Provas de ingresso e ensino superior

ruf

Membro Caloiro
Matrícula
5 Julho 2024
Boa noite, eu gostaria de obter uma informação no seguinte : é que eu tenho uma amiga que terminou o secundário no ano letivo de 2022/23 em Humanidades. Ela realizou o exame de Geografia no 11. ano, só que ela inscreveu se no 12. ano nos exames de português e de história só que ela não os realizou. E as minhas perguntas são: se ela ingressar no próximo ano letivo (2025/26) no ensino superior ela poderá realizar os exames nacionais (português ou história) como aluna externa? e o exame de geografia que realizou no 11. ano ainda estará na validade?

Solução
Um exame nacional de 11. ano realizado em 2022 tem quantos anos de validade?
Post automatically merged:

Depois de terminado o 12 ano, será que dá para realizar os exames nacionais ( português ou história) passado dois anos de ter concluído o secundário como aluno externo ?

Última edição:
Um exame nacional de 11. ano realizado em 2022 tem quantos anos de validade?
O próprio ano lectivo e os 4 seguintes.
Depois de terminado o 12 ano, será que dá para realizar os exames nacionais ( português ou história) passado dois anos de ter concluído o secundário como aluno externo ?
Sim. Até podias ter acabado o secundário há 50 anos e fazer agora exames, não há limite de idade (nem da pessoa nem do seu curso).

Uma questão, eu inscrevi me nos exames nacionais do 12.ano na plataforma piepe e por acaso eu não os realizei. Será que para o próximo ano dá para me inscrever a mesma ?

Boa tarde,
É possível, pouco após realizar a matrícula, congelá-la, mesmo não indo a nenhuma aula da faculdade?
Em caso de reingresso, é necessário repetir os exames necessários para a entrada naquele curso, mesmo só no ano do congelamento da matrícula tendo 1 exame realizado e no reingresso serem já precisos 2 exames, o que fazer?
Quantos anos podem passar desde o congelamento da matrícula até ao reingresso?

É possível, pouco após realizar a matrícula, congelá-la, mesmo não indo a nenhuma aula da faculdade?
Sim, mas ficas na mesma sujeito ao pagamento de parte das propinas, ainda que não a totalidade.
Em caso de reingresso, é necessário repetir os exames necessários para a entrada naquele curso, mesmo só no ano do congelamento da matrícula tendo 1 exame realizado e no reingresso serem já precisos 2 exames, o que fazer?
Em princípio, podes reingressar no curso independentemente de ter ou não exames válidos.
No mínimo 1. A lei não fixa nenhum máximo.

Boa tarde,

Boa tarde,
Olá @ruf
Podes anular a matrícula. Mais tarde poderás reingressar sem ser necessário repetir os exames nacionais. Não há limite temporal para reingressares.