Programa +Superior

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @TPptpereira
Eu fui aluno no IPCB, licenciatura 1º ano desde dia 2 de outubro de 2017 até dia 10 de abril de 2018 (data de anulação da matrícula), mas antes de concluir a anulação foi me enviado o valor de 1500€ da Bolsa + Superior, a minha questão é se sou obrigado a devolver esse dinheiro à DGES ou se fica em minha posse.
O regulamento diz o seguinte:

1 — É fundamento para o cancelamento de uma bolsa nova atribuída no ano letivo de 2017 -2018 bem como das bolsas renovadas ao abrigo do artigo 14.º:
a) A desistência da frequência do curso, com ou sem anulação da matrícula e inscrição;
(...)
3 — Verificada uma das situações a que se referem os números anteriores, o estudante solicita à instituição de ensino superior o cancelamento da bolsa.
4 — Na sequência da comunicação a que se refere o número anterior, ou do conhecimento direto dos factos referidos nos n.os 1 ou 2, a instituição de ensino superior solicita à Direção -Geral do Ensino Superior o cancelamento da bolsa.
5 — O cancelamento de uma bolsa atribuída determina a cessação do pagamento das mensalidades da bolsa a partir do mês em que ocorra o facto que lhe deu origem, inclusive.

Portanto, pelo que percebi tens de devolver a bolsa relativa aos meses em que não vais estar matriculado. A bolsa supostamente devia ser paga em 10 prestações, mas não é o que têm feito.

Ricardo Santos Rosa

Membro Veterano
Matrícula
15 Julho 2016
Curso
Desporto
Instituição
IPG
Boas, eu recebi o resultado do Programa +Superior a 10 de Abril (com resultado positivo felizmente:relieved::relieved:).
Queria perguntar quanto tempo é que demoram a enviar, se recebo este mês ou se recebo em Maio?
Obrigado

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Ricardo Santos Rosa
Boas, eu recebi o resultado do Programa +Superior a 10 de Abril (com resultado positivo felizmente:relieved::relieved:).
Queria perguntar quanto tempo é que demoram a enviar, se recebo este mês ou se recebo em Maio?
Obrigado
A transferência deverá ser realizada no fim deste mês.

Olá @Vanessa Campff
Boa tarde, o meu curso é que 4 anos e já é 2º ano que recebo a bolsa. Gostaria de saber se a bolsa tem algum ano limite?
Desde que continues inscrita numa instituição abrangida pelo programa com aproveitamento continuas a receber a bolsa, segundo o regulamento em vigor.

Matrícula
3 Dezembro 2017
Bom dia,

Desculpem incomodar,

Anulei a matrícula do curso que frequentava no ensino superior em dezembro de 2017, por motivos de saúde, e já frequentava o 2º ano da licenciatura, tendo completado o 1º semestre do 2º ano do curso com aproveitamento. Beneficiava da bolsa do programa mais superior que entretanto após a anulação da matrícula me foi cancelada.
Este ano letivo pretendo candidatar-me novamente através do concurso nacional de acesso a um curso no ensino superior, no entanto gostaria de saber se poderei continuar a beneficiar da bolsa do programa mais superior no próximo ano letivo se apresentar documentos que comprovassem o meu estado de saúde?
Aproveito para deixar mais uma questão:
Quanto à bolsa de estudo no próximo ano letivo poderei beneficiar da mesma, apesar de não ter completado os 36 créditos mínimos?

Agradeço desde já a vossa atenção
Com os melhores cumprimentos,
Ensino Superior 98

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Ensino superior 98
Quanto à bolsa de estudo no próximo ano letivo poderei beneficiar da mesma, apesar de não ter completado os 36 créditos mínimos?
Seguindo as regras, não. Poderás recorrer da decisão junto dos serviços sociais e a partir daí cabe a eles decidir. Sem a bolsa de estudos não há direito a receber a bolsa mais superior.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Ana Caldeira
Até quando é suposto recebermos a resposta à bolsa de mobilidade? É que ainda nao recebi nada, é normal?
Cada processo é analisado individualmente, contacta os serviços sociais e/ou a DGES para saber do estado da tua candidatura.

