Provas de Ingresso Ano Letivo 2025/2026

ana_227

Membro Caloiro
Matrícula
12 Setembro 2024
Boa tarde!
Estou atualmente no primeiro ano do mestrado, entrei após ter acabado a licenciatura. Porém, não gosto da licenciatura que tirei e muito menos do mestrado que estou atualmente a tirar e por isso quero desistir. Estive a ponderar candidatar-me a uma nova licenciatura, concretamente Biologia na UA, no entanto não tenho provas de ingresso para tal, e a minha formação de secundário é Línguas e Humanidades. É possível (ou realista) querer mudar de área, sendo que esta é a área que desde sempre me deu gosto, mas fugi da mesma no inicio do ensino secundário para "fugir" à matemática? Como posso fazer estas provas de ingresso?
Vi também que existem candidatura para maiores de 23 anos e sendo que tenho 22 anos atualmente mas vou completar 23 em setembro, também posso optar por este tipo de concurso?

Olá @ana_227
É possível (ou realista) querer mudar de área, sendo que esta é a área que desde sempre me deu gosto, mas fugi da mesma no inicio do ensino secundário para "fugir" à matemática? Como posso fazer estas provas de ingresso?
Possível, é sempre. Podes fazer os exames nacionais este ano em qualquer escola secundária que os realize. As inscrições deste ano ainda não abriram, nem se sabem ainda as datas.
Vi também que existem candidatura para maiores de 23 anos e sendo que tenho 22 anos atualmente mas vou completar 23 em setembro, também posso optar por este tipo de concurso?
Se só completas os 23 anos em setembro, só poderias concorrer via o concurso especial para maiores de 23 anos em 2026.