino.
Eventualmente, devido à falta de professores, não é impossível conseguires uma colocação através da habilitação própria (licenciatura na área sem mestrado em ensino), posição a partir da qual, sob certas condições, consegues entrar na carreira docente.

Não é preciso doutoramento nem te ajudaria a este respeito. O doutoramento destina-se à investigação e à docência no ensino superior (e não no secundário ou no básico).
Sim, eu estive a informar-me porque eu estava a pensar tirar a licenciatura em humanidades pela universidade aberta mas como estou um bocado preso para já a um trabalho com turnos rotativos não tenho muito tempo para fazer aulas presenciais e na universidade aberta não têm qualquer tipo mestrado em ensino em aberto para já. O mestrado em estudos da língua portuguesa efetivamente diz na descrição que habilita para a docência mas acabei por não perceber de que docência eles se referem porque não explicitam. Tem alguma informação sobre isso?

O mestrado em estudos da língua portuguesa efetivamente diz na descrição que habilita para a docência mas acabei por não perceber de que docência eles se referem porque não explicitam. Tem alguma informação sobre isso?
Acho que devias dirigir essa questão à coordenação do curso. Devem conseguir esclarecer-te.
Carregas no nome da coordenadora e aparece-te a informação de contacto dela: Guia dos Cursos