Programas de intercâmbio e 11º ano em Ciências e Tecnologias

DiOliveira03

Membro Veterano
Matrícula
14 Fevereiro 2018
Mensagens
221
Olá a todos! ☺ Sou uma aluna no 10º ano de Ciências e Tecnologias.

Apesar de já ter publicado este thread noutra categoria, penso que não terei conseguido visibilidade suficiente (ou se calhar simplesmente assustei as pessoas 😅) e, portanto, ainda não tive respostas. Como tal, resolvi reformular o post. Venho expor um dilema que, mesmo ponderando os prós e contras repetidas vezes, continua a deixar-me num impasse.

Estou envolvida no clube Erasmus+ da minha escola. Em finais de outubro do próximo ano letivo, no âmbito do projeto, viajarei até à Alemanha, onde ficarei uma semana. Contudo, recentemente, surgiu a oportunidade de participar num outro intercâmbio cultural: este em França, também durante uma semana, em novembro do mesmo ano.

Embora saiba que, teoricamente, posso conciliar ambas as viagens, debato-me com um grande obstáculo: a gestão da carga de trabalho acumulado. Preocupa-me perder duas semanas inteiras de aulas no 11º ano (ano de exames nacionais!), particularmente as de Biologia/Geologia e de Física/Química. Tenho, presentemente, uma média de 18,14 com possibilidade de subida até ao final do 10º ano, mas os prejuízos académicos que estas ausências poderiam acarretar parecem-me suficientemente grandes para causar danos severos nas minhas classificações.

Contudo, custar-me-ia horrorosamente ter de abdicar desta oportunidade única. Terei, durante o meu tempo de vida, muito mais aulas do que experiências desta natureza, e a sensação de desperdiçar um tão grande volume de enriquecimento cultural e pessoal é extremamente desagradável. Devo ainda acrescentar que estou ciente de que, noutras condições, seria muito difícil, para mim, ter este tipo de experiências.

Apelo, então, ao vosso conhecimento de causa. Será possível, com dedicação integral e cooperação dos professores, recuperar a matéria perdida durante essas duas semanas e realizar ambas as viagens? Ou será que isto é demasiado ambicioso e devo realizar somente a viagem já planeada à Alemanha, abdicando da ida a França?

Desde já, muito obrigada por qualquer ajuda.
 
  • Like
Reactions: Ana Noronha

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Mensagens
12,017
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Na minha sincera opinião, se achas que consegues recuperar a matéria força! Se achas que não, vê quais são as tuas prioridades e decide se deves ou não ir. Nem sempre podemos fazer tudo por muito que custe.
 

Ana Noronha

👸 das Citações
Especialista
Psicologia & Música
Colaborador Editorial
Apoiante Uniarea
Matrícula
23 Junho 2016
Mensagens
5,784
Curso
Psicologia
Instituição
Iscte
Olá!!
Eu já estive num projeto destes e já cheguei a ir para fora, no 11º. e foi mais a meio do ano. Interessante porque na semana que fui para a Holanda tinha 3 testes, que os fiz depois, mas é assim: dois deles foram marcados depois de saber que iria para lá, apenas tive que combinar com as professoras como depois iria fazer as coisas.
É assim, caberá a ti ver como irás fazer, se aceitas ir para fora ou não. Se fores, digo - Força! - porque acho que é uma experiência a não perder e se tiveres tudo muito bem organizado, acho que não ficas a perder. Aliás, se conseguires, os teus colegas podem sempre pôr-te a par de tudo o que se passa e mandar-te o que precisas :p Se não fores, não há problema, mais oportunidades virão :)
Acho que por uma semana, talvez percas alguma coisinha, mas acho que é possível voltares ao ritmo