Professora de física e química - O que devo fazer?

Lelinha123_

Membro Caloiro
Matrícula
11 Março 2018
Boas, gostava de saber que tipo de licenciatura/percurso acadêmico é necessário seguir para poder trabalhar na área do ensino no 3º ciclo e Ensino Secundário na disciplina de física e química.

JoaoTS

Membro Veterano
Matrícula
18 Julho 2018
Curso
Engenharia Informática
Instituição
Universidade de Aveiro
Terás de tirar um curso de física ou de química( não me recordo agora do grau) e depois tirar um género de formação na componente que te falta.
Segundo a minha antiga professora de fq

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Terás de tirar um curso de física ou de química( não me recordo agora do grau) e depois tirar um género de formação na componente que te falta.
Segundo a minha antiga professora de fq
Não necessariamente a Física ou a Química, a minha professora é Engenheira Química e no entanto dá aulas no Básico e Secundário.

Matrícula
8 Maio 2016
Curso
Matemática
Instituição
Universidade do Minho
Boas, gostava de saber que tipo de licenciatura/percurso acadêmico é necessário seguir para poder trabalhar na área do ensino no 3º ciclo e Ensino Secundário na disciplina de física e química.
Olá,
Para poderes dar aulas no 3º Ciclo e no Ensino Secundário, precisas de ter um mestrado em ensino (neste caso, um mestrado em ensino de física e de química). Portanto, deves ver o que pedem as instituições que oferecem esses mestrados. Por exemplo, na Universidade do Minho, eles exigem que tenhas pelo menos 120 créditos, no total, de Física e de Química, sendo que não podes ter menos de 50 créditos em nenhuma das duas (ou seja, poderias ter 50 créditos de Física e 70 de Química, pelo menos, por exemplo). Não sei se com uma licenciatura apenas consegues fazê-lo, mas podes sempre optar por uma licenciatura em que te permita ter o máximo de créditos possível e, se não chegarem, inscreves-te em unidades curriculares fora do curso, que te permitam ter os créditos que faltam.

Carolina.Domingos

Membro Caloiro
Matrícula
24 Julho 2019
Curso
Química
Instituição
Universidade de Coimbra

Olá!!
Tal como tu pretendo leccionar FQ. Para o podermos fazer temos de ingressar no mestrado de "Ensino de Física e Química" o que requer que tenhas uma formação de 120 créditos, sendo obrigatório ter pelo menos 50 a física e 50 a química(podes ter por exemplo 50-Q e o resto a física, ou qqer distribuição que no total dê pelo menos 120). Posto isto, as melhores opções seriam o curso ou de química ou de física, sendo que a licenciatura apenas não oferece os 50 créditos de ambas. A única opção seria fazer licenciatura em química com menor em física (o que eu estou a fazer) ou licenciatura em física com menor em química. Assim, o menor garante que acabas com créditos suficientes para ingressar no mestrado de "Ensino de Física e Química". Talvez isto pareça um pouco confuso, qualquer duvida dispõe!!