Edi Marques

Membro Veterano
Matrícula
14 Julho 2015
Curso
Línguas e Literaturas
Instituição
UÉvora
Boa noite,

Esta bolsa é apenas para estudantes de licenciatura ou também para mestrados?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa

tiagovit

Membro Caloiro
Matrícula
2 Março 2018
Bom dia, eu fui bolseiro dois anos de seguida num curso TeSP (4º nivel). Quero prosseguir os estudos para uma licenciatura a fim de ficar com o nivel 5. Estou habilitado a receber a bolsa novamente?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @tiagovit
Bom dia, eu fui bolseiro dois anos de seguida num curso TeSP (4º nivel). Quero prosseguir os estudos para uma licenciatura a fim de ficar com o nivel 5. Estou habilitado a receber a bolsa novamente?
Para esta bolsa, sim.

Matrícula
23 Maio 2016
Curso
Reabilitação Psicomotora
Instituição
Universidade de Évora
Boa tarde,
Entrei no 1ºano de licenciatura em setembro e tenho estado a receber a bolsa +Superior.
Sabem dizer-me se é necessário fazer alguma candidatura ou algo do género para continuar a recebê-la no próximo ano letivo?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Laura Nogueira
Entrei no 1ºano de licenciatura em setembro e tenho estado a receber a bolsa +Superior.
Sabem dizer-me se é necessário fazer alguma candidatura ou algo do género para continuar a recebê-la no próximo ano letivo?
A renovação tem sido automática.

• Like
Reactions: Laura Nogueira

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
boa tarde, alguém me sabe dizer quando e como fazer a candidatura a esta bolsa?
Ainda não há informações sobre a candidatura para o próximo ano, mas de todas as formas é algo que só tratas depois da candidatura ao ensino superior e da candidatura à bolsa de estudos.

• Like
Reactions: catarinafferraz

brunoleal

Membro
Matrícula
22 Maio 2018
Curso
Mestrado em Arqueologia e Ambiente
Instituição
Universidade de Évora
Mais alguém está a receber a mensagem de erro "Serviço temporariamente indisponível" ao submeter a candidatura à bolsa + Superior? Eu já a tinha submetido anteriormente, mas ao abrir o site das candidaturas para ver como estava o processo, não constava lá o processo. Ao tentar submeter nova candidatura apareceu-me esta mensagem, que indica para o Balcão electrónico (que também não está a funcionar) em caso de persistência do erro. Isto passa-se há pelo menos 2 semanas.

Matrícula
3 Dezembro 2017
Ainda não há informações sobre a candidatura para o próximo ano, mas de todas as formas é algo que só tratas depois da candidatura ao ensino superior e da candidatura à bolsa de estudos.
Olá a todos!!

Fiquei colocado na UBI, e quando fui visitar o site da UBI encontrei a seguinte informação relativa ao Programa+Superior:

"Podem concorrer todos os estudantes da UBI residentes em qualquer concelho do país à exceção dos seguintes municípios: Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Gouveia, Guarda, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Seia e Trancoso. "

Eu tenho residência no Fundão, distrito de Castelo Branco, e pretendia candidatar-me à bolsa do Programa+Superior, e tendo ficado colocado na UBI a minha dúvida é a seguinte:
- Sendo residente do Fundão, posso beneficar da bolsa do Programa+Supeior?

AGRADECIDO PELA ATENÇÃO

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Ensino superior 98
Olá a todos!!

Fiquei colocado na UBI, e quando fui visitar o site da UBI encontrei a seguinte informação relativa ao Programa+Superior:

"Podem concorrer todos os estudantes da UBI residentes em qualquer concelho do país à exceção dos seguintes municípios: Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Gouveia, Guarda, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Seia e Trancoso. "

Eu tenho residência no Fundão, distrito de Castelo Branco, e pretendia candidatar-me à bolsa do Programa+Superior, e tendo ficado colocado na UBI a minha dúvida é a seguinte:
- Sendo residente do Fundão, posso beneficar da bolsa do Programa+Supeior?

AGRADECIDO PELA ATENÇÃO
Se tens residência num dos municípios da excepção, não.