Programas de intercâmbio no ensino secundário

DiOliveira03

Membro Veterano
Matrícula
14 Fevereiro 2018
Curso
Ciências e Tecnologias (12º Ano)
Olá a todos! ☺ Sou uma aluna no 10º ano de Ciências e Tecnologias, com BG e FQ como bienais. Venho expor um dilema que, mesmo ponderando todos os prós e contras, me deixa muito insegura.

Estou envolvida no clube Erasmus+ da minha escola, e em finais de outubro do próximo ano letivo, realizarei, no âmbito do projeto, uma viagem à Alemanha que durará uma semana. Contudo, surgiu recentemente a oportunidade de realizar um outro intercâmbio cultural em França, também durante uma semana, a ter lugar em novembro do mesmo ano.

Sabendo que tenho a oportunidade de conciliar ambas as viagens, o meu grande impedimento relativamente a França é a gestão da carga de trabalho acumulado, que me poderá prejudicar em termos académicos. Presentemente, a minha média é de 18,14, existindo elevadas probabilidades de subi-la até ao final do 10º ano. Contudo, baixá-la é um grande receio meu, ainda por cima em ano de exames nacionais. Mas sei que terei, durante o meu tempo de vida, muito mais aulas do que experiências desta natureza, e custar-me-ia horrorosamente ter de abdicar desta oportunidade única.

Resta-me apelar ao vosso feedback. Será possível, com dedicação integral e cooperação dos professores, recuperar a matéria perdida e realizar ambas as viagens sem prejuízos académicos? Ou será isto demasiado ambicioso e deverei abdicar da viagem a França?

Desde já, muito obrigada por qualquer ajuda.

Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
DiOliveira03 Programas de intercâmbio e 11º ano em Ciências e Tecnologias Ensino Secundário 2
M Aplicações/ programas para fazer um cartaz Ensino Secundário 0
Q Dúvidas sobre programas para computador exigidos em Medicina Saúde 1
M Mudança de programas curriculares Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
A Exame de Matemática A - Programas permitidos para Calculadora Gráfica Exames Nacionais e Provas de Ingresso 9
1 Exames 2019 - Programas Exames Nacionais e Provas de Ingresso 8
Miguel Batista Programas de auxilio ao pagamento de propinas Bolsas e Residências 0
Luís V Melhoria da média de acesso ao ensino superior vs. novos programas Exames Nacionais e Provas de Ingresso 20
D Ti 84 Plus Programas ajuda Ensino Secundário 0
Dianaatigre Novos programas 2017-2018 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 24
G Matéria comum aos dois programas de FQ Ensino Secundário 2
E Fiz o secundário há 5 anos e quero repetir os exames nacionais. Que programas mudaram? Ensino Secundário 2
O Dúvidas sobre as mudanças acerca dos programas de certas disciplinas e sobre os exames nacionais Ensino Secundário 15
Rita Cerdeira Programas de FQA e MatA Ensino Secundário 3
D Aplicações e Programas para Universitários Geral 40
coral Intercâmbio em Portugal Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 4
Porto Inclusive Intercâmbio Erasmus+ na Estónia, 21 a 28 agosto - BLERGH Geral 0
Larissa M Terminar ensino obrigatório + concluir ensino secundário Ensino Secundário 1
K Preciso de ajuda para completar o ensino obrigatório (tenho agora 21 anos) Geral 3
sandravieira11 Ensino Superior à distância Concurso Nacional e Locais - Público 4
Z Ingresso no Ensino Superior através do curso EFA Concurso Nacional e Locais - Público 1
Mara Rita Candidatura à 2fase do acesso ao ensino superior Ensino Superior - Geral 1
Rafaela113356688000 Dúvida acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 1
D Quem esta matriculado no ensino superior pode inscrever para exames nacionais para ter melhoria? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
M Exames 1ª Fase e 2ª Fase. Qual a nota que prevalece para acesso ao ensino superior? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
12345teste Candidatura ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 5
luisscarvalho Acesso ao Ensino Superior Media Ensino Superior - Geral 1
T Ensino recorrente Ensino Secundário 1
R Acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 2
L Acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 1
S Acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 4
Eva Capão Admissão como aluno externo - ensino recorrente Concursos Institucionais – Privado 1
Yolibel Acesso ao Ensino Superior através de Curso EFA Concurso Nacional e Locais - Público 9
Porungda Mestrados de Ensino Português (onde tirar na zona Norte). Humanidades, Secretariado e Tradução 1
X Acesso ao ensino superior via curso profissional Concurso Nacional e Locais - Público 1
J Sou dos Açores e quero usar o contingente para me candidatar ao ensino superior, posso usar o contingente em todas as opções? Concurso Nacional e Locais - Público 1
silviapd18 Acesso ao Ensino Superior Concurso Nacional e Locais - Público 2
Nicole Salvador Ingressar no ensino superior Ensino Superior - Geral 1
okcoool Média Ensino Superior Ensino Superior - Geral 0
raquel82 Candidatura ao Ensino Superior com Exames do Ano Anterior Concurso Nacional e Locais - Público 4
J Dúvida exames e ensino superior Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
B Média de curso profissional (tecnológico de planos próprios) para acesso ao Ensino Superior Concurso Nacional e Locais - Público 3
P Custos de ensino privado vs público Concursos Institucionais – Privado 3
L Exame para melhoria de nota para ensino superior Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
D Candidatura ao ensino superior um ano após terminar o secundário Ensino Secundário 2
S Como calcular a média Ensino Superior Concurso Nacional e Locais - Público 31
D Estou no ensino superior no 1º ano mas queria mudar de curso, mas não tenho media posso fazer ensino recorrente? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 6
PedroJesus17 Propinas Ensino Superior Ensino Superior - Geral 2
MBSM Dúvida na média de notas/exames para concurso acesso ensino superior Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
1 Cálculo de nota de candidatura ao Ensino Superior. Concurso Nacional e Locais - Público 6