Provas de ingresso - dúvidas

alfaiate

Membro Caloiro
Matrícula
2 Março 2025
Olá,

Para além dos exames nacionais, tem de se fazer alguma prova/exame para acesso a um curso superior?
É igual no Público e no Privado?
Tenho ideia que no Público não mas no Privado cada curso pode ter as suas regras. Mas de uma maneira geral, existem ou não exames de admissão na própria faculdade do curso? E se sim, quando?

Obrigado, desde já.

Olá.
Para além dos exames nacionais, tem de se fazer alguma prova/exame para acesso a um curso superior?
Alguns concursos especiais têm provas específicas (e.g. M23). Pelo CNAES, não.
É igual no Público e no Privado?
No que diz respeito a isto, sim. Dá para aceder ao privado também só com exames nacionais.
Tenho ideia que no Público não mas no Privado cada curso pode ter as suas regras.
Não tenho conhecimento de semelhante coisa. O que me vem à cabeça, quer no público quer no privado, são pré-requisitos que se aplicam a alguns cursos como Medicina, mas isso não são "provas" propriamente ditas no sentido académico, são provas médicas.

Qualquer questão, dispõe.

• Like
Reactions: alfaiate
Não tenho conhecimento de semelhante coisa. O que me vem à cabeça, quer no público quer no privado, são pré-requisitos que se aplicam a alguns cursos como Medicina, mas isso não são "provas" propriamente ditas no sentido académico, são provas médicas.
Depende, nos cursos da área das Artes é relativamente comum que existam pré-requisitos sem ser os médicos (por exemplo, tanto Cinema como Teatro na ESTC têm provas de acesso para além dos exames nacionais exigidos para a candidatura. Em Música podes também ter provas quer vocais quer de instrumento, além dos exames nacionais exigidos).

existem ou não exames de admissão na própria faculdade do curso? E se sim, quando?
Mas de uma maneira geral, existem ou não exames de admissão na própria faculdade do curso? E se sim, quando?
Regra geral, para a maioria dos cursos não existem, mas o melhor é consultares directamente os cursos e instituições a que consideras candidatar-te. Se existirem pré-requisitos de acesso, vais encontrar essa informação directamente na página dos respectivos cursos e instituições e a calendarização dos mesmos varia de instituição para instituição, mas encontrarás toda a informação atempadamente pois regra geral esse tipo de provas quando são exigidas têm calendários relativamente flexíveis.

• Like
Reactions: alfaiate and sigis
Estava mais preocupado sobre se teria de estudar nas férias para algum exame de admissão em setembro. Já percebi que, a não ser em certos cursos específicos, regra geral isso não acontece. E claro, verificar sempre a informação disponível do curso/Instituição.

Esclarecido! Grato pela atenção.

• Like
Reactions: Ariana_ and sigis